agenda cheia

Manter uma agenda cheia o ano todo é um dos maiores desafios dos donos de studio de Pilates. Ao aproveitar ao máximo os horários disponíveis, garantimos que estamos tirando o máximo do studio, maximizando os ganhos em relação aos custos fixos atrelados ao funcionamento do local.

Mantendo a agenda cheia

Como em qualquer outro ramo de negócios, um studio de Pilates tem seus custos fixos, como aluguel, IPTU, contas de água e energia, salário da equipe… Esse custo pouco varia mês a mês, independente de haver apenas uma aula ou dezenas por semana.

Tendo isso em mente, é necessário sempre buscar formas de maximizar a renda sem fazer novos custos, e uma das maneiras mais eficientes de se alcançar isso é buscando ter uma agenda cheia todas as semanas. Assim, você terá o máximo lucro sobre o mesmo custo fixo que já tem.

Mas como manter a agenda cheia o ano todo? Temos algumas dicas para tentar te ajudar com isso!

Saiba o que atrai seus clientes

O primeiro passo para ter agenda cheia o ano todo no seu studio de Pilates é conhecer seus clientes e saber o que os atrai para o seu studio. Converse sempre com seus alunos e tente descobrir o que você oferece que o diferencia da concorrência.

Essa informação é importante para reforçar ainda mais aspectos positivos e ajudar na atração e retenção de novos alunos.

Dessa forma você também pode ter alguns insights de mudanças que podem impactar positivamente na agenda, como alterar horários de atendimento.

Saiba as causas do abandono

Não adianta muita coisa atrair 10 novos alunos por mês se eles entram apenas para cobrir a saída de outros 10 mais antigos que abandonaram seu studio. Por isso, sempre busque os motivos pelos quais os clientes deixam de praticar o método Pilates com você.

Esta etapa é tão importante quanto saber seus pontos positivos, afinal, somente conhecendo seus pontos fracos (que muitas vezes podem ser invisíveis para quem administra o negócio) você poderá implantar mudanças positivas e tentar sanar esses problemas que causam evasão.

Conheça os pontos fortes da concorrência

Outro passo tão importante quanto os anteriores é saber o que a concorrência tem de melhor do que você que pode fazer um potencial cliente decidir por eles e não pelo seu studio de Pilates.

Ter esse benchmark da concorrência pode te ajudar a implementar alguns desses diferenciais ou buscar formas de se renovar a fim de superar esse diferencial competitivo de outros studios.

Overdelivering

Uma vez que o aluno optou pelo seu studio, você deve fazer o máximo para mantê-lo pelo maior tempo possível. Uma das principais estratégias para alcançar esse objetivo é o que chamamos de overdelivering, expressão do inglês que significa entregar além do que é oferecido.

Traduzindo para o bom português, o overdelivering pode ser entendido como entregar a melhor experiência possível, gerando maior valor aos produtos e serviços oferecidos dessa forma.

Neste aspecto, devemos ter atenção redobrada com o bem estar do aluno em todos os seus momentos no studio. Busque superar as expectativas dos seus clientes, oferecendo o melhor atendimento e resultado possível.

Dessa forma, você aumenta a probabilidade não só de permanência do aluno, como também de aumentar o engajamento do mesmo, que pode passar a atuar também como fator de atração ao indicar o seu studio para novos alunos.

Parcerias

Buscar parcerias estratégias com outros profissionais e estabelecimentos da área da saúde também é uma excelente estratégia para manter a agenda cheia. Procure fazer parcerias com profissionais que compartilhem a mesma visão e objetivos, que também tenham um atendimento diferenciado com seus clientes.

É importante que a parceria faça sentido para ambos os lados, seja por alinhamento de visão ou posicionamento, por afinidade dos públicos atendidos ou outros fatores que aproximem os parceiros.

Se você identifica um grande nicho entre a terceira idade, busque um parceria com um geriatra ou gerontologista, por exemplo. Se deseja trabalhar com atletas, procure algum clube ou até esportistas diretamente. Pode ter certeza que o resultado do seu trabalho será muito divulgado quando eles sentirem a diferença do desempenho.

Divulgação

Esteja sempre atento às diferentes possibilidades de divulgação do seu studio de Pilates. A internet abre diversas possibilidades para isso, seja através de marketing de conteúdo ou uma presença mais atuante nas redes sociais.

Não se restrinja, no entanto, apenas à presença virtual. Afinal de contas, o corpo a corpo ainda é uma estratégia muito eficiente. Por isso, tente ter momentos frente a frente com potenciais clientes e fale dos benefícios do método Pilates e dos diferenciais do seu studio sempre que possível. Você, mais que ninguém, deve vestir a camisa do studio!

Conclusão

O segredo para ter uma agenda cheia é um equilíbrio entre retenção dos alunos atuais com a busca por novos alunos. Buscando esses dois objetivos, você poderá ter uma ocupação muito maior no studio de Pilates para maximizar os ganhos.

Às vezes, com a aquisição de muitos novos alunos, pode surgir até a demanda por uma ampliação no horário de atendimento ou, quem sabe, até da abertura de uma nova unidade do studio!

E no seu studio, você consegue manter a agenda cheia durante boa parte do ano? Que estratégias tem utilizado com resultado satisfatório para alcançar esse objetivo? Compartilha com a gente nos comentários!

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