Bola de pilates - Kauffer Equipamentos de pilates e acessórios

A bola de pilates é provavelmente um dos acessórios mais comuns encontrados em estúdios. É muito utilizada para complementar os mais diversos exercícios de pilates, por ser um ítem extremamente versátil.

Sua grande utilização se dá principalmente por que, assim como no método Pilates, os exercícios com esse ítem têm impacto reduzido. É um ótimo acessório para treinar o centro de força (Power House) e sua utilização requer muito equilíbrio e concentração.

Por ser tão importante no dia a dia de qualquer instrutor, hoje abordamos 4 coisas que você precisa saber antes de adquirir uma bola de pilates!

Bola de pilates – Tamanhos

Uma das maiores dúvidas que os instrutores se deparam, ao pesquisar, é como escolher os tamanhos corretos. Devo comprar somente em um tamanho? Ou em 3 tamanhos diferentes? Pequena, média ou grande? Calma, a gente explica!

Os tamanhos mais comuns de bolas de pilates encontradas em estúdios, são de 45 a 85 centímetros. Seguem modelos abaixo, para melhor entendimento:

Podemos afirmar que, adquirindo bolas nestes tamanhos, você conseguirá atender a praticamente todos os seus clientes.

Mais adiante explicaremos como é feita a escolha do tamanho, conforme a altura dos alunos!

Peso suportado por este acessório de Pilates

Bolas de Pilates de qualidade, com é o caso dos produtos vendidos pela Kauffer Pilates, podem suportar até 300 kg de peso estático, ou seja, parado. Essa enorme resistência permite que alunos de maior peso possam utilizá-la, sem medo.

É imprescindível que você busque adquirir acessórios de pilates de qualidade para seu negócio, portanto, verifique bem estes detalhes antes de efetuar qualquer compra. Afinal, você não quer um aluno seu correndo o risco de estourar o material durante seu uso e todo o constrangimento que isso causaria, não é mesmo?

Altura dos alunos

Existe um consenso sobre a utilização da bola de pilates e como definir o tamanho do acessório a ser utilizado por cada aluno, conforme sua altura. A seguinte tabela serve, de forma geral, para conhecimento e orientação:

  • Alunos com menos de 1,60 de altura – Utilize as menores opções do mercado, de 45cm
  • Alunos com altura entre 1,60 a 1,75cm – Utilize a bola de pilates de 55 cm
  • Alunos com altura entre 1,75 a 1,95cm – Utilize a bola de pilates de 65 cm
  • Alunos que tenham mais de 1,95 de altura – Utilize as bolas de Pilates grandes, de 75cm e 85cm

Apesar de ser um consenso geral, cabe ao profissional de pilates avaliar caso a caso para escolher o tamanho mais indicado, conforme as necessidades de cada aluno.

Bola de pilates com mecanismo antiestouro

Visando garantir a total segurança dos seus alunos, pesquise muito bem para adquirir bolas de pilates com o mecanismo antiestouro. Nos equipamentos com esse mecanismo, mesmo ao ser perfurada, a bola esvazia de forma lenta e gradual, o que garante total segurança para alunos e instrutores.

Esse sistema é fundamental, pois evita que o acessório se esvazie repentinamente causando um acidente e machucando alguém. As bolas da LiveUp, acessório vendido pela Kauffer Pilates, têm esse sistema!

Agora que você já conheceu os 4 aspectos mais importantes que um profissional deve conhecer, ao adquirir e utilizar uma bola para pilates, mãos na massa! Pesquise bastante, faça comparativos e opte pela melhor opção, que traga a segurança necessária para seus alunos e sua empresa.

Leia mais:

Top 5: Confira os acessórios mais utilizados por profissionais da área

Você conhece todas as variações dos nomes dos acessórios de pilates?

Quais as vantagens de começar um espaço com um estúdio de pilates completo?

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.