Pilates para escoliose

Vamos dar início ao nosso texto falando um pouco de um mal que assola a civilização moderna, que vive em função de pequenos botões e sofre cada vez mais com o ANALFABETISMO MOTOR, gerando grades problemas para a coluna vertebral e um desses males é a ESCOLIOSE, que leva a uma deformação da coluna em (C) ou em (S) gerando muita dor e em longo prazo acarretando grandes problemas posturais limitando a vida produtiva de grande parte da população, principalmente do sexo feminino.

A ESCOLIOSE é uma patologia da coluna que pode também atingir pessoas adultas por excesso de carga, sobrepeso ou má postura.

A ESCOLIOSE é um problema que afeta principalmente crianças e adolescentes com idades entre 8 e 18 anos afetando consideravelmente o crescimento saudável.

ENCONTRAMOS 04 TIPOS DE ESCOLIOSE

Estrutural – é acompanhada pela rotação das vértebras, o indivíduo perde mobilidade, flexibilidade e inclinação.

Funcional – ela não é estruturada, não acompanha a rotação das vértebras, a coluna é mais flexível, realizando os movimentos de inclinação.

É mais fácil corrigir e os exercícios do Pilates podem ajudar na reversão da curvatura.

Curvatura primária – é conhecida como a primeira curva que surge tendo um formato de (C) é mais leve e normalmente ocorre na região torácica.

Curvatura secundária – ocorre logo após da curvatura primaria, fazendo uma compensação na direção inversa formando um (S) é uma forma que o organismo lança mão para tentar manter a organização corporal e o alinhamento da cabeça.

Com a evolução do quadro clinico maior é o risco de rotação das vértebras e maior possibilidade de alteração cardiopulmonar, alterando o volume da reserva inspiratória e expiratória. 

GRAUS DA ESCOLIOSE

10° – Normal – não precisa de tratamento, mas já requer uma atenção.

20° – Escoliose leve – o tratamento pode ser conservador que consiste em todas as medidas clínicas que podem ser usadas. A prática do Pilates é indicada por trazer o indivíduo para uma melhor organização corporal fortalecendo e alongando a musculatura.

Muitos consultórios médicos e de fisioterapia indicam a prática do método.

20° a 40° – Escoliose moderada – tratamento conservador e pode ser indicado um colete. A atividade física tem que ser analisada pelo médico ortopedista. 

40° a 50° – Escoliose grave – a cirurgia é o mais indicado.

Sabemos que cerca de 85% da população mundial com idade entre 25 a 65 anos, sofre de algum problema de coluna e os outros 15% tem grande chance de sofrer.

Seguindo este raciocínio, muitas destas pessoas que integram os 85% vem cada vez mais encontrando no método Pilates uma boa alternativa para seus problemas posturais, que com o passar dos anos, aparecem de forma sorrateira e dolorosa, agravando toda estrutura da coluna.

A ESCOLIOSE tem o seu pico na puberdade, entre os 09 e 18 anos de idade. Pais e professores de Educação Física de escolas poderiam ajudar a diagnosticar, observando a má postura das crianças e adolescentes que na maioria das vezes são adquiridos com hábitos caseiros.

Um dos acessórios mais utilizados para tratamento da ESCOLIOSE no método Pilates e também o mais conhecido é a BOLA SUÍÇA.

Ela é desafiadora devido à instabilidade, exige maior organização corporal é associada com exercícios de forma simétrica (harmônicos). A coordenação e o equilíbrio serão necessários e podem ser somados com trabalho de mobilidade e força.

Com aproximadamente 20 aulas 2x por semana os pacientes relatam a diminuição do quadro de dor e já conseguimos visualizar uma melhora na postura. Com isso o paciente fica motivado e o profissional pode dar continuidade aos trabalhos individualizados ou em grupo de no máximo 03 pessoas.

Outro objetivo do método Pilates é estabilizar o quadro clinico evitando que essa deformidade continue, melhorando a consciência corporal, flexibilidade e força em toda a funcionalidade da coluna nas tarefas diárias.

