no alt text set

Você já ouviu falar em Baby Pilates? A variação da prática tradicional promete trazer inúmeros benefícios para mães e bebês.

O objetivo é levar mais qualidade de vida, fortalecendo os laços maternais desde os primeiros meses, inserindo assim, uma nova atividade na vida de ambos.

Durante a gestação o corpo da mulher se prepara para dar à luz a uma nova vida. Os músculos, articulações e tecidos vão se moldando ao formato do bebê por nove meses, até que chega a tão aguardada hora.

As novas mães sofrem inúmeras mudanças tanto físicas como emocionais. A retomada de uma rotina saudável é essencial, como afirma a instrutora de Baby Pilates, Alessandra Borela:

“Os benefícios para as mães são inúmeros, entre eles retomar a atividade física, facilitar a amamentação, além de inserir o bebê na sua rotina. Para o bebê, a prática aumenta o vínculo com a mãe, promove também o estímulo sensório motor, por meio de novas texturas e formatos.”

Além de trabalhar o lado emocional, através de um momento intimista, o Baby Pilates, tem como um dos principais objetivos, o fortalecimento muscular, utilizando o peso do bebê com um dos instrumentos.

“Todas as aulas são pensadas no fortalecimento muscular dessa mãe, como por exemplo, assoalho pélvico, coluna, pelve, cervical e principalmente, a maior queixa o abdômen, que pode sofrer diástase durante a gravidez pelo aumento do volume abdominal.” Explica Alessandra.

O período pré e pós-gravidez está associado a manifestações musculoesqueléticas que são amenizadas com a prática do pilates. A melhora do condicionamento físico diminui os desconfortos na coluna vertebral, promovendo maior estabilidade articular, melhora de postura, além do relaxamento entre mãe e bebê. Com tantos benefícios que tal adaptar seu studio pra receber esses aluninhos pra lá de especiais?

Preparando o studio para o Baby Pilates

Toda uma atmosfera infantil é criada, adaptando o ambiente em um lugar aconchegante, pronto para tornar esse momento, uma experiência única para todos. Ursos de pelúcia, móbiles coloridos, brinquedos lúdicos, tapetes de cores variadas, permitem chamar a atenção dos pequenos, tranquilizando-os em cada movimento.

Alessandra explica, que não há contra indicação quanto à idade, para iniciar as atividades com o bebê, mas, aconselha o Baby Pilates a partir do terceiro mês de vida.

“Começo a trabalhar com bebês a partir do terceiro mês, pode-se começar com o bebê mais novo. Me sinto mais segura trabalhando com essa faixa etária, a mãe já se habituou a sua nova rotina, o bebê já tomou suas primeiras vacinas também. Mas isso é uma questão pessoal minha.” Para iniciar ás aulas o bebê é envolvido no colo da mãe por meio de wrap sling ou carregador ergonômico, permitindo maior equilíbrio durante a prática.

Foto por Alessandra Borela

Quem dita o ritmo é o próprio bebê, que tem seu sistema psicomotor estimulado com as atividades. Com o tempo eles vão se adaptando a nova rotina e cada aula é uma nova descoberta.

Exercícios para aplicar o Baby Pilates

• Antroversão e retroversão da pelve feito sentada na bola suíça.
• Alongamento íliopsoas quadríceps femural, feito no barrel.
• Alongamento lateral do tronco e de adutores, feito no barrel.
• Agachamento com bola suíça.

Como divulgar a modalidade de Baby Pilates

• Divulgar nas mídias sociais do seu studio os benefícios do Baby Pilates.
• Parceria com pediatras e odontopediatras.
• Além dos elementos lúdicos, você pode investir em parcerias em escolas e berçários, a fim de formar uma turma para o Baby Pilates.
• Investir em um espaço próprio para a prática como uma espécie de “brinquedo-teca”, com brinquedos, folhas e lápis para colorir, para mães com mais de um filho.

Leia Mais;
Tudo sobre Pilates em família
Tudo sobre Pilates Kids

Agora que você leu um pouco mais sobre Baby Pilates, que tal nos contar se você já oferece essa modalidade em seu studio ou o que acha do Baby Pilates?

-Fonte: Balogh A. Pilates and pregnancy, RCM Midwives, 2005; 8(5):220-2.

-Entrevistada: Alessandra Borel

-Autora do texto: Barbara Auerbach

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.