ansiedade

A pandemia do novo coronavírus veio com tudo e afetou radicalmente a vida e rotina de boa parte das pessoas do mundo todo. Quando necessitamos ficar em casa para desacelerar o contágio da covid-19, outros problemas surgem, com reflexos mais perceptíveis sobre a saúde mental. E o maior deles é a ansiedade.

Então como acalmar a mente e cuidar da sua saúde mental em tempos de quarentena? Seguem algumas dicas preciosas que vão te ajudar não só nesse momento, mas também sempre que precisar clarear os pensamentos para enfrentar outras dificuldades ou apenas uma rotina mais estressante.

Como o isolamento gera ansiedade

Para além de todo o problema financeiro causado pela pandemia da covid-19, o principal impacto desse momento é na saúde. E o problema não é apenas para quem contrai o novo coronavírus, já que seus danos se estendem também à saúde mental das pessoas que são tiradas abruptamente de sua rotina.

No momento atual o autônomo está de agenda vazia, o empresário não sabe como pagará seus fornecedores, o trabalhador não sabe se terá emprego até o fim do mês, os idosos estão isolados e as crianças sem aulas. E aí aparece o maior vilão da saúde mental: a ansiedade.

Quando a preocupação com o amanhã não nos deixa pensar claramente no presente, nos tira o sono e nos deixa mais irritados, é preciso buscar caminhos para aliviar toda essa carga mental. Destacamos algumas dicas:

Tenha uma rotina

A quebra da nossa rotina diária é um dos principais fatores de incerteza no momento. A nossa ansiedade dispara, pois não sabemos como será o dia de amanhã. Assim fica difícil pensar no presente e não se preocupar com o que ainda está por vir.

Portanto, tente estabelecer uma rotina na sua quarentena. Quem está trabalhando em home office, por exemplo, pode tentar acordar no mesmo horário que acordaria normalmente e utilizar o tempo que seria gasto com o deslocamento para encaixar alguma atividade mais prazerosa, como ler ou ficar um tempo a mais com a família ou os bichinhos de estimação. Mantenha uma rotina de exercícios em casa, como uma série de Pilates solo.

Mesmo com as restrições atuais, tente ter uma rotina para te garantir alguma previsibilidade sobre o seu dia. Tenha tempo para o trabalho, para exercícios e para coisas que você gosta de fazer. Dessa forma, você sentirá menos o impacto da pandemia.

Reduza a quantidade de informação

Não entenda errado: informação de qualidade é essencial para saber como lidar nesse momento, pois ainda sabemos muito pouco sobre o novo coronavírus. No entanto, somos bombardeados a todo o momento por novas informações, algumas vezes conflitantes (quando não totalmente falsas).

Para manter a saúde mental em dia, tente diminuir o acesso a tanta informação. Evite ficar buscando por novidades o tempo todo, como atualizações dos números de casos na sua região. Tente não se informar pela internet, onde pode se publicar qualquer tipo de conteúdo sem muita responsabilidade, e evite ficar olhando o celular a cada nova notificação.

A estratégia ideial para se atualizar é escolher algumas faixas de horário que prefira se informar e busque fontes confiáveis. Tire um momento para ler o jornal local ou assistir ao telejornal de sua preferência. Ficar o dia inteiro com a TV ligada nos noticiários só fará aumentar sua ansiedade sobre as incertezas do futuro.

Faça coisas que te dão prazer

As regras de isolamento que estão vigorando nas principais cidades brasileiras e também do mundo inevitavelmente te deixarão com mais tempo livre, seja por impedir determinadas atividades da sua rotina ou simplesmente pelo tempo que deixa de ser gasto com deslocamentos diários.

Use esse tempo extra para fazer atividades prazerosas para você. Seja ler aquele livro que você tanto queria, assistir à temporada mais recente da sua série favorita, jogar vídeo-game, brincar com os filhos ou com os bichinhos de estimação, praticar um hobbie, aprimorar alguma habilidade.

As opções são infinitas, busque aquela que mais te dá prazer para compensar os momentos de estresse. Você pode até fazer algo que te dê uma renda extra, como fazer bolos sob encomenda para amigos ou costurar máscaras de pano, já que as industrializadas estão em falta.

Use a tecnologia para diminuir o isolamento

Há inúmeras tecnologias atualmente que permitem que a gente se comunique com quem está longe. As redes sociais ajudam a manter por perto mesmo quem está longe, na sua casa.

