Cadastro de clientes: por que seu estúdio de pilates precisa ter um?

Criar um cadastro de clientes é uma tarefa fundamental para se ter controle e organização da relação de consumidores que compram ou utilizam os serviços de uma empresa.

Deixar essa tarefa de lado é um erro de muitos empresários. Na maioria dos casos, eles não conhecem o perfil de seus clientes. Isso se resolveria com uma base de cadastros atualizada.

Por isso, dentro de um estúdio de pilates, o cadastro de clientes é fundamental. Mas afinal, porque é tão importante controlar este tipo de informação em um estúdio? Veja os detalhes a seguir:

Porque criar cadastros em um estúdio de pilates?

A criação de um controle de cadastros de clientes em um estúdio de pilates se faz necessária basicamente para saber quem são os alunos que frequentam as aulas, onde moram, o que fazem fora do estúdio e como é possível contatá-los se necessário.

Além disso, por meio do cadastro dos clientes, é possível conhecer um pouco mais a fundo as necessidades de cada aluno e manter um relacionamento mais próximo deles.

Esquecer o nome de alunos ou não ter como avisá-los sobre o não funcionamento do seu estúdio em determinado dia, são somente alguns dos casos em que a ausência de um cadastro de clientes pode afetar significativamente o relacionamento.

Como criar o cadastro de clientes?

A forma como um cadastro de clientes será realizada fica a critério de cada estúdio. Porém, sejam as tradicionais fichas de papel, planilhas em Excel ou até mesmo por meio de sistemas automatizados, é fato que as informações solicitadas devem ser essenciais para um contato inicial.

Além disso, para a criação de um cadastro de clientes, algumas dicas são recomendas:

1- Ao criar o cadastro de clientes, lembre-se de desenvolver um modelo que seja fácil de ser atualizado;

2- Comece pelas informações básicas como: Nome, E-mail, Telefone, Endereço, Data de nascimento, Sexo, CPF, Profissão;

3- Mantenha os dados sempre atualizados, solicitando aos clientes a confirmação dos mesmos;

4- Efetue o cadastro no ato da matrícula;

5- Faça perguntas no cadastro que sejam relevantes para alguma estratégia de marketing ou para a melhoria de desempenho nas aulas de pilates;

6- Divida os clientes em subcategorias. Desta forma, será possível segmentar propagandas e informativos para cada público específico.

Benefícios de um cadastro de clientes

É fato que quem pretende criar engajamento e fidelizar seus clientes precisará conhecê-los e buscar alternativas de comunicação até mesmo fora do estúdio.

Deste modo, o cadastro de clientes apresenta-se como um recurso essencial para ter rápido acesso às informações, além de poder utilizá-las em suas estratégias de marketing.

Manter o cadastro de clientes sempre atualizado também é um fator muito importante para não perder tempo e dinheiro utilizando dados desatualizados na realizar qualquer ação.

Nesse quesito, é inviável investir em um cliente que não realiza mais aulas em seu estúdio, por exemplo (a não ser que você pretenda recuperá-lo).

Além disso, um dos maiores benefícios de um controle de cadastro de clientes está no marketing de fidelização. Isso significa que, por meio dos dados dos clientes, é possível traçar um perfil  e conhecer as necessidades e preferências deles, atuando assim em campanhas que possam torná-lo um cliente fiel.

Outros benefícios

  • Possibilita a promoção campanhas de marketing via e-mail, SMS e postagens;
  • Mantém os alunos atualizados com informativos das novidades do estúdio;
  • Estreita relacionamentos, possibilitando o envio de lembretes de aniversário e demais datas comemorativas;
  • Mantém os alunos por dentro do calendário do estúdio;
  • Permite promover campanhas para expor novos serviços;
  • Possibilita relacionamento de pós-vendas e o aluno pode opinar em pesquisas de satisfação.

Uma ótima maneira de saber se o trabalho está sendo eficiente é revisando as informações do cadastro de clientes, as atividades e os resultados conquistados.

Portanto, fique atento. Você poderá utilizar o cadastro de seus alunos para oferecer um melhor atendimento, personalizando as experiências e disponibilizando apenas serviços que sejam de interesse deles e de acordo com os perfis.

Por fim, manter o contato com os clientes torna-se um grande diferencial. Faz com que se sintam cada vez mais satisfeitos não só com as aulas de pilates em si, mas também com a atenção promovida pelo estúdio.

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Gostou da dica? E você, já utiliza cadastro de clientes em seu estúdio de pilates? Conte-nos a sua experiência, comentando abaixo!

 

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