A importância de uma boa formação em pilates

Por Jacson Bonafé*

A formação na área de pilates é muito importante para garantir a seus alunos o melhor resultado dos exercícios. Uma das principais certificações internacionais na área é da Pilates Method Alliance (PMA). Você conhece?

Conversei com o diretor de Certificação Internacional da PMA, Ray Infante, sobre as atividades e benefícios da entidade. Quer conhecer um pouco mais do papel da PMA? Vamos lá!

A PMA atende, segundo Ray, a dois propósitos:

1) associação profissional;

2) agência de certificação para professores de pilates, com treinamento abrangente.

A associação profissional foi criada em 2001, reunindo professores de pilates de todo o mundo e criando uma comunidade unida para compartilhar conhecimentos e informações, que estabelecesse a prática do ensino de pilates como uma profissão.

Em 2005, a PMA desenvolveu o programa de certificação em pilates para terceiros e lançou o único exame de certificação para terceiros no mercado. Essa credencial foi criada por meio de consultas com uma vasta gama de especialistas em todos os campos do pilates, e ela serve à comunidade e ao público em geral como validação de que um professor atende aos padrões básicos de segurança e competência.

Para adquirir a certificação, o candidato deve ter formação abrangente em todos os aparelhos e níveis de exercícios de solo, além de ter que passar em um exame com 150 questões de múltipla escolha.

A prova para Professores Certificados em Pilates (CPT) foi criada para medir o nível de habilidade e conhecimento baseados em 450 horas ou mais de aula e estudo.

A Pilates Method Alliance (associação profissional) criou um diretório de escolas, com a ideia de evidenciar instituições que oferecem programas de formação em pilates que atendem aos critérios listados abaixo:

  • A escola deve oferecer um programa de formação completa para professores de pilates de no mínimo de 450 horas. O curso deve ser presencial, programas online não se qualificam;
  • O programa deve incluir avaliação prática de movimento e competências pedagógicas;
  • O diretor do programa deve comprovar o mínimo de 10 anos de experiência ensinando pilates;
  • O diretor do programa deve ser um Professor de Pilates Certificado pela Programa de Certificação PMA (PMA ® Certified Pilates Teacher);
  • O programa deve cumprir com toda a legislação comercial, trabalhista e de propriedade intelectual aplicáveis, como dita o Código de Ética da PMA.

Hoje no Brasil são apenas sete escolas que suprem os critérios exigidos. Elas podem utilizar termos como ”Diploma”, “Certificado de Conclusão” ou apenas “Certificado” para descrever o resultado de seu programa de formação de professores, e não devem utilizar a palavra “Certificação”.

Ainda existem, segundo Ray, cursos que promovem a educação continuada e que proporcionam os CECs (Continuing Education Credits) para revalidação do certificado. Os profissionais certificados pela PMA que buscam essa renovação podem fazer uma petição para aprovar cursos não pré-aprovados, possibilitando assim a expansão do seu leque de opções.

No entanto, vale lembrar que é recomendado fazer a petição para aprovação de um curso antes de atender ao curso efetivamente, pois sempre existe a possibilidade do curso em questão não ser aprovado.

Para 2016, a PMA continuará firmando e expandindo o seu programa de certificação internacionalmente, assim como fomentando adesões à sua associação profissional. Hoje existem PMA CPTs espalhados por dezenas de países, e esse número continua crescendo ano a ano.

Outro plano para 2016 é fazer uso de pesquisas direcionadas aos profissionais de pilates espalhados pelo mundo, a fim de entender melhor o estado atual da indústria no âmbito global.

Agora que você já conhece o papel da PMA, por que não escolher o seu curso de formação com no mínimo 450 horas para que futuramente você possa fazer parte desse seleto grupo de profissionais certificados internacionalmente?

Hoje muitas escolas de pilates proporcionam cursos rápidos, mas elas não podem garantir a qualidade de ensino em apenas um final de semana. Ninguém aprende pilates nesse tempo, não é mesmo? Por isso é importante esclarecer as dificuldades que os profissionais vão encontrar futuramente se fizerem cursos rápidos. Escolha uma profissão e não simplesmente um curso.

Somos bombardeados por cursos de pilates, cabe a nós sabermos filtrar tudo isso para que possamos entrar no mundo do pilates pela porta da frente.

Sempre deixamos claro para nossos alunos: a construção do movimento começa pela base, e a base é a parte mais demorada do nosso conhecimento, portanto a paciência será a chave do sucesso para uma boa formação dentro do Método Pilates.

Leia maisLeia mais
– Prova da Pilates Method Alliance será realizada em Curitiba/PR
– De quem é o pilates?

jacson-bonafe-fisioterapeuta

Por Jacson Bonafé – Fisioterapeuta

Diretor Técnico Jacson Bonafé Escola Formação de Instrutores de Pilates

Instrutor de Pilates – PMA®CPT

www.jacsonbonafe.com.br

 

 

 

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.