prancha de molas

A Prancha de Molas é um aparelho criado por Ellie Herman e utilizado para a prática de diversos exercícios de pilates. Esse equipamento é muito versátil e compacto. Ele é instalado na parede e não ocupa muito espaço.

Ideal para atender a grupos de alunos, com ela é possível a prática de exercícios conjuntos ou individuais. A Prancha de Molas substitui uma parte do tradicional Cadillac, sendo possível praticar diversos exercícios do Cadillac nela.

Mas você sabia que esse aparelho, apesar de pequeno, pode ser utilizado em treinamentos físicos e reabilitação? Confira os detalhes a seguir e veja como a Prancha de Molas pode beneficiar seus clientes.

Prancha de Molas para treinamento

Se você possui uma academia ou estúdio de pilates voltado ao condicionamento físico de seus alunos, saiba que a Prancha de Molas é um excelente aparelho para alunos que visam o melhorar o corpo com o realinhamento postural, o alongamento e a tonificação muscular.

Neste caso, é possível instalar várias Pranchas de Molas no local, sendo possível atender a várias pessoas ao mesmo tempo.

Por trabalhar com molas, este aparelho é interessante para o treinamento físico sem fadiga e dor. É recomendado para quem deseja realizar um treinamento sem grandes impactos, porém com alta eficiência.

Prancha de Molas para reabilitação

A Prancha de Molas também pode ser utilizada com enfoque na reabilitação ortopédica em pacientes com dores agudas, patologias articulares, lesões ou que estão em fase pós-cirúrgica.

O equipamento é muito recomendado para trabalhar a força de estabilização da cintura escapular, cintura pélvica e coluna vertebral.  

Com um custo reduzido (comparado a outros aparelhos), com ela é possível fazer com que os pacientes tenham uma carga adicional com o enfoque na busca da estabilização.  

Para casos de reabilitação, é fundamental que a Prancha de Molas seja utilizada pelos pacientes sob a orientação individual de fisioterapeutas e profissionais da saúde.

Dicas para o uso da Prancha de Molas

  • Ao utilizar a Prancha de Molas em alunos que não praticam atividades físicas, é fundamental iniciar com o processo de estabilização. Dessa forma, é interessante propor inicialmente exercícios aonde o corpo do aluno possa ganhar estabilização suficiente para o controle dos movimentos das molas.
  • Durante a execução dos exercícios, é importante manter a mola sempre acionada, sem voltar à posição inicial. Essa prática tende a tornar o exercício mais efetivo, já que desafia o aluno a se acostumar com a tensão da mola.
  • Assim como em qualquer outro aparelho, o uso da Prancha de Molas requer concentração e as séries devem ser realizadas sem pressa.
  • Nunca proponha aos alunos exercícios que exijam força de estabilização sem que eles estejam aptos.
  • Faça avaliações individuais para identificar a condição atual de cada aluno e assim poder propor os exercícios, número de repetições adequadas e as molas corretas.

A Prancha de Molas é um equipamento criado para expandir as possibilidades de exercícios, e como vimos, ela pode ser muito útil no condicionamento físico ou na reabilitação de pacientes.

Vale destacar que a Prancha de Molas não substitui totalmente outros aparelhos como o Cadillac e o Wall Unit. Portanto, cabe a você avaliar a possibilidade de aquisição dos aparelhos conforme a necessidade do seu estúdio, academia ou clínica.

Leia maisLeia mais
– Dicas de proteção para equipamentos de pilates
– Muito além de equipamentos de pilates

Gostou da dica? Conheça a Prancha de Molas da Kauffer e esteja apto para atuar em treinamentos físicos ou reabilitações.

 

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.