como fazer vídeos para instagram

Vídeos são um dos tipos de conteúdo mais interessantes para as redes sociais e ganharam um valor ainda maior após a criação do IGTV no Instagram, rede social mais em alta do momento. Afinal, com eles é possível passar muito mais informação do que com imagens estáticas, ainda mais quando o assunto é método Pilates. No entanto, pouca gente sabe como fazer vídeos com boa qualidade para se destacar dos demais.

Por isso, separamos algumas dicas bem fáceis de se seguir para melhorar a qualidade técnica do seu material, elevando a qualidade dos seus feeds nas redes sociais e chamando mais atenção dos seus clientes. Depois de ler as dicas a seguir, você aprenderá como fazer vídeos do jeito certo e os resultados virão.

Iluminação

Um dos fatores que mais influenciam na qualidade dos vídeos é a iluminação. É importante lembrar, por exemplo, que não é só a falta de luz que pode atrapalhar. Afinal, filmar diretamente sob o sol também pode ter um resultado desastroso pelo excesso de brilho.

Quando for filmar em locais fechados, tente aproveitar a luz natural abrindo janelas para ter uma luz mais suave e uniforme. Se preciso, você pode usar alguma luz direcionada para compensar a iluminação e deixar mais uniforme.

Quando filmar em locais ao ar livre, evite locais que fiquem diretamente debaixo do sol, pois a luz pode ficar muito estourada. Também evite filmar contra a luz, a não ser que se deseje o efeito de silhueta.

Enquadramento

Pense na composição do quadro antes de filmar. Evite filmar com um enquadramento muito aberto, ainda mais quando há objetos ou outras coisas no ambiente que possam distrair quem vai assistir ao seu conteúdo.

Colocar o rosto centralizado no quadro é um erro muito comum, que deixa a imagem muito desequilibrada. Quando filmar alguém falando diretamente para a câmera, tente imaginar uma margem de quatro dedos acima da cabeça da pessoa para definir o enquadramento. Assim, a pessoa preencherá o centro da imagem.

Estabilidade

Para evitar aqueles vídeos tremidos que às vezes chegam a ser irritantes, procure apoiar o celular ou câmera em uma superfície fixa e estável. Uma boa dica é buscar um tripé (existem modelos desde aqueles pequenos, que podem ser usados como alça para ter mais controle da câmera até aqueles que ficam parados no chão, ideais para conteúdos mais longos).

Áudio

Sempre tente gravar os vídeos em locais com pouco barulho ambiente para melhor compreensão do conteúdo, principalmente quando não se utiliza um microfone externo. Também é interessante observar se o local escolhido também não produz muito eco, que também pode atrapalhar o entendimento da fala.

Edição

Há inúmeras opções, entre apps, softwares para computador e sites, para fazer edições nos seus vídeos antes da publicação. InShot, KineMaster e WeVideo são apenas alguns exemplos. Outro recurso interessante para mostrar a execução de movimentos é o Boomerang, recurso do Instagram que também tem seu app próprio.

Percebeu como fazer vídeos para suas redes sociais não é tão complicado? Seguindo essas dicas infalíveis, seu material vai se destacar e os resultados virão. Depois vem aqui contar pra gente ou tirar dúvidas nos comentários!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.