Encontro de Pilates Profissional - EPP 2018

O 4º Encontro de Pilates profissional já tem data marcada! O evento, que reúne profissionais da área da saúde, educação física e fisioterapia, acontecerá este ano na paradisíaca cidade de Florianópolis, nos dias 19, 20 e 21 de outubro deste ano.

O EPP 2018, que já está na sua 4ª edição, vem crescendo a cada ano que passa. Os organizadores esperam um público de mais de 300 profissionais do setor nesta edição.

Palestrantes de peso já confirmaram presença. Serão profissionais do Brasil, Argentina, Chile e Espanha compartilhando conhecimento no que promete ser o evento mais completo de Pilates profissional do sul do Brasil.

4º Encontro de Pilates Profissional –  Confira os temas das palestras

Encontro de Pilates Profissional - EPP 2018

Serão 3 dias de workshops incríveis! Abaixo você encontra o tema que cada palestrante irá abordar em seu workshop:

  • Ana Moratelli (Brasil) – Progressões no Reformer – A construção do movimento ideal;
  • Carol Leme (Brasil) – Combatendo o mal do século através do método Pilates;
  • Cássia Frade (Brasil) – Tensegridade na Chair;
  • David Ortega (Espanha) – A estabilidade e mobilidade no Reformer;
  • Maria Militão (Brasil) – Fluidez no Ladder Barrel;
  • Mauro Busti (Argentina) – O tradicional Ladder Barrel em profundidade;
  • Rafael Humanes (Espanha) – A influência do quadril na dor lombar crônica;
  • Rafael Jaque (Chile) – Mobilidade de coluna e força no Step Chair.

Além destes temas, teremos uma super palestra de abertura com a talentosa Cássia Frade e no final ainda teremos um aulão de Mat Pilates com David Ortega e Rafael Humanes para fecharmos o evento com chave de ouro.

Conheça os palestrantes do 4º Encontro de Pilates Profissional

Curiosidades sobre os palestrantes

Você sabia que a Carol Leme, Maria Militão, Ana Moratelli, Mauro Busti e Rafael Jaque são da 2ª geração de Joseph Pilates? Isso mesmo! Eles fizeram mentoria com a famosa Lolita San Miguel, discípula direta de Joseph e estarão no evento compartilhando seu conhecimento.

Agora, conheça melhor o currículo de cada um destes palestrantes que estarão no 4º Encontro de Pilates Profissional:

Maria Militão

Encontro de Pilates Profissional - 1ª palestrate -Maria Militão

Instrutora de pilates há 16 anos, PMA-CPT e Segunda geração do Método Pilates por Lolita San Miguel.

Educadora física com especialização em Ginástica Postural, fez seu primeiro curso de pilates em 2002 pela Physiopilates/Polestar. Desde então vem se especializando e atuando com o método.

Professora em cursos de especialização e pós graduação em universidades, palestrante em diversos eventos de pilates no Brasil. Idealizadora e diretora técnica do Körper Studio Pilates que hoje é um centro de cursos e formação no método.

  • No EPP® 2018, Maria vai compartilhar conosco seu conhecimento com o tema: Fluidez no Ladder Barrel

Segue um breve detalhamento do tema a ser explorado neste workshop:

A palestrante irá explorar ao máximo as possibilidades deste aparelho, que é uma ferramenta maravilhosa para aumentar as amplitudes do nosso corpo e deixá-lo cada vez mais forte, saudável e eficiente.

Carol Leme

Encontro de Pilates Profissional - 2ª palestrate - Carol Leme

Formada em Educação Física, Carol Leme vivencia o Método Pilates desde 2007. Segunda geração no Método por Lolita San Miguel, instrutora PMA-CPT, coordenadora da pós-graduação Método Pilates e Ciência do Movimento desde 2016 na Faculdade Inspirar em Curitiba.

Também é sócia fundadora do estúdio Leve Concept, em Curitiba, onde ministra cursos de Formação do Método. Idealizadora do Encontro de Pilates Profissional e criadora da metodologia Ansiedade Positiva.

  • No EPP® 2018, vou compartilhar com vocês meu conhecimento com o tema: Combatendo o mal do século através do método Pilates.

Segue um breve detalhamento do tema a ser explorado neste workshop:

De acordo com a OMS, a depressão será a doença de maior causa de afastamento laboral no mundo até 2020. Nós enquanto profissionais da saúde e comprometidos em promover o bem-estar, podemos e devemos estar preparados para atender pessoas em quadros de ansiedade e depressão, com o objetivo de minimizar ou até mesmo eliminar os sintomas de tais doenças.

