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        28 de outubro de 2015

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        5 dicas para a gestão de estúdio de pilates em tempos de crise

        Não dá para negar que as crises constantemente assombram empresários em diversos setores. No geral, seja um segmento tradicional ou em ascensão, a crise não escolhe onde irá se instalar. E quando ela ocorre, o prejuízo acaba sendo grande para quem não está preparado.

        Os estúdios de pilates, por exemplo, mesmo estando em um segmento quase sempre aquecido (saúde e bem-estar), ainda assim não estão isentos de enfrentarem dificuldades. Mas mesmo sendo praticamente inevitável fugir de uma crise, ainda é possível melhorar a gestão de estúdio de pilates e saber lidar com fases ruins.

        Acompanhe a seguir, cinco dicas sobre este assunto e saiba como melhorar a sua gestão de estúdio de pilates em tempos de crise.

        Dicas para uma gestão de estúdio de pilates em épocas de crise

        1. Não espere pela crise

        Se planejar para qualquer crise pode ser uma das melhores ações praticadas por um bom administrador. Assim, para uma efetiva gestão de estúdio de pilates é preciso planejar uma estratégia coerente. Ter um plano B por exemplo, poderá fazer toda a diferença, caso a empresa passe por dificuldades.

        Outra dica importante é não esperar que as negociações esfriem para poder se preparar, pois muitas vezes, em meio a momentos ruins, são tomadas decisões precipitadas e até mesmo irreversíveis.

        1. Controle os gastos

        Os gastos de um estúdio de pilates jamais podem ser maiores do que seus ganhos, e se tratando de uma fase de crise, isso se torna ainda mais importante. Deste modo, o uso rigoroso de um fluxo de caixa é uma das melhores maneiras de estimar situações máximas e mínimas de risco e prever ações necessárias.

        Reduzir custos improdutivos também é essencial nesta fase. O desperdício com energia elétrica, água e até mesmo campanhas de marketing não segmentado também devem ser evitados.

        1. Reconsidere alguns projetos

        Assim como controlar os gastos, a reconsideração de projetos também acaba sendo muito importante para evitar que o estúdio acabe juntando dívidas e se prejudicando.

        Se você pretende reformar seu estúdio ou se mudar para um local maior, por exemplo, este é o momento de reavaliar se esta atividade irá agregar maior valor a atual fase.

        1. Cuide da comunicação

        Seja com sócios, clientes ou até mesmo com os fornecedores, é fundamental gerenciar a comunicação de maneira adequada. Neste caso, é preciso manter as pessoas bem informadas sobre o que afeta o estúdio e quais medidas serão tomadas.

        A comunicação precisa também é ideal para evitar que impactos negativos de informações incertas e rumores possam prejudicar o estúdio.

        1. Atente-se às mudanças do mercado

        Muitas vezes um cenário de crise pode trazer constantes mudanças. Neste caso, um bom administrador deve estar sempre analisando preços, comportamento dos concorrentes e até mesmo possíveis mudanças no perfil dos clientes. Para este último exemplo, é essencial que os empresários se façam as seguintes perguntas:

        • O que tem mudado no perfil de meus clientes com a crise e o que eles mais precisam neste momento?
        • O que meu estúdio pode fazer para atender as necessidades dos clientes nesta atual fase de mercado? (descontos, promoções, opções de pagamento, aulas diferenciadas, programa de fidelidade, são somente alguns exemplos).

        Quanto mais rápida for a resposta do estúdio para as mudanças do mercado, melhor será para planejar as estratégias que permitam restabelecer o negócio.

        No geral, qualquer crise é vista como um prejuízo aos negócios. Por outro lado, são em momentos de dificuldades que os grandes gestores podem se destacar e aproveitar possíveis oportunidades para seus estúdios de pilates.

        Além das dicas citadas acima, vale destacar a importância em ter uma noção de como ficará o setor após a crise e fazer um planejamento em busca de novos clientes, expansão de mercado e até mesmo inovação nos serviços prestados. Desta forma, quando o mercado voltar a melhorar, você estará na frente de muitos concorrentes por ter focado em melhorias de gestão em seu estúdio.

        Gostou das dicas? E você, o que faz para preparar o seu estúdio em tempos de crise? Deixe seu comentário!

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