Mat Pilates

O Mat Pilates consiste no conjunto de exercícios realizados no Mat (colchonete). As primeiras aparições dessa modalidade de pilates foram em prisões inglesas durante a Primeira Guerra Mundial (1914 -1918).

Joseph Pilates, por ser alemão, foi considerado como inimigo e feito prisioneiro na Inglaterra. Lá, visando manter o bem-estar físico e mental seu e de seus colegas, incentiva-os à prática de atividades físicas. Nessa época começa a desenvolver exercícios de chão, que evoluíram para o que hoje chamamos de Mat Pilates.

A criação desses exercícios de chão (solo) foi anterior à época em que Joseph começou a adaptar macas e cadeiras de rodas para atividades físicas. Isso só ocorreu quando ele se tornou enfermeiro dentro da prisão, em uma época posterior à primeira. Os exercícios de Mat Pilates, portanto, foram as primeiras aparições do método.

No livro “Return to life through Contrology” (1945), de autoria de Joseph Pilates e William John Miller, está registrada a sequência original de exercícios de Mat Pilates criada por Joseph, totalizando 34 práticas.

Entenda mais sobre o Mat Pilates:

Benefícios

O Mat Pilates proporciona inúmeros benefícios aos praticantes. Listamos aqui os mais relevantes, de acordo com o fisioterapeuta e profissional de pilates Leandro Croccia, dono do studio Leandro Croccia Fisio e Pilates:

  • Resultados sem desgaste físico;
  • Melhora na postura;
  • Fortalecimento dos músculos;
  • Aumento da resistência física;
  • Melhora nos movimentos das articulações;
  • Fortalecimento dos órgãos internos;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Melhora na capacidade respiratória;
  • Alívio de dores crônicas;
  • Trabalha o condicionamento físico e mental;
  • Elimina toxinas presentes no organismo;
  • Auxilia na drenagem linfática para evitar a retenção de líquidos;
  • Resultados duradouros;
  • Aumento da força.

Exercícios

Veja abaixo alguns exercício de Mat Pilates de níveis básico, intermediário e avançado indicados por Croccia:

Básico

  • Shoulder bridge

– Benefícios

Diminuição da carga de peso na coluna lombar e mobilidade da coluna.

– Posição

Deitado em decúbito dorsal, joelhos flexionados e pés apoiados no chão, na largura dos quadris. Ativar o powerhouse. Oriente os alunos quanto ao relaxamento dos ombros.

– Execução

Inspire e, ao expirar, eleve o quadril. Inspire segurando o quadril nessa posição e, ao expirar, retorne à posição inicial, observando o momento em que cada vértebra da coluna toca o colchonete.

Intermediário

  • Hundred

– Benefícios

Tonificação do abdômen, fortalecimento do core abdominal, equilíbrio e melhora da potência de energia.

– Posição

Deitado em decúbito dorsal. Esse exercício pode ser realizado com as pernas flexionadas ou estendidas.

– Execução

Com as pernas flexionadas mantenha os joelhos flexionados na largura do quadril. Estenda uma das pernas a 90 º e, logo em seguida, estenda a outra, mantendo as duas pernas estendidas nesse ângulo. Inspire e eleve a cabeça do colchonete (ao mesmo tempo).

Movimente os braços estendidos ao longo do corpo para cima e para baixo, como em um bombeamento. Inspire e expire durante cinco movimentos e, em seguida, retorne à posição inicial.

Com as pernas estendidas – Realize o mesmo procedimento acima, porém, partindo da posição inicial com as pernas estendidas.

Avançado

  • Push Up

– Benefícios

Fortalecimento e tonificação da musculatura do peitoral e dos membros superiores.

– Posição

Em posição de prancha sobre o colchonete, com os braços estendidos e as mãos apoiadas no colchonete.  

– Execução

Ao inspirar, flexione os braços, chegando o mais próximo possível do colchonete. Ao expirar, estenda os braços novamente, retornado à posição inicial. Oriente aos alunos que mantenham a musculatura do pescoço relaxada.

Acessórios e equipamentos

A prática do Mat Pilates pode ser executada só com o colchonete, mas também pode ser feita com acessórios e até com equipamentos.

Acessórios

Existe uma grande variedade de acessórios que podem ser utilizados no Mat Pilates. Veja alguns que são sugeridos por Croccia:

Equipamentos

Aparelhos também podem ser incorporados às práticas de Mat Pilates. Alguns que são bem propícios para isso são:

Condicionamento físico e reabilitação

O Mat Pilates pode ser usado tanto para condicionamento físico quanto para reabilitação. Entenda melhor:

Condicionamento físico

As aulas de Mat Pilates com foco no condicionamento físico devem, de acordo com Croccia, trabalhar com as aptidões físicas reconhecidas pela Sociedade Mundial de Fisiologistas do Exercício, que são:

  • Resistência cardiorespiratória;
  • Resistência muscular;
  • Força;
  • Flexibilidade;
  • Potênica;
  • Velocidade;
  • Coordenação;
  • Agilidade;
  • Equilíbrio;
  • Precisão.

Ele explica que quanto melhor o aluno estiver em cada uma delas, mais condicionado estará. “Um bom programa de aulas de pilates deve conter estas diferentes aptidões – claro que podendo dividi-las em diferentes aulas, respeitando os princípios do treinamento físico”, afirma.

Reabilitação

O Mat Pilates também pode ser utilizado com foco em reabilitação. Conforme Croccia, isso é possível porque os exercícios são bem completos e trabalham com pouco impacto. Devem ser realizados de maneira segura, sempre dentro da amplitude permitida.

Ele explica que as práticas precisam ser executadas sempre dentro do ritmo do paciente, e que é indispensável que o instrutor tenha amplo conhecimento da técnica e da patologia em questão e realize uma avaliação previamente.

No entanto, ele diz que algumas vezes a fisioterapia convencional não pode ser substituída. “Muitas técnicas que são usadas na fisioterapia são importantes na recuperação de algumas lesões”, justifica.

Popularidade entre os alunos

As aulas de Mat Pilates fazem sucesso entre os alunos, de acordo com Croccia. “Sempre tem um desafio para executar os exercícios e isso causa muita motivação e superação, tanto nos alunos quanto nos pacientes de reabilitação”, assegura.

O profissional conta que o aluno ou paciente normalmente tem a impressão de que a atividade será fácil, mas na execução, percebe o grau de dificuldade.

“Ter a consciência do movimento é fundamental e, consequentemente, devemos repeti-lo para que possamos entender o que fazer com o próprio corpo”, explica.

O exercício poderá solicitar, por exemplo, equilíbrio, força e precisão. Sendo assim, por meio do movimento, é possível entender o que foi proposto e melhorar a qualidade da prática.

Leia maisLeia mais
– 5 exercícios de pilates solo em todo os níveis
– Você conhece todas as variações de nomes dos acessórios?

E você, tem mais alguma coisa a acrescentar sobre Mat Pilates? Comente aqui!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.