O método Pilates é uma excelente ferramenta de comunicação corporal, e é através desse estudo associado às posturas e movimentos do repertório do Método, propomos neste workshop uma série de possibilidades que tornarão as aulas ainda mais eficazes para esse público específico.

Cassia Frade

Encontro de Pilates Profissional - 3ª palestrante - Cassia Frade

É educadora física formada pela UFMG e pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela FMU-SP. Foi Bailarina Clássica e Contemporânea por 20 anos, e pelo seu envolvimento com a dança sentiu-se atraída pelo Método Pilates, o qual pratica desde 2005.

É instrutora certificada internacionalmente pela Merrithew Health and Fitness, do Canadá em todos os seus segmentos (Stott Pilates, Zenga, Core e Total Barre), e também é instrutora certificada pela PMA®, a Pilates Method Alliance, dos EUA.

Como se não bastasse, Cássia é Idealizadora do curso Práxis Pedagógica do Pilates, aprovado pela PMA-EUA. Finalista na competição internacional promovida pelo Pilates Anytime dos EUA em 2016, sendo a única representante de toda a América Latina!

Pioneira no Brasil em trabalhar o Método Pilates sob a perspectiva da Tensegridade e do Sistema Fascial, que tem estudado com Thomas Myers (EUA), Robert Schleip (Alemanha), Karin Locher (Inglaterra).

É proprietária e diretora do Studio de Pilates da Companhia do Nado, o maior de Belo Horizonte, onde desde 2009 desenvolve o seu trabalho divulgando e promovendo o sistema de Joseph Pilates, bem como treinando e capacitando pessoas dentro do método.

  • No EPP® 2018, Cassia vai compartilhar conosco seu conhecimento com o tema: Tensegridade na Chair.

Segue um breve detalhamento do tema a ser explorado neste workshop:

A palestrante ensinará o que é Tensegridade e como aplicá-la aos desafiadores exercícios da Chair, oferecendo a todos um caminho mais fácil, orgânico e inteligente para organizar e integrar o corpo, otimizando o equilíbrio, a estabilidade e a fluidez.

Ana Moratelli

Encontro de Pilates Profissional - 4ª palestrante - Ana Moratelli

Educadora física, Ana possui pós-graduação em Fisiologia do Exercício e Mestrado em Ciências do Movimento Humano, onde aprofundou seus conhecimentos na área de biomecânica do Pilates. Além disso, é instrutora certificada internacionalmente pela Pilates Method Alliance (PMA), e certificada pela mestre Lolita San Miguel, discípula direta de Joseph Pilates (Florida, EUA). Atualmente é sócia e proprietária do Corporall Studio.

  • No EPP® 2018, Ana vai compartilhar conosco seu conhecimento com o tema: Progressões no Reformer – a construção do movimento ideal.

Segue um breve detalhamento do tema a ser explorado neste workshop:

O repertório do Reformer é composto por inúmeros movimentos desafiadores. Construir e alcançar o sucesso desses movimentos através de progressões coerentes e conscientes possibilita que o indivíduo pratique o método com muito mais qualidade, obtendo melhores resultados. Esse workshop visa trabalhar nas progressões ideais para realizar os exercícios mais desafiadores do repertório do Reformer.

David Ortega (Espanha)

Encontro de Pilates Profissional - 5º palestrante - David Ortega

É professor certificado de Pilates pela P.M.A.® (Pilates Method Alliance). Formador e chefe de estudos do programa de formação de instrutores de Pilates em Madrid, Oviedo, Murcia, Albacete, Vigo, além de outras cidades.

Tem Formação Integral em Pilates Studio e Princípios do Movimento pela Polestar®, Formação integral – Probridge – Pilates Studio – Basi®, é certificado pelo Curso de Pilates pela Universidade Católica de Valencia – San Vicente Mártir.

Instrutor de Mat Pilates pela Associação e Federação Espanhola de Pilates. Além disso conta com outros diversos cursos pela One Rome Pilates® (Patricia Medros) e cursos internacionais pela Core Body Academy & Parrywellness®.

Já participou de seminários internacionais como formador adjunto, com a Core Body Academy® e participou da organização de eventos esportivos, Duatlon, formação de Pilates aplicado, entre outros.

