Pilates no Cadillac - Rafael Jaque

Neste post, traremos algumas informações sobre exercícios avançados de Pilates no Cadillac, as dificuldades encontradas por alunos e como é a evolução neste aparelho. Para falar sobre esse assunto, ninguém melhor que Rafael Jaque, atual diretor do Centro Zen Pilates, no Chile e representante da Kauffer Pilates em seu país!

Rafael tem mais de 15 anos de experiência no método, atua como Diretor do Pilates Group na Sociedade Chilena de Pilates e é considerado 2ª geração do pilates, pois tem formação com Lolita San Miguel, discípula direta de Joseph Pilates!  Além de tudo isso, ainda é professor certificado de Pilates pela P.M.A.® (Pilates Method Alliance).

Rafael Jaque nos conta um pouco mais sobre as dificuldades que os alunos encontram, o tempo que leva para cada praticante alcançar o nível avançado e quais as primeiras impressões dos alunos sobre este equipamento!

Quanto tempo de prática é necessário para alcançar um nível avançado de exercícios no Cadillac?

Para Rafael Jaque, alcançar um nível de exercícios avançados no Cadillac não deve ser uma finalidade. Ele costuma transmitir aos seus alunos e instrutores que o mais importante é sempre a pessoa a praticar Pilates, e não o exercício em si. É imprescindível ver quais são as suas necessidades e qualidades antes de avançar nos exercícios de Pilates no Cadillac. Somente a evolução gradual pode levar o aluno ou praticante a progredir e avançar, cada vez mais.

Rafael afirma que, para chegar ao nível avançado de exercícios no Cadillac, deve-se cumprir com várias qualidades físicas. Por esse motivo, o tempo necessário para cada indivíduo é muito relativo e pessoal.

Qual a primeira impressão dos alunos e como é a evolução dos exercícios no Cadillac?

Ao contar sobre a primeira impressão que os alunos têm ao conhecer o equipamento Cadilac, Rafael conta, divertindo-se:

“A primeira impressão do Cadillac é de “susto” e isso me diverte muito, já que pensam que é como uma máquina de “tortura”. Logo o aparelho começa a chamar mais atenção, quando explico que pode ser um aparelho amigável também e que, inclusive, podem se pendurar nele.
Aí é quando começam a se motivar e buscar desafios pendurando-se no Cadillac. Começamos geralmente a aproximação com Spread Eagle e, a medida que seus níveis vão avançando progressivamente, podem chegar a executar os Hanging Ups, Cat Walkover, Full, etc.”

Quais são as maiores dificuldades encontradas para alcançar o nível avançado de Pilates no Cadillac?

Para Rafael, as dificuldades podem ser similares em qualquer aparelho. A principal dificuldade, em sua opinião, é desenvolver e alcançar as qualidades necessárias e obter a competência pertinente para poder executar o movimento com precisão.

Ele acredita que é preferível executar um exercício básico de pilates no Cadillac com qualidade, do que um exercício avançado sem respeitar os processos.

Exercícios de Pilates avançados no Cadillac

Quando nos conta sobre os exercícios avançados no Cadillac, ele afirma que, sem dúvidas, uma das coisa que interessa nossos alunos, como desafio, é pensar em se pendurar no aparelho.

“O exercício é apresentado como uma possibilidade de exercício onde, entre outras coisas, precisamos ter desenvolvido de forma equilibrada as qualidades físicas, força, flexibilidade, etc. e também ter uma boa orientação espacial.
Devemos lembrar que, para alcançar o nível avançado, nosso aluno cumpre todos os requisitos anteriormente mencionados, têm clareza e já integra os princípios do método nos seus movimentos. Não estamos pendurando apenas por diversão.”

Além disso, Rafael deixa claro que a segurança é primordial em todos os exercícios onde a integridade física dos alunos pode estar em risco, portanto, é essencial fazer os exercícios somente acompanhado de um profissional.

Como exemplos de exercícios avançados no Cadillac temos:

Pull Up – Pilates no Cadillac

Exercício onde o aluno fica com os pés no trapézio e, com auxílio das barras, você faz flexões de cotovelo trabalhando principalmente a parte de trás (costas) e braços. Deve-se manter sempre o alinhamento correto de todo o corpo, sem modificar sua pelve, centro e cabeça, imaginando como se estivesse mantendo o corpo em uma prancha invertida.

Cat Walk Over – Pilates no Cadillac

De pé no Cadillac e pegando as barras, o aluno vai apoiando um pé e depois outro, como se estivesse andando no trapézio. Então você leva uma perna para o céu e a barra superior, deixando seu corpo invertido. Por fim, você então muda as pernas no ar.

Ballet Streches – Pilates no Cadillac

Com a opção de trapézio ou fuzies, esse exercício é uma boa opção para trabalhar a flexibilidade, que hoje nem sempre é um aspecto que damos a devida importância. Nosso foco principal será o aluno manter a pelve neutra e não ver que um dos lados está mais alto que o outro.

Deu pra perceber que o Cadillac, bem como a maioria dos equipamentos de pilates, exige muita dedicação e paciência para desenvolver gradativamente as características necessárias de evolução no método, não é mesmo? Afinal, como o próprio Rafael afirma, é preferível um exercício básico muito bem executado, do que um avançado sem controle ou qualidade!

Leia mais:

Cadillac no Pilates: Conheça os benefícios

Você sabia? #Cadillac

Wall Unit: Econômico, compacto e ideal para aulas em grupo

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.