Tempo de leitura: 4 minutos
Não dá para negar que as crises constantemente assombram empresários em diversos setores. No geral, seja em um segmento tradicional ou em ascensão, a crise não escolhe onde irá se instalar. E quando ela ocorre, o prejuízo acaba sendo grande para quem não está preparado.
Os estúdios de pilates, por exemplo, mesmo estando em um segmento quase sempre aquecido (saúde e bem-estar), ainda assim não estão isentos de enfrentarem dificuldades.
Mas mesmo sendo praticamente inevitável fugir de uma crise, ainda é possível melhorar a gestão de estúdio de pilates e saber lidar com fases ruins. Acompanhe a seguir cinco dicas sobre este assunto e saiba como melhorar a sua gestão de estúdio de pilates em tempos de crise.
Dicas para uma gestão de estúdio de pilates em tempos de crise
-
Não espere pela crise
Se planejar para qualquer crise pode ser uma das melhores ações praticadas por um bom administrador. Assim, para uma efetiva gestão de um estúdio de pilates, é preciso planejar uma estratégia coerente. Ter um plano B, por exemplo, poderá fazer toda a diferença, caso a empresa passe por dificuldades.
Outra dica importante é não esperar que as negociações esfriem para poder se preparar. Muitas vezes, em meio a momentos ruins, são tomadas decisões precipitadas e até mesmo irreversíveis.
-
Controle os gastos
Os gastos de um estúdio de pilates jamais podem ser maiores do que seus ganhos, e se tratando de uma fase de crise, isso se torna ainda mais importante.
Deste modo, o uso rigoroso de um fluxo de caixa é uma das melhores maneiras de estimar situações máximas e mínimas de risco e prever ações necessárias.
Reduzir custos improdutivos também é essencial nesta fase. O desperdício com energia elétrica, água e até mesmo campanhas de marketing não segmentado, também devem ser evitados.
-
Reconsidere alguns projetos
Assim como controlar os gastos, a reconsideração de projetos também acaba sendo muito importante para evitar que o estúdio acabe juntando dívidas e se prejudicando.
Se você pretende reformar seu estúdio ou se mudar para um local maior, por exemplo, este é o momento de reavaliar se essa atividade irá agregar mais valor à atual fase.
-
Cuide da comunicação
Seja com sócios, clientes ou até mesmo com os fornecedores, é fundamental gerenciar a comunicação de maneira adequada. É preciso manter as pessoas bem informadas sobre o que afeta o estúdio e quais medidas serão tomadas.
Uma comunicação precisa também é importante para evitar que impactos negativos de informações incertas e rumores possam prejudicar o seu estúdio.
-
Atente-se às mudanças do mercado
Muitas vezes, um cenário de crise pode acarretar em constantes mudanças. Um bom administrador deve estar sempre analisando preços, comportamento dos concorrentes e até mesmo possíveis mudanças no perfil dos clientes.
Nesse último ponto, é essencial que os empresários se façam as seguintes perguntas:
- O que tem mudado no perfil de meus clientes com a crise e o que eles mais precisam neste momento?
- O que meu estúdio pode fazer para atender às necessidades dos clientes nesta atual fase de mercado? (descontos, promoções, opções de pagamento, aulas diferenciadas e programa de fidelidade são somente alguns exemplos).
Quanto mais rápida for a resposta do estúdio para as mudanças do mercado, melhor será para planejar estratégias que permitam restabelecer o negócio.
No geral, qualquer crise é vista como um prejuízo aos negócios. Por outro lado, são em momentos de dificuldade que os grandes gestores podem se destacar e aproveitar possíveis oportunidades para seus estúdios de pilates.
Além das dicas citadas acima, é importante também ter uma noção de como ficará o setor após a crise e fazer um planejamento em busca de novos clientes, expansão de mercado e até mesmo inovação nos serviços prestados.
Dessa forma, quando o mercado voltar a melhorar, você estará na frente de muitos concorrentes, por ter focado em melhorias de gestão em seu estúdio.
Leia mais
– Infográfico: Por que investir em um studio de pilates em tempos de crise?
– Como os studios estão reagindo aos impactos da crise
Gostou das dicas? E você, o que faz para preparar o seu estúdio em tempos de crise? Deixe seu comentário!