no alt text set

As patologias da coluna vertebral viraram o mal do século. Em nosso dia-a-dia, é muito comum ouvir pessoas de todas as idades relatando dores na coluna. Estas dores, além de serem incômodas em qualquer situação, influenciam negativamente na qualidade de vida do indivíduo.

Para compreendermos melhor como entender e tratar as disfunções na coluna vertebral, convidamos os especialistas Éder Marcolin e Djavan Luques, que são fisioterapeutas, instrutores e proprietários dos studios Corpore Sani Pilates, Unidade do Corpo Pilates e Equilibrium Studio Pilates.

De onde vêm as patologias da coluna vertebral?

Geralmente, a coluna vertebral sofre desgastes no cotidiano. Nossos movimentos do dia a dia causam uma série de descargas de força que pressiona os discos intervertebrais – entre cada unidade composta de duas vértebras – e as articulações facetárias – pontos de contato articular entre cada vértebra.

Estas interações do dia a dia causam danos às vértebras e dão origem a diversas disfunções vertebrais e posturais. As disfunções mais comuns são a escoliose, as hipercifoses e hiperlordoses, a formação de osteófitos (os chamados bicos de papagaio) e hérnias discais. Além disso, estas alterações também são responsáveis pelas dores lombares, comum em tantas pessoas.

Quando não são originadas de um trauma, Éder e Djavan comentam que as disfunções na coluna vertebral são derivadas de anos e anos de más condutas como falta de cuidado com a postura, e falta de exercícios, que resultam em baixa flexibilidade e força muscular.

Os profissionais completam, afirmando que é possível melhorar os sintomas, devolver a mobilidade e a força de sustentação da coluna vertebral. Porém o desgaste é permanente e não pode ser recuperado. Sendo assim, trata-se de uma mudança de hábitos e comportamentos na vida do indivíduo.

Pilates no tratamento das disfunções da coluna vertebral

O método Pilates é o grande aliado para proporcionar um movimento articular pleno e saudável do corpo. Ao longo do treinamento do método, é possível:

  • Melhorar a amplitude do movimento da coluna vertebral e incentivar a hidratação dos discos intervertebrais;
  • Exercitar a hierarquia muscular vertebral, auxiliando na estabilização e realização dos movimentos da coluna;
  • Fortalecer o core, o centro de força localizado no cinturão abdominal, oferecendo estabilidade e força na sustentação da coluna lombar.

Porém, é preciso tomar certos cuidados antes de utilizar o método Pilates para o tratamento de patologias da coluna vertebral. Muitas vezes, indivíduos que apresentam fortes dores musculares precisam antes passar por um tratamento do processo inflamatório. Nestas situações, o método Pilates por si só não será responsável pelo alívio das dores.

Após o tratamento da inflamação, os exercícios poderão atuar na melhora da amplitude do movimento, bem como reforçar as musculaturas superficiais e profundas para que o praticante consiga enfrentar as dores.

Sugestão de leitura:

Tempo é essencial no tratamento de disfunções na coluna

Em seus studios, Éder Marcolin e Djavan Luques afirmam que cerca de 80% de seus alunos e pacientes têm alguma disfunção vertebral. Os profissionais complementam, dizendo que cada indivíduo é um caso e suas diferenças afetam também os resultados do tratamento. Isso porque cada pessoa executa atividades durante seu dia, possui um perfil corporal próprio e enfrenta a dor de uma determinada maneira.

Levando em consideração de que existem diferentes disfunções na coluna que podem ser classificadas de leves a severas, o tempo médio para observar os primeiros efeitos de melhora com o uso do método Pilates é entre 2 a 4 semanas. Lembrando, também, que a presença e comprimento do indivíduo com o tratamento também influenciam o processo.

De forma geral, disfunções primárias leves, como uma lombalgia postural, tem seus sintomas atenuados ou estancados em menos de 2 semanas. Situações mais complexas, envolvendo alteração óssea, degenerações discais, comprometimentos de raízes nervosas, podem necessitar de mais tempo. Por experiência, notamos uma melhora progressiva nesses casos desde a 4ª semana de treinamento.

-Éder Marcolin e Djavan Luques

Sugestão de leitura:

Exercícios recomendados para tratamentos da coluna vertebral

O método Pilates conta com uma série de exercícios que são indicados para reabilitar a coluna vertebral de pacientes, tanto em matwork quando em equipamentos. Em casos mais agudos, onde o paciente está com limitação de movimento em razão da dor, são recomendados exercícios de mobilidade que ajudam na propriocepção da coluna.

A boa notícia é que sempre há possibilidade de melhora na utilização do método Pilates para tratamento de lesões na coluna vertebral. Mesmo em casos avançados de degeneração, o método possui ferramentas para promover uma estabilizar e reduzir o quadro doloroso, melhorar a postura e reforçar os músculos lombares do paciente:

Swan Dive Prep

Neste exercício, o paciente irá realizar uma extensão de tronco progressiva ao mesmo tempo que estimula a musculatura lombar para ganho de força e propriocepção;

Cat Stretch

Partindo da posição de quatro apoios realizará movimentos de flexão e extensão de toda a coluna melhorando também a hidratação dos discos intravertebrais;

Neck Pull

O paciente flexiona a coluna torácica por cima das pernas rolando vértebra por vértebra, melhorando assim toda a flexibilidade e ganhando controle das articulações vertebrais.

Assim que houver controle das dores, será possível ampliar o repertório de exercícios para focar no fortalecimento muscular e no controle de todo o sistema músculo-esquelético.

Pilates é recomendado, mas com acompanhamento profissional

Em casos extremos onde o paciente apresenta dores intensas que impeçam a execução dos exercícios, é recomendado um tratamento fisioterapêutico – fisioterapia quiropráxica, por exemplo – antes de adotar o método Pilates. Afinal, tratam-se de profissionais treinados para diagnosticar e tratar disfunções motoras que estejam dificultando a movimentação da coluna vertebral.

Éder e Djavan comentam o caso de um paciente do sexo masculino, de 38, praticante de futebol amador e amante da jardinagem. O indivíduo apresentava limitação no movimento e fortes dores na região da coluna, que não respondiam aos medicamentos administrados.

O primeiro passo foi iniciar um tratamento de fisioterapia quiropráxica, a fim de amenizar as dores e resolver os desajustes lombares que estavam comprometendo as raízes nervosas.

Depois de duas semanas de fisioterapia, o paciente pode começar seu tratamento pelo método Pilates. Em menos de 5 semanas, suas dores haviam sumido. Atualmente, depois de um ano e meio, o indivíduo ainda treina o método, voltou a jogar futebol e não parou de cultivar sua horta. Tudo isso sem apresentar mais as dores na coluna, que tanto atrapalhavam seu dia a dia.

Um grande aliado no tratamento de patologias da coluna vertebral

Cada caso precisa ser analisado e interpretado de maneira individual. Mas, não há como deixar de notar que Pilates é uma excelente escolha para quem busca tratamento para patologias na coluna vertebral.

Há um leque de exercícios que podem contribuir não só com o tratamento mas  também a prevenção das disfunções da coluna vertebral. Com o comprometimento do instrutor em ajudar seu paciente e do próprio indivíduo em participar das sessões os resultados alcançados com a prática do método podem ser surpreendentes.

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.