Origens do pilates

Você já deve ter se perguntado sobre as origens do Pilates, não é mesmo? Nesse post vamos trazer algumas informações sobre como tudo começou! Confira:

Origens do Pilates – A importância da ginástica

A ginástica, enquanto atividade física, tem suas origens na antiguidade, uma vez que os exercícios típicos do esporte já eram desempenhados pelos homens pré-históricos com o intuito de se protegerem de ameaças naturais.

Por volta de 2600 a.C., especialmente em civilizações orientais, os exercícios da ginástica passaram a fazer parte de festividades, jogos e rituais religiosos. Contudo, pode-se dizer que foi na Grécia que a ginástica ganhou grande destaque, se tornando um elemento fundamental para a educação física dos gregos.

Para a maioria dos especialistas, a ginástica atual teve no início do século XIX o seu grande momento, pois foi neste período que surgiram as quatro grandes escolas do esporte (Inglesa, Alemã, Sueca e Francesa) e os principais métodos e aparelhos ginásticos.

Desde então, a modalidade não parou de se desenvolver. Em 23 de julho de 1881 foi fundada a Federação Europeia de Ginástica, entidade que se tornaria posteriormente, em 1921, a atualmente conhecida Federação Internacional de Ginástica (FIG).

Contrologia

De acordo com alguns historiadores, o pai de Joseph Pilates foi um premiado ginasta, e o próprio Joseph alcançou um certo sucesso na modalidade.

Com esta bagagem, ele pôde utilizar alguns exercícios da ginástica e acrobacia para criar a Contrologia, que posteriormente seria conhecida como método Pilates.

A Contrologia pode ser descrita como uma coordenação completa do corpo em conexão com a mente e o espírito. Ela conduz à busca pelo controle total do corpo por meio de repetições apropriadas de exercícios, conseguindo evoluir de forma gradual, progressiva e com ritmo natural comandada pelo nosso subconsciente.

O resultado principal do método é o domínio da mente sobre o corpo.

Esse domínio é amplamente conhecido pelos praticantes quando se descobre, com os exercícios de Pilates, que normalmente não conseguimos executar nem mesmo pequenas quantidades de exercícios, muitas vezes nenhum, com a qualidade proposta pelo criador.

Leia maisLeia mais
– A história do método pilates: conheça o fundador e inspire seus alunos!
– Por que praticar contrologia?

Gostou de saber um pouco mais sobre as origens do pilates e o vínculo do método com a ginástica? Acompanhe semanalmente o nosso blog que sempre traremos informações sobre o pilates para você!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.