Yoga e pilates

Para o público em geral, existe muita confusão sobre as diferenças entre yoga e pilates. Os dois métodos, embora possuam semelhanças, têm objetivos diferentes. Apesar disso, as práticas se complementam, e se oferecidas no mesmo espaço, podem trazer benefícios aos alunos.

O Authentic Studio, por exemplo, é um local que disponibiliza essas duas práticas. O espaço pertence à profissional de educação física e pilates Raquel Belintani Ferreira. Ela trabalha em parceria com a fisioterapeuta e profissional de yoga e pilates Verônica Martins Godoy.

As instrutoras garantem que os alunos do espaço que praticam os dois métodos têm resultados incríveis e um progresso mais rápido do que os que fazem apenas uma modalidade.

Se você pensa em oferecer yoga e pilates em seu espaço, leia este post e entenda melhor como eles se complementam.

Semelhanças entre yoga e pilates

As semelhanças entre as duas metodologias, embora não sejam tão grandes quanto a maioria das pessoas acredita, existem sim!

O pilates apresenta influências do yoga em muitos exercícios, assim como de outras atividades com as quais Joseph Pilates teve contato.

Confira algumas das semelhanças entre yoga e pilates:

  • Os dois métodos exigem concentração;
  • Para ambos, há um trabalho intenso de força e flexibilidade utilizando o peso do próprio corpo;
  • Há semelhanças em alguns exercícios de solo do pilates e algumas posturas do yoga. Por exemplo: o Elefante do pilates se assemelha ao Cachorro olhando para baixo do yoga.

Diferenças entre os métodos

A principal diferença entre yoga e pilates, de acordo com Raquel e Verônica, é quanto ao objetivo de cada prática.

yoga_e_pilates

Elas explicam que o pilates é uma forma de condicionamento físico que visa proporcionar bem-estar geral, força, flexibilidade, consciência corporal, percepção do movimento, alinhamento e controle postural. O foco está no trei

namento do Power House e pode ser indicado para treinamento físico e reabilitação.

Devido a suas características, o pilates pode ser direcionado para qualquer público, pois é possível ajustá-lo aos mais variados objetivos e necessidades.

Já no yoga, a finalidade é o equilíbrio da mente e o autoconhecimento. Os ganhos físicos facilitam a obtenção de uma mente mais equânime.

As profissionais acreditam que o yoga não se adapta a qualquer pessoa. Diferentemente do pilates, é o praticante que deve adaptar-se o método.

Vantagens de um espaço com yoga e pilates

Um local com yoga e pilates não apenas apresenta vantagens para os alunos, mas também para os proprietários do espaço.

Se você tem um espaço para yoga e quer incluir o pilates, ou tem um studio de pilates e quer agregar o yoga, conheça as vantagens disso:

  • Infraestrutura e acessórios

O espaço físico de um studio de pilates é compatível com as duas práticas, já que para aulas de yoga não são necessários muitos aparatos, apenas espaço, colchonetes e alguns acessórios, que provavelmente você já possui.

Da mesma forma, se o local é um studio de yoga, não é necessário muito para oferecer pilates solo no espaço. Alguns dos acessórios são comuns às duas práticas, e outros podem ser adquiridos, para complementar.

  • Novo público

Embora tanto o público do pilates quanto o do yoga busquem, entre outros fatores, a questão da saúde, eles têm outros objetivos que são diversos. O público do yoga é mais voltado ao autoconhecimento, e o do pilates à consciência corporal, condicionamento físico e reabilitação.

Portanto, o espaço poderá atrair novos alunos, que estejam buscando não pela atividade que já havia, mas pela nova modalidade.

  • Planos-casados

Como alguns de seus alunos poderiam se interessar em praticar yoga e pilates, você teria a opção de oferecer planos-casados. Dessa forma, haveria mais adesão para a prática conjunta e você poderia aumentar o seu faturamento.

  • Benefícios aos alunos

Como uma prática complementa a outra, a evolução do aluno é mais rápida. Percebendo isso, o aluno ficará mais satisfeito, e as chances de que ele permaneça fiel ao seu espaço são maiores.

Quando uma prática é mais indicada do que a outra?

Pode acontecer de um aluno procurar pelo seu espaço de yoga e pilates e, por ter pouco conhecimento sobre as diferenças entre as duas metodologias, não saber qual é a melhor opção para o que ele necessita.

As profissionais Raquel e Verônica alertam que caso a pessoa apresente alguma patologia, a indicação deve ser o pilates. Após a reabilitação completa ou o fortalecimento necessário, o aluno poderá mudar para o yoga, se desejar, ou até praticar as duas modalidades.

Leia maisLeia mais
– Dança e pilates: a combinação perfeita para um studio
– A história do método pilates

O que achou da nossa dica de um espaço com yoga e pilates? Se você também conhece alguma combinação legal entre o pilates e outra modalidade, deixe a sua sugestão nos comentários!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.