Aproveite para conversar com aquele amigo que não vê há mais tempo, faça uma videoconferência com toda a família que mora longe, interaja com seus contatos nas redes sociais. Esse tipo de comunicação pode gerar uma troca de experiências muito positiva e aplacar a falta de companhia.

Medite

Os benefícios milenares da meditação são muito úteis para momentos como esse e se tornam um forte remédio para proteger nossa saúde mental. Com essa técnica ancestral, se desenvolvem habilidades como concentração, organização dos pensamentos, tranquilização e foco no presente.

Existem diversas técnicas de meditação, adaptadas aos mais diferentes níveis, mas caso você nunca tenha feito antes, procure algum áudio de meditação guiada, que ele te mostrará o caminho para iniciar. Você pode encontrar algumas destas meditações no Soundcloud, por exemplo:

Você também pode usar a música como ferramenta de cura. Além de áudios com músicas relaxantes que também podem te ajudar a meditar, uma técnica que está ganhando força é o sound healing, ou cura pelo som. Nele, o terapeuta produz sons em determinadas frequências, que estimulam o cérebro de diferentes formas. Pegue seus fones de ouvido e aprenda um pouco mais sobre a técnica com o terapeuta Richard Elias:

 

Ver essa foto no Instagram

 

[🎧 POST INTERATIVO – UTILIZE FONES DE OUVIDO] ⠀⠀⠀ Já pensou em reduzir drasticamente a ansiedade utilizando uma ferramenta do seu próprio corpo? Então lembre sempre de RESPIRAR FUNDO. ⠀⠀⠀ A essência da vida é a Respiração. Quando aprendemos a respirar com consciência, a nossa vida flui com consciência. ⠀⠀⠀ Para que possamos sermos felizes, realizados, amorosos e saudáveis precisamos aprender a dominar os ciclos da respiração, e então aprenderemos a dominar os grandes ciclos da vida. ⠀⠀⠀ A respiração consciente é a grande chave para que possamos nos tornar mais evoluídos, amorosos e eficazes em tudo que fazemos. ⠀⠀⠀ A respiração consciente desativa uma parte do sistema autônomo do corpo que regula os níveis de liberação de cortisol e adrenalina no corpo, através do sistema instintivo de fuga ou luta (fight or flight mode). Cortisol em excesso é uma química extremamente nociva para a saúde das células, gerando stress, ansiedade, insegurança, medo… ⠀⠀⠀ Então, respirar consciente regula a oxigenação saudável para toda as células, libera químicas benéficas e nutritiva para a saúde do corpo e ainda te mantém conectado com o momento presente, reduzindo energias gastas em excesso com tantos pensamentos e processos mentais acelerados. Aceitando ou não, a maneira como você lida com sua mente diz muito como está a sua saúde a nível integral (físico, mental, emocional e espiritual). Os próximos posts focarei na importância da respiração para nos mantermos leves, firmes, motivados, saudáveis e felizes nesses momentos. ⠀⠀⠀ ✨ Se você curtiu essa dica, envie para para algum amigo que também merece receber essa informação! 🙏🏻

Uma publicação compartilhada por Richard Elias (@codigocristal) em

Terapia on-line

Se você já fazia terapia antes desse período de quarentena, não descuide da sua saúde mental. Caso suas sessões tenham sido canceladas, converse com seu terapeura para tentar viabilizar o atendimento on-line. Assim o profissional garante sua renda mesmo com o fechamento do consultório e você mantém o acompanhamento em dia.

Se você nunca realizou uma sessão de terapia mas sente que está esgotado mentalmente ou com a ansiedade em alta, talvez seja um bom momento para iniciar. Há algumas plataformas para agendamento de atendimentos on-line, como a Vittude.

Tenha um objetivo a longo prazo

Por mais que precisemos nos focar no presente e parar de sofrer com a ansiedade do amanhã, ter um objetivo maior de longo prazo nos ajuda a enxergar a situação de uma forma melhor, buscando oportunidades para conseguir conquistas positivas. Isso nos fará lembrar que, como vários outras situações difíceis que enfrentamos no passado, essa fase também passará.

Imagine como você quer estar daqui a 3 ou 5 anos, quando toda essa questão do coronavírus estiver no passado, e trace planos para chegar nesse objetivo. Com esse horizonte maior, você poderá identificar melhor oportunidades de curto e médio prazo que surgem em momentos de dificuldade.

Seja montar o seu Studio de Pilates, comprar a casa própria ou fazer aquela viagem dos sonhos, tenha firme o pensamento de querer realizar esse objetivo a longo prazo e comece esse caminho agora!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.