CONCLUSÃO

A escoliose é uma patologia que pode causar muita dor, o Pilates vem de encontro para fortalecer e alongar de forma consciente e dinâmica melhorando o quadro clinico e a vida de todos envolvidos.

Segue dicas de exercícios com a BOLA SUÍÇA que poderá ajudar no tratamento.

É uma forma lúdica de trabalhar a coluna levando o indivíduo a um novo despertar do corpo.

 

EXERCÍCIOS PARA ESCOLIOSE COM BOLA SUÍÇA

EXERCÍCIOS POSTURAIS

Fortalecimento de abdômen na flexão de coluna:

  • EXERCÍCIO 1 – ABDOMINAL CURTO

Objetivo desse exercício é fortalecer a musculatura do abdômen, aprender como tirar a cabeça do chão e ajudar a aliviar as dores das costas.

Tente não usar as mãos para levantar à cabeça a força fica concentrada no abdômen mantenha a pelve neutra.

  1. Deite de costas no chão com as pernas flexionadas e apoiada em cima da bola.
  2. Leve as mãos de encontro com a parte posterior do pescoço deixando os cotovelos apontados para os lados.
  3. Inspire pelo nariz para preparar o movimento levando o olhar para o umbigo, mantendo as escapulas ligeiramente apoiadas no chão.
  4. Expire pela boca e faça uma flexão maior do tronco tirando a base da escapula do chão.
  5. Repita esse movimento de 8 a 10 vezes.
  • EXERCÍCIO 2 – VARIAÇÃO DO ABDOMEN CURTO

Objetivo desse exercício é intensificar o trabalho do abdome fazendo com que a curvatura da coluna se assemelhe como uma meia lua.

Tente manter os ísquios e os pés bem apoiados no chão com os joelhos flexionados.

  1. Sentado em uma superfície plana com as pernas flexionadas e ligeiramente afastadas segure a bola com as mãos mantendo os braços ligeiramente flexionados, na flexão de coluna leve a bola em direção ao tornozelo o olhar fica direcionado para o umbigo.
  2. Inspire e expire levando o tronco para trás em um rolamento até apoia parte da região sacro lombar a bola fica apoiada nos joelhos.
  3. Repita de 6 a 8 vezes.

Observação mantenha o alinhamento dos ombros e da pelve.

Fortalecimento das costas em extensão de coluna:

  • EXERCÍCIO 3 –  CISNE PARTINDO DA PRANCHA

Objetivo é manter uma boa extensão do tronco para melhor alinhamento da coluna.

  1. Suba na bola mantenha os ombros organizados, cotovelos destravados com os pés apoiados no chão e as mãos na bola.
  2. Com joelhos estendidos acione glúteos e para vertebrais, mantendo as coxa, pelve e umbigo apoiados na bola.
  3. Inspire descarregando peso nos dedos dos pés expire na extensão de coluna levantando a cabeça para trás e tirando o umbigo da bola simultaneamente fazendo uma extensão dos cotovelos aumentando a amplitude da extensão da coluna.
  4. Retorne para o movimento inicial e repita de 8 a 10 vezes.

Importante manter uma boa descarga de peso nos membros inferiores e superiores com a pelve apoiada na bola e uma boa organização do ombros.

  • EXERCÍCIO 4 – VARIAÇÃO DO CISNE MERGULHO

Objetivo é manter uma boa extensão do tronco para melhor alinhamento da coluna.

Siga todas as orientações do exercício anterior mantendo a extensão dos braços a frente do corpo paralelo com o chão, palmas das mãos voltadas para dentro sem apoio das mãos na bola.

Chegando no ponto maior de extensão sem o apoio das mãos na bola relaxe o corpo totalmente sobre a bola simultaneamente as pernas deverão flexionar mantendo o apoio dos pés e levando as mãos para o chão.

