Studio de pilates em academia

Empreender em pilates é um caminho de várias vias. Alguns optam pelo modelo tradicional, alugando uma sala; outros preferem montar um studio em condomínios; clínicas; etc. Entre a gama de opções está uma que apresenta muitas facilidades: um studio de pilates em academia.

Quais as vantagens?

As vantagens de se abrir um studio de pilates em academia podem variar de um caso para o outro, dependendo do que for acordado com o dono do estabelecimento, mas em geral são:

  • Uso de dependências comuns: se o seu studio fica dentro de uma academia, os seus alunos podem utilizar as dependências dela, como banheiros, estacionamento, recepção, entre outros. Isso possibilita que você possa utilizar todo o espaço disponível só para o studio, sem precisar destinar uma parte dele para essas dependências, além de ter uma boa economia com isso.
  • Necessidade de poucos profissionais: utilizando esse modelo, você não precisará contratar uma recepcionista, por exemplo, pois os seus clientes serão recepcionados pela academia. A limpeza das dependências comuns também é feita pela faxineira da academia. Então você, no máximo, precisará contratar outros professores, conforme for a demanda.
  • Segurança: é possível acordar com o dono da academia que, em vez de pagar um aluguel, você repasse a ele uma porcentagem dos seus lucros. Assim, você terá mais segurança nos momentos iniciais do seu studio, pois não precisará ter medo de não conseguir pagar o aluguel no final do mês.
  • Possibilidade de planos-casados: estando dentro da academia, os alunos dela também são um potencial público para o seu studio. Então é possível a criação de planos-casados com a academia, ou mesmo de descontos para os alunos dela. Outra opção é a oferta de aulas experimentais de pilates aos clientes do estabelecimento.
  • Aproveitamento do marketing: todo o material de divulgação da academia pode incluir o seu studio, o que é bom para ambos, pois quanto mais opções o público tiver na academia, maiores serão as chances de ele procurá-la.
  • Aproveitamento de parcerias: as parcerias que a academia já possui com outras empresas do segmento de saúde e bem-estar podem se estender ao seu studio. Vocês podem realizar promoções-casadas com esses parceiros, o que é benéfico aos dois.

Conheça a experiência de quem usa o modelo

A empreendedora Cristina Muxfeld Freire Stegani, dona do Neuer Körper Pilates, optou por montar um studio de pilates em academia. No caso dela, as coisas fluíram muito naturalmente. Logo que fez um curso para formação em pilates, já conseguiu uma academia interessada.

Studio de pilates em academia

Entretanto, o studio não poderia ser aberto imediatamente. A academia estava em construção e o espaço de pilates só poderia iniciar as atividades após um ano e meio.

Nesse tempo, Cristina chegou a pensar em abrir um studio tradicional, mas após muitas leituras sobre como empreender, ela pesou custos e benefícios e chegou a conclusão de que a melhor opção para ela era abrir um studio de pilates em academia. “Acho que os benefícios agregados superam os de abrir um lugar sozinha”, assegura.

Cristina então procurou a Kauffer Pilates para a compra dos equipamentos. Ela conseguiu ajustar as parcelas às condições dela e aproveitar o benefício da criação gratuita da identidade visual do studio.

“No início foi muito importante o suporte e o encorajamento que tive com todos dessa empresa. Conversei e conheci alguns no EPP 2016. Até hoje consigo tirar dúvidas e obter sugestões com os consultores da Kauffer. Além disso, tenho toda a garantia da qualidade dos produtos”, afirma.

Projeto

No caso de Cristina, não houve a necessidade da apresentação de um projeto ao dono da academia, pois ele apresentou interesse imediato, já que sabia que assim agregaria mais opções para os clientes dele.

No entanto, Cristina aconselha aos interessados em abrir um studio de pilates em academia que façam um projeto, pois nem todos os donos de academias serão tão receptivos e, como ela mesma diz, a primeira impressão é a que fica.

O projeto deve conter:

  • Uma explicação detalhada do tipo de serviço que será oferecido;
  • Informações sobre o pilates, como ele proporciona uma melhora na qualidade de vida e dados sobre o crescimento do interesse das pessoas pelo método nos últimos anos;
  • Lista de vantagens para a academia de ter um studio de pilates agregado;
  • Proposta sobre como funcionaria a parceria com a academia (deixando a abertura para uma contraproposta).

Além desses pontos, você pode acrescentar outros que julgar convenientes.

