Como obter um controle financeiro eficiente em seu estúdio de pilates

Imagine a seguinte situação: você tem a formação técnica necessária para comandar seu estúdio de pilates. A decoração do espaço foi cuidadosamente planejada e os equipamentos necessários já foram ou estão sendo comprados. Portanto, está tudo pronto para começar a funcionar, certo? ErradoFalta um aspecto indispensável para o seu negócio dar certo: a gestão financeira do estúdio.

A gestão financeira envolve todos os procedimentos administrativos relacionados com o planejamento, execução, análise e controle das atividades financeiras do pequeno negócio. É tudo que se refere ao dinheiro que entra e sai e, claro, ao lucro que a atividade realizada promove.

A primeira medida é separar muito bem a pessoa física da pessoa jurídica, ou seja, não caia na tentação de misturar o dinheiro do negócio com suas despesas particulares.

Gestão do caixa

É necessário fazer a gestão do caixa no dia a dia, administrando as entradas e saídas dos valores relativos às mensalidades recebidas dos clientes, pagamentos de fornecedores, eventuais salários de instrutores ou faxineiro, impostos e pequenas despesas, como compra de lâmpadas ou manutenção do ar condicionado.

O resultado do seu estúdio, seja ele lucro ou prejuízo, é o que sobrar após a entrada das receitas, menos os custos, despesas e impostos.

Você pode controlar esse fluxo de caixa numa planilha de excel, num sistema específico ou no papel mesmo. O importante é anotar as previsões das entradas, saídas e saldo em dinheiro durante um mês. O recomendado é que o fluxo de caixa seja atualizado, no mínimo, uma vez por semana.

Gestão de investimentos e crise

Já a gestão de investimentos deve ser feita quando você for expandir seu negócio ou simplesmente modernizá-lo, adquirindo novos equipamentos.

Para se programar para o futuro, pense em investir parte do seu lucro. Avalie no seu banco quais as alternativas de investimentos, quais as taxas de juros e qual a expectativa de retorno.

A gestão de crises é quando você terá que renegociar prazos com fornecedores, por exemplo, ou dívidas em bancos. Afinal, ninguém está livre de um aperto causado por uma evasão de clientes num mesmo mês. Mas cuidado: muitas pequenas empresas como a sua fecham por não conseguir superar uma crise.

Não existe uma receita pronta e eficiente para enfrentar as crises financeiras dos pequenos negócios. A primeira recomendação num momento de crise é descobrir qual a origem das suas dificuldades financeiras. 

Nem sempre a principal razão é a receita baixa. O problema pode estar nos custos variáveis, nas despesas do estúdio e nos gastos extraordinários.

Gestão financeira: empréstimo e redução de despesas

Se você estiver com dívidas, tente pagar primeiro aquelas com juros mais altos. Negocie prazos maiores com os fornecedores e, se não houver outro jeito, converse com o seu gerente de banco sobre a possibilidade de obter uma linha de crédito com juros baixos. Faça um esforço para reduzir custos e despesas, mas sem comprometer a qualidade dos seus serviços.

O ideal é que seja feito o fluxo de caixa diariamente, para que você possa identificar as prioridades financeiras e tomar as medidas necessárias com antecedência.

Leia maisLeia mais
– 5 dicas para gestão de estúdio de pilates em tempos de crise
– Erros de gestão em estúdios e como evitá-los

Entendeu como fazer a gestão financeira do seu estúdio de pilates? Se quiser saber mais sobre esse tema ou outros relacionados ao seu negócio, assine nossa Newsletter!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.