evite inadimplência no seu studio de pilates

Em tempos de recessão econômica, a inadimplência dos clientes é um grande pesadelo para todas as empresas, em especial as de pequeno e médio porte. Esse problema pode virar uma bola de neve em um studio de pilates, que pode ficar com o caixa comprometido. Por isso, este é um tema que requer muita atenção para que você também não entre para as estatísticas. 

Segundo dados do Indicador de Inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o número de pessoas endividadas em 2018 subiu 4,41% em comparação com o ano anterior e já afeta um número recorde de mais de 63 milhões de pessoas em 2019.

Então o que fazer para evitar a inadimplência dos alunos em seu studio de pilates? Confira algumas dicas preciosas!

Manter bom relacionamento

Ter uma boa relação com seus alunos é um fator muito importante para evitar a inadimplência. Quando se nutre um bom relacionamento, o cliente terá mais cuidado para evitar atrasos no pagamento para evitar possíveis constrangimentos. Com uma relação mais estreita, também fica mais fácil cobrar quando necessário.

Faça um contrato

Sempre faça contratos com seus alunos. Dessa forma, ficam assegurados os termos de cobrança em caso de inadimplência, como estabelecer multa e juros em caso de atraso e prazos para regularizar o débito. Caso seja necessário entrar com uma cobrança judicial, o contrato também é uma garantia para o dono do studio de pilates.

Acompanhe seus recebimentos

Acompanhe diariamente a parte financeira do seu studio de pilates, prestando especial atenção aos recebimentos. Dessa forma, você poderá detectar os problemas de inadimplência antes que eles se tornem uma grande dor de cabeça.

Ofereça opções de pagamento

Tente facilitar ao máximo o pagamento do seu aluno. Variando as opções de formas de pagamento, o seu cliente terá menos desculpas para não honrar o compromisso. Tente oferecer desconto para pagamentos à vista, por exemplo.

Lembrando que é sempre importante ficar atento para determinados métodos de pagamento, como cheques e boletos. Apesar de serem boas opções para quem não tem acesso a cartão de crédito, são métodos de pagamento que de certa forma facilitam o não pagamento.

Uma ajuda para os esquecidos

Não é incomum que as pessoas esqueçam de pagar contas que não sejam essenciais como água e luz. Por isso, uma saída interessante é pensar em uma forma de fazer um lembrete para os alunos com a aproximação do vencimento da mensalidade.

Neste caso, vale consultar os alunos para saber se eles querem receber essas notificações, que podem ser feitas por aplicativos de mensagem, SMS ou e-mail, por exemplo. Dessa forma, evita-se constrangimento e eventuais desgastes no seu relacionamento.

Saber cobrar e ser flexível para negociar

Inevitavelmente esta situação acontecerá, então esteja preparado para poder cobrar seus alunos inadimplentes. Neste momento, é importantíssimo cuidar com a abordagem para evitar perder o cliente.

Se coloque no lugar do aluno e tente entender o motivo da falta de pagamento. Além disso, seja flexível para negociar o pagamento dos valores em atraso para evitar que a cobrança se arraste ou tenha que chegar a uma cobrança judicial.

Conclusão

O mais importante para evitar que a inadimplência dos seus alunos se torne um problema para você é agir com antecipação. Seguindo essas dicas, você pode reduzir ao máximo o problema da falta de pagamentos.

É sempre importante ter em mente que provavelmente ninguém quer passar pelo constrangimento de ter que ser cobrado, por isso empatia é sempre importante para resolver a questão sem perder o aluno. No entanto, pense sempre no seu negócio em primeiro lugar.

Aproveite e conte pra gente nos comentários se já teve que passar por alguma situação desagradável por conta de inadimplência e como resolveu!

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