  • No EPP® 2018, David vai compartilhar conosco seu conhecimento com o tema: A estabilidade e mobilidade no Reformer. Neste Workshop veremos exercícios de Pilates que melhoram a estabilidade e mobilidade da área de lombar, quadris, escápula, ombros, joelhos e pés.

Segue um breve detalhamento do tema a ser explorado neste workshop:

De acordo com David, as lesões do joelho são resultado de movimentos excessivos, instáveis e mal organizados por essa articulação e por um movimento deficiente ao absorver o impacto no tornozelo, aumentando a mobilidade da flexão dorsal do pé e melhorando a distribuição biomecânica e a biodegradabilidade do equilíbrio muscular do joelho com Pilates, melhorando o alinhamento e organização da eficiência desses movimentos.

Já as lesões do pescoço, parte superior das costas e escápulas podem melhorar a estabilidade e a dissociação das mesmas em relação aos ombros, aumentando a mobilidade do movimento em movimentos como a rotação externa, graças aos muitos exercícios de Pilates que potencializam essas ações.

O segredo da dor nas costas causado muitas vezes pela mobilidade excessiva e descontrolada, pode ser melhorada graças a um aumento da mobilidade do quadril e potencializando o padrão de movimento de flexão (Squats – Double Leg Stretch), reduzindo o uso excessivo de flexão na região lombar, dando equilíbrio aos arcos do corpo com a estabilidade e mobilidade dos CORES.

Rafael Jaque (Chile)

Encontro de Pilates Profissional - 6º palestrante - Rafael Jaque

Rafael atua hoje como Diretor no Centro Zen Pilates, no Chile. É também Diretor do Pilates Group na Sociedade Chilena de Pilates. Formação em Pilates Master com Lolita San Miguel, discípula direta de Joseph Pilates. É professor certificado de Pilates pela P.M.A.® (Pilates Method Alliance).Tem USREPS (U.S.A. Registry of exercise professional™) e CREP™. Além disso, Rafael é representante oficial da Kauffer Pilates no Chile!

  • No EPP® 2018, Rafael vai compartilhar conosco seu conhecimento com o tema: Mobilidade de coluna e força no Step Chair.

Segue um breve detalhamento do tema a ser explorado neste workshop:

Sem dúvida, através deste pequeno equipamento, nosso Grande Joseph Pilates conseguiu cobrir todas as necessidades que poderíamos procurar no desenvolvimento de uma sala de aula. A Step Chair, criada para estar em pequenos espaços nos dá infinitas possibilidades de movimento até mesmo na sala de estar de sua casa.

Neste workshop, Rafael Jaque irá explorar a Step Chair no desenvolvimento das qualidades físicas de flexibilidade e força, passando pelos diferentes níveis, básico-intermediário-avançado, revisando os exercícios do aluno e do instrutor, trocando funções e revisando cada detalhe nos movimentos.

Rafael Humanes (Espanha)

Encontro de Pilates Profissional - 7º palestrante - Rafael Humanes

Doutor em Ciências da Atividade Física e Esporte e Mestre em Inovação e Investigação em Ciências da Atividade Física e Esporte pela Universidade de León. Atua hoje como Instrutor e Diretor de Formação para instrutores de Pilates em Matwork e Studio, transmitindo cursos em Madri, León, Lugo, Santiago de Compostela e Gijón.

Rafael tem publicações diversas em eventos internacionais, como o Congresso Internacional da P.M.A.® (Pilates Method Alliance), em 2016.

É autor do livro Pilates: Guía del instructor, lançado em Madri, em Junho de 2014 e conta com mais de 26 cursos e certificados internacionais, nas mais renomadas escolas, como: P.M.A.® (Pilates Method Alliance), Federação Espanhola de Pilates, Universidade de Rioja, Polestar Pilates, Corpora Pilates, Universal Pilates, instruído Rael Isacowitz, Pamela Downey, Fedrih Halvorsen, Marcel Caufriez, Piti Pinsach, entre outros!

  • No EPP® 2018, Rafael vai compartilhar conosco seu conhecimento com o tema: A influência do Quadril na dor lombar crônica.

Segue um breve detalhamento do tema a ser explorado neste workshop:

Você aprenderá com o instrutor a valorizar o ROM (Range Of Movement) desde o quadril a coluna, assim como exercícios e movimentos específicos do Cadillac que fazem com que você ganhe uma boa mobilidade  articular do quadril e a redução de dores.

