Acessórios de pilates

A oferta de acessórios de pilates é vasta. Na lista estão: Bolas, Bolas-feijão, Bosu, Espaldar, Disco de Equilíbrio, Disco Inflável, Flex Ring, Meia-lua, Meia-lua invertida, Overball, Faixa elástica, Orb+,Toning Ball, Step Barrel, etc. Entre tantas opções disponíveis, como saber quais acessórios de pilates escolher para o seu studio?

Pensando nessa questão, a Kauffer ouviu a profissional de pilates Soraya Lima, proprietária do studio PSM – Pilates Solo Multifuncional, que elencou os cinco acessórios mais utilizados por profissionais de pilates.

Confira nosso top 5:

1. FAIXA ELÁSTICA

Acessórios de pilates - Faixa Elástica

A Faixa Elástica é um dos acessórios de pilates mais populares. Utilizada em exercícios de resistência, é possível encontrá-la em diversos tamanhos, cores e níveis de resistência. Permite exercitar, fortalecer e tonificar o corpo. Pode ser utilizada em conjunto com outros acessórios.

Um dos exercícios que a profissional Soraya Lima faz com a faixa é mesclado também com o acessório Bola. O aluno fica sentado na bola (com o tamanho adequado para a altura), com as pernas em 90°, e utiliza a faixa para trabalhar a força de mão.

2. BOLA

Acessórios de pilates - Bola

O acessório de pilates Bola, também conhecido como Bola Suíça, pode ser encontrado nos tamanhos: 45 cm, 55 cm, 65 cm, 75 cm e 85 cm. O tamanho adequado é definido de acordo com a altura do aluno.

Muito utilizada não apenas no pilates, como também no yoga e na cinesioterapia, a Bola também pode ser mesclada a outros acessórios.

Existem diversas práticas possíveis com a Bola. Soraya cita um dos exercícios que costuma aplicar na posição de decúbito dorsal, também chamada de supina, que é quando a pessoa fica deitada com a barriga voltada para cima.

Ela explica que o aluno coloca a bola de 45 cm entre as pernas, trabalhando o abdômen. Ele faz movimentos circulares, de descida e subida, apertando a bola entre as pernas, trabalhando assim também os músculos adutores.

3. BOSU

Acessórios de pilates - Bosu

O Bosu é um acessório de pilates que tem o formato de uma meia-bola. Ele permite a aplicação de exercícios que não são possíveis com bolas inteiras. Ele permite a prática de atividades de fortalecimento muscular e flexibilidade.

Versátil, o acessório pode ser utilizado dos dois lados, tanto na parte oval quanto na plana. Nas práticas, o equilíbrio sempre é trabalhado, o que permite o desenvolvimento de uma consciência corporal, benefícios para a coordenação e eficiência neuromuscular.

A profissional Soraya utiliza-o em práticas conjuntas com variações de acessórios. Uma delas é o agachamento, com o aluno em cima do Bosu e segurando uma Bola nas mãos.

4. OVERBALL

 

Acessórios de pilates - Overball

Entre os acessórios de pilates mais utilizados nas práticas também está o Overball, que é conhecido por alguns como Soft Gym. É uma bola bem menor do que o acessório Bola, do qual que já falamos neste post.

Ele é utilizado em práticas de pilates, yoga, treinamento funcional e alongamentos. Entre as finalidades estão: equilíbrio, resistência muscular e modelação de glúteo, coxas e barriga.

Soraya explica que o acessório pode ser utilizado em práticas na posição de decúbito ventral, quando o aluno fica deitado com a barriga para baixo. Ela cita um exercício para o glúteo, em que a perna prende o Overball junto ao glúteo e faz a movimentação curta de subida de perna, com a cabeça apoiada no chão.

5. TONING BALL

Acessórios de pilates - Toning Ball

O Toning Ball, também chamado de Bola com Pesos, é o último dos acessórios de pilates do nosso Top 5. Pode ser encontrado em diferentes tamanhos, pesos e cores. É uma bolinha pequena, emborrachada e macia, com areia e ar por dentro.

Os exercícios utilizando esse acessório podem ser tanto com um só item quanto com um par. A profissional Soraya costuma utilizar o acessório com o aluno na posição de ortostase. O aluno fica em pé, de forma anatômica, no chão ou no Bosu, e então as Toning Balls são utilizadas para trabalhar bíceps e tríceps.

Uso dos acessórios de pilates

Apesar de os acessórios não ocuparem muito espaço e serem fáceis de carregar, a profissional de pilates Soraya Lima, dona do PSM – Pilates Solo Multifuncional, não recomenda que pessoas leigas o adquiram para utilizar em casa, sem a observação detalhada de um instrutor.

“As práticas envolvem expiração associada a cada movimento, e cuidados com a coluna e as articulações”, justifica.

Training Pilates

Para os profissionais que buscam uma formação que abranja o pilates solo, o studio PSM disponibiliza nas cidades de Natal/RN, Salvador/BA e Rio de Janeiro/RJ o curso PSM – Pilates Training (Formação em Pilates associada ao Pilates Solo Multifuncional).

De acordo com o período de treinamento e estágio dos alunos, a carga horária varia de 230 a 480 horas/aula. As turmas podem ter entre seis e 20 alunos. O curso aborda:

  • Pilates Clássico Original;
  • Método PSM (Pilates Solo Multifuncional, um processo que acelera o condicionamento e a reabilitação), seguindo fielmente todos os fundamentos do Pilates Clássico criado pelo mestre Joseph Pilates;
  • Contrologia, que é o próprio processo do método.

Leia maisLeia mais
– A importância de uma boa formação no pilates
– Por que praticar a contrologia?

Diversos acessórios de pilates são utilizados durante o curso, inclusive todos os do nosso Top 5. São usados também os que são pertinentes para criações de movimentos seguindo a tríade Power House.

O termo é utilizado para designar a coordenação mecânica respiratória do diafragma com a sinergia dos músculos abdominais, multíferos e períneo, estabilizando a coluna lombar. Para mais informações sobre o curso e as inscrições entre em contato pelo WhatsApp (71) 99984-1969.

E então, gostou da nossa lista de acessórios de pilates mais utilizados por profissionais da área? Se você deseja ter algum deles em seu studio, ou mesmo outros, confira todos os acessórios da Kauffer Pilates e  peça um orçamento!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.