As vantagens de estabelecer um relacionamento de qualidade e uma comunicação efetiva com seus alunos

A comunicação é responsável pelo fato de diversas relações, sejam pessoais ou profissionais, darem certo. Comunicar, dialogar e saber ouvir, ao mesmo tempo, fornece uma comunicação aberta e cheia de finalidades, fazendo com que a pessoa confie em você e se sinta confortável em conversar sobre tudo.

Em um studio de pilates, por exemplo, é muito importante ter esse tipo de comunicação com seus alunos, para que a conversa seja efetiva e que traga resultados positivos no dia a dia.

Afinal, o objetivo é lidar e fidelizar os clientes para com o seu estúdio, então nada mais fácil do que construir uma comunicação saudável e um relacionamento duradouro.

Vínculo

Obviamente que quando se fala em relacionamento com alunos, o profissional de pilates e os funcionários do studio sempre têm de tratá-los com profissionalismo, nunca barrando o aspecto afetivo ou desrespeitoso.

Uma das características mais marcantes é o vínculo entre a empresa e o cliente. Ambos devem tentar atender às expectativas, e não pode haver a criação de atritos que levem à saída do aluno e até ao descumprimento de regras do studio.

Assim, o objetivo principal é satisfazer o aluno com aulas de qualidade e uma comunicação aberta, apresentando todas as novidades, mudanças de mensalidades, de professores, dias, enfim, tudo o que o funcionário achar necessário que deva ser informado.

Informações

A troca de informações também deve ser baseada na honestidade. Por exemplo: caso haja um acréscimo de valor na mensalidade, é recomendável que se notifique o aluno antes.

Avisar com antecedência todas as mudanças faz com que o aluno confie no studio e na transparência de seu serviço, facilitando a troca comunicativa e a fidelização do aluno ao seu studio.

Atendimento

Uma outra recomendação é sobre a melhor maneira de se lidar com os alunos. Toda secretária e recepcionista tem de ser simpática e ser receptiva, perguntando coisas clichês como “tudo bem?”, “por que faltou na última aula?”, levando o aluno a confiar cada vez mais no studio.  

Os profissionais também devem ser receptivos, a ponto de reconhecerem os alunos pelo nome, para aproximar o contato. Assim, dificilmente os alunos procurarão outros lugares para realizar as aulas, principalmente se o atendimento for personalizado.

Um tratamento como esse fará com que eles se sintam em casa e bastante confortáveis com o ambiente, com os profissionais, os funcionários e as aulas.

Treinamento

Treinar seus funcionários para que eles possam construir uma boa comunicação com os alunos faz toda a diferença em relação à concorrência. Ser transparente é outra característica que também deve ser apontada.

Manter os alunos a par da situação do studio, das novas aulas e das novidades pode levar a um efeito ainda mais animador: a indicação do seu negócio para amigos e familiares, expandindo o nome do studio e melhorando, consequentemente, a relação empresa/consumidor.

Afinal, cliente feliz reflete diretamente no gerenciamento do studio de pilates. Evite se distanciar de seus alunos, principalmente para tratar de questões financeiras. Crie vínculos saudáveis com uma comunicação eficiente.

Leia maisLeia mais
– Invista no pós-vendas e fidelize os alunos de seu studio
– 7 maneiras de engajar os alunos de seu estúdio

Confira o nosso infográfico gratuito “Por que investir em um studio de pilates em tempos de crise?” e não deixe de acompanhar mais dicas em nosso blog!

 

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.