Muitas pessoas sofrem de dor lombar crônica, em grande parte delas a origem da dor não é na parte inferior das costas, mas sim, na falta de mobilidade do quadril.

Ocasionalmente, o quadril pode resultar em uma articulação com pouca mobilidade, o que pode afetar a área lombar, como uma área hipermóvel, levando esta área a sobrecarga de suas estruturas passivas.

Mauro Busti (Argentina)

Encontro de Pilates Profissional - 8º Palestrante - Mauro Busti

Instrutor de Pilates certificado pela P.M.A.® (Pilates Method Alliance). Professor da segunda geração do método, aluno de Lolita San Miguel, discípula direta de Joseph Pilates. Criador e único responsável pelo evento que congregou as maiores referências de Pilates mundial na América do Sul, pela primeira vez.

Alguns nomes de destaque do Pilates que se reuniram foram: Lolita San Miguel, Mary Bowen, Rael Isacowitz, Kathy Corey, Elizabeth Larkam,Inelia Garcia, Brett Howard, Cara Reeser, Pat Guyton, Lis Settle, Samantha Wood y Michael Miller, David Rosencrans (Director de Gratz Pilates), Ken Endelman (CEO & Founder Balanced Body ®) entre outros. Há mais de 15 anos Mauro estuda e está em constante formação no método Pilates, juntamente destes profissionais reconhecidos mundialmente.

Aproximou a P.M.A.® (Pilates Method Alliance) do seu país e desenvolveu o primeiro programa completo de treinamento e formação de Instrutores em Pilates, de mais de 450 horas, único na Argentina dentro do registro de escolas da P.M.A.®.

Também é pioneiro na constante busca e apoio à devida formação de instrutores de Pilates na Argentina e América Latina.

  • No EPP® 2018, Mauro vai compartilhar conosco seu conhecimento com o tema: O tradicional Ladder Barrel em profundidade.

Segue um breve detalhamento do tema a ser explorado neste workshop:

De todos os equipamentos criados por Joseph Pilates, o Ladder Barrel é um dos menos comentados em questão de exercícios e dicas na aplicabilidade em seu Studio.

O Ladder Barrel é um equipamento que aumenta as possibilidades de exercícios dentro dos estudos de Pilates e  muitos instrutores e alunos apenas utilizam o Barrel para exercícios específicos ou simplesmente alongamentos.

Neste seminário, você aprenderá a sequência original do Pilates Barrel em sua ordem e níveis corretos para aproveitar ao máximo essa ferramenta, tanto em suas próprias aulas quanto com seus alunos.

Programação do EPP 2018

O evento este ano tem a programação dividida em 4 grupos distintos. São eles:

Grupo Norte – EPP 2018

Encontro de Pilates Profissional - Grupo Norte

 

Clicando nesta imagem, você será redirecionado para o site onde pode adquirir ingresso para este grupo.

Grupo Sul – EPP 2018

Encontro de Pilates Profissional - Grupo Sul

 

Clicando nesta imagem, você será redirecionado para o site onde pode adquirir ingresso para este grupo.

Grupo Leste – EPP 2018

Encontro de Pilates Profissional - Grupo Leste

 

Clicando nesta imagem, você será redirecionado para o site onde pode adquirir ingresso para este grupo.

Grupo Oeste – EPP 2018

Encontro de Pilates Profissional - Grupo Oeste

 

Clicando nesta imagem, você será redirecionado para o site onde pode adquirir ingresso para este grupo.

Comprar ingresso para o 4º Encontro de Pilates Profissional

Quer participar do evento de Pilates mais esperado do sul do Brasil? Acesse o site www.pilatesprofissional.com.br, escolha seu grupo e faça sua compra.

Os ingressos podem ser parcelados no cartão de crédito, em até 12 vezes, ou no boleto bancário.

Acompanhe o EPP 2018 nas redes sociais

Quer ficar por dentro do que acontece no evento? Acompanhe tudo pelas redes sociais! Acesse o Facebook do EPP 2018 ou o Instagram do EPP 2018 pra trocar uma ideia com outros participantes e interessados! Ou ainda, confirme presença no evento que criamos no Facebook!

E aí, vai perder essa chance de adquirir conhecimento, trocar informações e conhecer uma cidade linda como Florianópolis?

Leia mais:

Cursos de pilates para fisioterapeutas

INS ou EX? Uma reflexão sobre a respiração no Pilates

Onde encontrar bons profissionais para o seu estúdio?

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.