4 Maneiras de Exercitar o Seu Cérebro

Suar devido a exercícios físicos não apenas tonifica o corpo, como também provoca uma série de reações químicas, influenciando desde o humor até à memória. Aprender o que está acontecendo no seu cérebro pode ajudá-lo a usá-lo melhor.

1 – Cérebro inteligente

Quando você se exercita, está forçando os sistemas de seu corpo. Esse estresse leve inicia uma reação em cadeia para reparar o dano, fazendo com que o seu cérebro comece a gerar novos neurônios, especialmente na área do hipocampo, que é encarregada da aprendizagem e da memória. Estas ligações neurais levam a um aumento considerável na capacidade intelectual.

2 – Cérebro jovem

Nossos cérebros começam a perder neurônios a partir dos 30 anos de idade, e praticar exercícios aeróbicos é um dos poucos métodos comprovados, não só para acabar com essa perda, mas para construir novas conexões neurais, tornando o seu cérebro jovem. E nunca é tarde para iniciar uma atividade física. Em pesquisas realizadas com idosos, a função cognitiva foi melhorada de forma significativa.

3 – Cérebro feliz

Nos últimos anos, foi provado que a prática de exercícios físicos é tão eficaz para aliviar a depressão e a ansiedade como os medicamentos. E para os casos mais graves, utilizar exercícios em conjunto com antidepressivos produz melhores resultados do que somente os remédios.

4 – Cérebro forte

A endorfina, substância química reverenciada por causar o impulso extra no final de um triathlon ou de uma corrida, trabalham de forma inibidora para os sinais de dor e estresse, tornando o exercício menos doloroso e mais divertido. Ela também ajuda o cérebro, tornando-o mais resistente ao estresse e à dor no futuro.

Leia maisLeia mais
– Três dicas incomuns para potencializar exercícios físicos
– A importância de uma avaliação física para o pilates

Fonte: Shape

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.