Mensalidades

A forma como funcionará o acerto das mensalidades depende do que você negociar com o dono da academia. Existe a opção de o aluno realizar o pagamento na recepção do local ou então diretamente com você.

No caso de Cristina, ela prefere que o acerto seja feito diretamente com ela, até para que ela possa ter a liberdade de ajustar valores, caso haja necessidade. “Eu falo: você procurou uma atividade, e não vai deixar de fazê-la por motivo financeiro”, relata.

Para ela, o importante é não deixar de atender ao aluno. Segundo a profissional, atitudes assim ajudam a fidelizá-lo.

Atração de alunos

No studio de Cristina, ela sempre está buscando uma forma nova de atrair alunos. Ela desenvolveu, por exemplo, um projeto de pilates teens com um plano-casado com a academia. Fica assim: pilates + move dance.

Studio de pilates em academia

Dessa forma, ela conseguiu não só uma boa quantidade de crianças para as aulas, como até atrair alguns pais para a prática do pilates em planos normais. “Uma coisa puxa a outra”, diz.

Além disso, Cristina também oferece 10% de desconto em suas aulas para alunos da academia. Outra tática é anunciar aulas experimentais de pilates entre uma aula de ginástica e outra.

Dicas

Cristina dá algumas dicas aos profissionais que estejam pensando na possibilidade de abrir um studio de pilates em academia:

  • Se preparar para a abertura do negócio, fazendo cursos do Sebrae, por exemplo, pois a faculdade não te prepara para empreender.
  • Fazer um planejamento do empreendimento;
  • Fazer buscas por possíveis academias que tenham viabilidade para a instalação de um studio;
  • Fazer um projeto para a apresentação do empreendimento para as academias;
  • Diversificar as aulas, buscando sempre diferenciais.

Opção também pode partir dos donos de academias

Caso você não seja um profissional da área, mas tenha uma academia e o interesse de oferecer pilates entre suas atividades, isso também é possível. A abertura de um studio de pilates em academia pode partir de você.

Studio de pilates em academia

Você pode optar por fazer uma parceria com um profissional da área e deixar que ele monte um studio dentro da sua academia, ou então montar o studio você mesmo e contratar um profissional de pilates para dar aulas e ser o responsável técnico.

Nesse caso, ele terá que ser formado em Educação Física ou Fisioterapia e ter também formação em pilates. O profissional deverá assinar um termo de responsabilidade. Ele também terá que responder ao conselho ao qual ele pertence e seguir o código de ética da categoria.

E atenção, se você decidir seguir por esse caminho e montar um studio você mesmo, contratando um responsável técnico, terá que ter cuidado redobrado na compra dos equipamentos de pilates, já que você não é um entendedor do assunto. Recomendamos que você leia este post antes.

Vantagens para donos de academia

No começo deste post citamos os benefícios de profissionais do método pilates abrirem um studio de pilates em academia. Agora vamos citar as vantagens para um dono de academia de optar pela inclusão de um studio em seu estabelecimento:

  • Espaço: O tamanho do local que você irá necessitar para o studio será muito menor do que o utilizado para a musculação, pois os equipamentos de pilates ocupam menos espaço. Também não é necessário que haja uma grande quantidade deles.
  • Custos: Os custos para equipar um studio de pilates são muito menores do que os de uma academia. Adquirindo os quatro aparelhos principais de um studio (Reformer, Step Chair, Cadillac e Ladder Barrel) você gastará em torno de R$15 mil.
  • Opção de solo: Caso o espaço que você tenha disponível em sua academia seja pequeno, você ainda tem a opção de só oferecer pilates solo. Assim, você utilizaria apenas acessórios, que ocupam menos espaço do que aparelhos e custam menos. Veja algumas opções aqui.
  • Planos-casados: Você pode oferecer a seus clientes planos-casados, aumentando a oferta de atividades e o rendimento da academia por aluno.
  • Novo público: Além de oferecer mais opções ao público que você já tem, você pode atrair à sua academia um público novo, que não tem interesse por ginástica ou musculação, mas tem por pilates, que é uma opção bem diferenciada.
  • Concorrência: Oferecendo pilates em sua academia, você terá mais opções aos alunos do que as academias concorrentes, destacando o seu negócio na região.

Leia maisLeia mais
– Estúdio de pilates em condomínio
– Guia administrativo para montar um estúdio

E então, gostou da nossa dica de studio de pilates em academia? Se você optar por montar um, não deixe de acompanhar em nosso blog várias dicas para a gestão do seu negócio.

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.