  • EXERCÍCIO 5 – ALONGAMENTO LATERAL

Objetivo é alongar cadeia lateral mobilizando a coluna

  1. Ajoelhe ao lado da bola mantendo-a o mais próximo possível do seu corpo.
  2. Joelho direito apoiado no chão e perna esquerda estendida ao lado.
  3. Com a mão direita apoiada sobre a bola e o cotovelo flexionado, inspire pelo nariz para preparar o movimento e expire suavemente levando a mão direita que está apoiada sobre bola, em direção ao chão fazendo um inclinação lateral para direita, apoiando totalmente o lado direito do corpo na bola.
  4. Simultaneamente estenda o cotovelo/braço esquerdo sobre a orelha esquerda acompanhando a inclinação do corpo e fazendo uma pequena rotação do tronco para trás levando o peito em direção ao teto.
  5. Retorne para o movimento inicial e repita de 8 a 10 vezes.
  • EXERCÍCIO 6 – SEREIA

Objetivo fortalecimento de oblíquos com mobilidade da região torácica e alongamento de coluna.

  1. Sentado na bola com os ísquios bem apoiados, coluna neutra mantendo bom alongamento axial.
  2. Membros inferiores flexionados, pés apoiados no chão com uma boa descarga de peso.
  3. Partindo da coluna neutra inspire pelo nariz e expire pela boca incline o tronco para a direita mantendo o braço direito estendido levando a mão em direção ao solo, braço esquerdo flexionado cotovelo apontado para fora, mão esquerda apoiada na nuca,
  4. Retorne para o movimento inicial e repita de 6 a 8 vezes e troque de lado.
  • EXERCÍCIO 7 – MESINHA

Objetivo fortalecimento de glúteos, ísquios, musculatura das costas e mobilidade de coluna.

  1. Sentado na bola com os ísquios bem apoiados, coluna neutra mantendo bom alongamento axial.
  2. Membros inferiores flexionados, pés apoiados no chão com uma boa descarga de peso na metade do metatarso.
  3. Caminhe para frente fazendo simultaneamente uma flexão de coluna levando o olhar em direção ao umbigo, braços relaxados até apoiar as escapulas, pescoço e cabeça na bola fazendo uma mesinha com o corpo.
  4. Faça uma flexão de quadril (agachamento) levando o glúteo em direção ao solo, estenda o quadril voltando para a mesinha por 03 vezes, na 4ª volte para a posição inicial.
  5. Repita de 4 à 6 vezes.
  • EXERCÍCIO 8 – PONTE

Objetivo Mobilidade de coluna, ativação da casa de força, fortalecimento de ísquios, glúteos e costas.

  1. Deitado no chão decúbito dorsal, pés seguido dos dedos totalmente apoiados na bola, com flexão de joelhos e quadril, braços ao longo do corpo e palma das mãos apoiadas no chão.
  2. Descarregue peso nos pés mantendo todo o apoio.
  3. Eleve a pelve tirando vértebra por vértebra do chão mantendo uma boa ativação do abdômen, glúteo e extensão de quadril.
  4. Volte a posição inicial lentamente e repita de 4 à 6 vezes.
  • EXERCÍCIO 9 – RELAXAMENTO NA BOLA

Objetivo é relaxar o corpo.

  1. Deite de barriga para baixo (decúbito ventral) sobre a bola apoiando pelve, abdômen, peito e lateral do rosto.
  2. Pés e mãos apoiados no chão.
  3. Balance o corpo para frente para trás descarregando todo peso sobre a bola sem perder o contato dos pés e mão com o chão.
  4. Repita de 08 a 10 vezes e troque a posição do rosto.

 

Sérgio Borges - Pure Pilates

Sérgio Borges

Educador físico (FIG) com extensão em fundamentos biomecânicos do movimento humano (USP) e pós-graduação em Pilates pela Universidade Gama Filho. 

Sócio da academia Rush Sport, UniftPilates e da Pure Pilates StudioSérgio atua há mais de 35 anos como empresário no ramo de academias, 22 anos nos estudos do método Mat Pilates, 18 anos ministrando cursos e trabalhando com Pilates, além do forte envolvimento com a área da dança no estado de São Paulo.

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.