Pilates para mulheres

Se você é um instrutor de pilates, certamente já reparou que a quantidade de público feminino que pratica o método é bem maior do que a de masculino. Mas embora em menor número, os homens também realizam a atividade. Então, qual é a vantagem de focar em pilates para mulheres e limitar o público?

De acordo com a profissional de pilates Alessandra Borela, dona do Studio Mulher, exclusivo para o público feminino, as vantagens são muitas. No caso dela, por exemplo, ter esse foco a colocou como única opção na cidade com esse diferencial. “Tenho muita procura por conta disso”, afirma.

De maneira geral, segmentar o público-alvo é sempre uma boa opção. Fazer isso permite que os esforços sejam focados em um alvo certeiro, e que todas as estratégias de marketing tenham um direcionamento claro.

Quando se soma isso ao fato de a concorrência entre studios de pilates estar cada vez maior, com espaços se proliferando a cada esquina, a necessidade de um diferencial competitivo se torna mais urgente.

O pilates para mulheres é uma das alternativas de segmentação que você pode apostar, até pelo fato desse público ser vasto e interessado na prática, mas há outros focos possíveis, como idosos, homens, gestantes, etc.

Como o nosso recorte de hoje é o público feminino, vamos te ajudar a entendê-lo e a saber como trabalhar com as mulheres da melhor forma.

Por que elas são tantas no pilates?

Apesar de o método pilates ter sido inventado por um homem, foram as mulheres as que mais se apaixonaram pela prática. Mas o que elas veem nessa atividade que não enxergam nas outras?

Não há uma resposta definitiva para a questão, mas a profissional Alessandra acredita que isso se deva ao fato de o pilates não trabalhar diretamente com pesos, como anilhas e barras, e de o ambiente aonde a prática ocorre ser mais light.

Além disso, o pilates proporciona diversos benefícios que as mulheres buscam, como alívio do stress, melhora da postura, equilíbrio, coordenação motora, fortalecimento, entre outros.

Por que elas procuram studios de pilates para mulheres?

Nós já falamos no começo desse post sobre os motivos que você tem para focar no nicho feminino, mas você tem ideia das razões pelas quais elas procuram por essa exclusividade?

Alessandra, que tem experiência com esse público, explica que assim as mulheres se sentem mais confortáveis e sem a preocupação com posturas que as deixariam constrangidas se as aulas fossem mistas.

Além disso, em studios de pilates para mulheres o ambiente fica favorável para que se pratique a atividade junto com a mãe, a irmã ou as amigas. Dessa forma, há mais liberdade para se falar de assuntos femininos entre uma prática e outra.

Outro ponto que pode contribuir é o fato de espaços exclusivos para mulheres, muitas vezes, contarem com uma decoração mais personalizada. Um studio com um ar mais feminino mostra a esse público que o espaço foi pensado para ele, o que é um apelo a mais.

Há diferença nas aulas?

Não existe diferença nenhuma nos exercícios de pilates para homens ou para mulheres, é o que afirma Alessandra. Ela diz que o método pilates é igual para ambos os sexos e que ele é capaz de atender às necessidades de adaptação do treinamento para os diversos tipos de público.

Embora o método não mude, o direcionamento das atividades pode ser diferenciado. No Studio Mulher, por exemplo, como o foco é o pilates para mulheres, Alessandra dá aulas mais voltadas para as necessidades delas. Nesse sentido, ela trabalha bastante com a musculatura pélvica, que sustenta o útero e a bexiga.

“Após a gravidez ou com o passar dos anos, essa musculatura tende a ficar flácida, podendo acontecer perda de urina”, informa. A profissional também explica que a incontinência urinária não é um problema exclusivo das mulheres, porém entre elas o percentual de incidências é maior.

Outra diferença que podem haver em aulas de pilates para mulheres é a questão da gestação, evento que só existe no universo feminino. Pensando nisso, Alessandra dá aulas também de pilates para gestantes e baby pilates. Nessa última modalidade, as mães fazem as aulas junto com os bebês.

Leia maisLeia mais
– Defina um público e se diferencie dos concorrentes
– Saiba como vencer a concorrência criando um nicho próprio

Como você deve ter percebido, apostar em pilates para mulheres pode ser uma forma de você se destacar no mar de studios que existe por aí. Espero que essa dica tenha te ajudado!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.