Neste artigo vamos trazer alguns detalhes sobre como escolher um curso de pilates para fisioterapeutas e educadores físicos!

Neste artigo vamos trazer alguns detalhes sobre como escolher um curso de pilates para fisioterapeutas, educadores físicos e demais profissionais! O Pilates beneficia corpo e mente. Trata-se de um exercício extremamente completo, que proporciona equilíbrio para qualquer um que o praticar. Promove um melhor entendimento do corpo e seu movimento, do início ao fim, integrando mente e respiração ao longo das atividades.

Muitos são os benefícios desta atividade e, não por menos, profissionais de todos os cantos do mundo se apaixonaram pelo Pilates!

Devido ao crescente interesse por essa atividade, têm aumentado também a oferta de curso de pilates para fisioterapeutas, educadores físicos e demais profissionais, em todas as cidades do país. As opções são grandes! É possível encontrar cursos de curta duração e preços acessíveis ou, para aqueles que preferirem uma formação completa em pilates, cursos de longa duração com profissionais renomados na área, com uma longa trajetória para compartilhar.

São muitas as opções de cursos de pilates para fisioterapeutas atualmente no mercado, por isso, no post de hoje, trouxemos algumas dicas para você não errar na escolha!

Curso de pilates para fisioterapeutas e demais profissionais

Primeiramente, para buscar um curso completo de pilates, você precisa ter formação em fisioterapia (bacharelado e possuir o CREFITO) ou educação física (bacharelado ou licenciatura plena e possuir CREF). Entretanto, existe atualmente um movimento grande no mercado, que visa permitir que profissionais de outras áreas de formação (como dança ou terapia ocupacional) também se tornem instrutores de pilates!

A questão é: Para poder ensinar, é muito importante ter uma boa formação em pilates! O curso de pilates para fisioterapeutas e demais profissionais agregará um grande valor ao seu currículo e é indispensável para poder atuar na área, seja em algum estúdio de pilates, seja em academias ou mesmo para abrir seu próprio negócio!

Procure um curso de pilates em uma escola de renome

Não adianta simplesmente pegar o curso mais barato, ou aquele que tem carga horária bem curta para terminar rápido, não!

Quando for investir em sua formação profissional, escolha um curso de pilates para fisioterapeutas e demais profissionais que seja oferecido por uma instituição de renome, referência nesta área de atuação. Escolas com uma longa trajetória no mercado com frequência oferecem cursos de formação em pilates mais completos e exclusivos, adaptados às necessidades do mercado, levando em consideração a opinião de especialistas no assunto.

Verifique a carga horária e grade curricular do curso

Ao escolher o curso de formação de pilates para fisioterapeutas, educadores físicos e demais profissionais, procure se informar sobre a carga horária e grade curricular, ou seja, os temas abordados. Leve em consideração também se o curso é completo ou mais direcionado a algum tópico específico! Isso influenciará no tempo de duração do curso e nos tópicos abordados ao longo das aulas.

Muitas vezes os cursos podem ter uma ampla carga horária, mas podem ser pobres no conteúdo em que abordam. Outras vezes os cursos são bastante completos na questão teórica, porém peca no quesito prático, sem prever alguma carga horária em estágio para que o aluno veja, no dia a dia, a aplicação daquilo que aprendeu nos livros.

O ideal é escolher um curso de formação em pilates com carga horária adequada ao tema escolhido e que haja um equilíbrio entre a teoria e a prática!

Analise o histórico de quem irá ministrar o curso de curso de pilates para fisioterapeutas e demais profissionais

Tão importante quanto a carga horária e grade curricular, é o professor e seu conhecimento. Não basta a escola ter renome e o curso ser bastante extenso e equilibrado, se o instrutor não tiver domínio do tema abordado.

Um bom profissional para ministrar qualquer curso precisa estar sempre se atualizando, deve ter extensa formação na área e uns bons anos de experiência, no mínimo!

Observe os cursos de formação (graduação, pós, mestrado ou cursos livres), bem como as atividades já praticadas no passado e presente, sua participação em palestras e workshops, tanto como instrutor e palestrante, quanto como aluno. Aluno? Sim! Um bom profissional nunca para de aprender!

Busque referências e opiniões de quem já fez 

A melhor forma de conhecer verdadeiramente uma empresa, um curso ou até mesmo um profissional é saber diretamente a opinião de ex alunos. Os campos de “depoimento” auxiliam neste processo, mas nem toda a empresa tem este recurso em seu site!

Procure fontes externas de opiniões… Mas como? Use e abuse das redes sociais! Busque por hashtags # no instagram, utilize o facebook e seus grupos voltados para profissionais do pilates, crie posts e faça perguntas diretamente para amigos ou conhecidos! As pessoas adoram compartilhar suas experiências nas redes sociais e vão ter o maior prazer de ajudar ou indicar alguém que já fez o curso para você conversar.

Sugestões de curso de pilates para fisioterapeutas e educadores físicos

Se você não sabe por onde começar, vamos te dar uma mãozinha. Segue, abaixo, algumas empresas que oferecem cursos de pilates para fisioterapeutas e educadores físicos! Mas lembre-se, pesquise bem e defina suas prioridades antes de escolher um curso de pilates.

Körper Studio Pilates – Maria Militão é professora de pilates a 16 anos. Ela é segunda geração do método, por Lolita San Miguel. Criou o estúdio Körper, em São Paulo, onde ministra cursos de Formação Completa em Pilates e Mat Pilates, além de cursos em outras áreas. 

Active Pilates Brasil – Localizada na cidade de Salvador, desde 2007 essa escola oferece cursos de formação em pilates nas mais diversas cidades da região nordeste, ministrados por profissionais formados treinados no método Pilates no Brasil e no Canadá!

Instituto Golden –  Com diversos funcionários treinados e capacitados pelo próprio Instituto, a empresa é referência nacional no método, ministrando cursos e palestras por todo o país.

Caso ainda não tenha encontrado um curso perto de você, fizemos uma lista de cursos de pilates para fisioterapeutas, separada por regiões do Brasil. Dessa maneira, você encontrará, em um só lugar, todos os parceiros da Kauffer que fornecem os mais variados treinamentos, com a competência e qualidade necessárias para tal.

O desafio de escolher o curso de formação em pilates ideal para suas necessidades!

Deu pra ver que hoje, no mercado, surgem cada vez mais escolas renomadas, profissionais com vasta experiência, cursos e metodologias exclusivas. Com tanta opção, fica difícil mesmo fazer a escolha certa, sabemos bem! O lado bom é que, quanto maior a concorrência, mais as empresas se dedicam e se preparam para atender bem aos seus clientes e se destacar.

Aproveite bem essa oportunidade para pesquisar a fundo os locais onde pretende cursar e, especialmente, veja se eles oferecem a qualidade necessária para o ensino da metodologia! E não esqueça de levar em consideração os pontos que abordamos por aqui. Com certeza você acertará na escolha do seu curso de formação de pilates para fisioterapeutas e educadores físicos.

Agora é hora de muita pesquisa e dedicação… Boa sorte!

Leia mais:

Guia administrativo para abrir seu estúdio de pilates

Qual a vantagem de adquirir um estúdio e uma formação em pilates ao mesmo tempo?

6 perguntas para ter em mente antes de abrir um estúdio de pilates

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.