Step Chair

A Step Chair, um dos principais aparelhos de pilates utilizados pelos studios, é uma variação da Wunda Chair, equipamento criado por Joseph Pilates. O aparelho teria sido inventado porque um amigo de Joseph queria ter um Reformer, mas não possuía espaço suficiente.

Por esse motivo, Joseph concebeu a Chair, que ocupa pouco espaço e pode ser utilizada como cadeira e como aparelho de pilates.

A diferença entre o equipamento original e a Step Chair é que esta possui duas bengalas. Isso permite uma variedade de exercícios maior, além de todos os que já eram possíveis de se executar com a Wunda.

Exercícios

Os exercícios praticados na Step Chair têm como principais objetivos o treino da força muscular, mobilidade articular, alongamento, estabilização pélvica e escapular, equilíbrio, respiração e concentração.

A fisioterapeuta e profissional de pilate Paula Kaiser, dona do studio Paula Kaiser Studio Pilates, trabalha com a Step Chair há mais de 10 anos. Ela lista alguns exercícios que podem ser praticados no aparelho:

  • Hamstring stretch – O aluno fica em pé em frente à Step Chair, com os pés retos, segurando os pedais com as mãos. Depois, empurra os pedais para baixo, flexionando o tronco, e retorna à posição inicial.
  • The cat – O exercício começa com o aluno ajoelhado até a metade do acento da Step Chair, com a coluna em formato de C e segurando os pedais com as mãos. Depois, ele deve flexionar o tronco e empurrar os pedais para baixo, movimentando apenas a coluna. Em seguida, volta à posição inicial.
  • Swan front – Em posição de decúbito ventral, o aluno segura os pedais com as mãos. Depois, ele estende o tronco mantendo os membros inferiores alinhados, e então retorna novamente à posição inicial.
  • The hundred pumping – O exercício inicia-se com o aluno sentado em frente à Step Chair. Ele precisa ficar com as mãos sobre os pedais, cotovelos estendidos, pés para o alto com os joelhos estendidos. Ele então deve bombear os membros superiores e retornar à posição inicial.
  • Push Up Sideways – O aluno posiciona-se ao lado da Step Chair em posição de prancha, com uma das mãos apoiadas no chão e a outra nos pedais. Depois, ele empurra o pedal para baixo e, em seguida, flexiona o corpo para baixo, alternando os dois movimentos.

Além desses, outra dica de Paula é a aplicação de exercícios associados à acessórios. Alguns que ela recomenda são: Disco de equilíbrio, Bolas e Faixa Elástica.

Paula também frisa que, na aplicação das práticas, é importante sempre ter em mente o objetivo a ser alcançado pelo aluno/paciente, as limitações dele e contra-indicações de exercícios para cada caso.

Versatilidade

Presidente etapaDe acordo Paula, os exercícios realizados na Step Chair podem substituir práticas de outros equipamentos, mesmo que sejam exercícios diferentes.

Isso é possível porque as práticas na Step Chair trabalham com força e alongamento com a mesma qualidade de outros aparelhos de pilates. “A aula é dinâmica e prática, capaz de trazer uma variedade de exercícios e posturas”, assegura.

Além disso, o equipamento é ideal tanto para o condicionamento físico quanto para a reabilitação.

Saiba mais sobre o uso em cada situação:

  • Reabilitação

A Step Chair possui diversas possibilidades de exercícios para o reequilíbrio muscular, ganho de amplitude articular, alongamento e força. Conforme Paula, as estratégias de reabilitação devem utilizar exercícios adequados para cada momento, baseando-se na patologia do paciente.

  • Condicionamento físico

É possível o uso da Step Chair de uma forma dinâmica, adicionando exercícios de alta performance e exigência, buscando sempre a evolução do aluno para um resultado eficiente e seguro.

Desafio

Presidente etapaCom a propriedade de quem trabalha com a Step Chair há mais de uma década, Paula diz que o aparelho proporciona um desafio ao aluno. Como possui menos apoio, ele exige um pouco mais de força e equilíbrio do praticante.

“Nesses anos de uso da Step Chair em meu studio de pilates, pude observar que os alunos/pacientes a encaram como um desafio. Eles definem a Step Chair como o aparelho que exige força, equilíbrio e muita concentração”, afirma.

Vantagens da Step Chair

Segundo Paula Kaiser, a Step Chair apresenta algumas vantagens sobre outros aparelhos de pilates:

  • É um equipamento compacto, ocupando pouco espaço;
  • Possui fácil manuseio;
  • Tem um preço acessível;
  • É adaptável a qualquer nível e capacidade do aluno;
  • É um ótimo aparelho para aulas coletivas.

Leia maisLeia mais
– Equipamentos de pilates: diversos nomes dos mesmos aparelhos
– Como saber escolher aparelhos de pilates de qualidade?

E você, tem mais alguma dica sobre a Step Chair? Comente aqui no post!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.