Termo de Compromisso no Pilates

Na maioria dos estúdios de pilates é comum que a secretária ou o dono dê ao aluno um termo de compromisso no pilates. O que é isso? Nada mais é do que um documento que deverá ser assinado pelo aluno atestando que está de acordo com as regras, que irá respeitar o estúdio de pilates, bem como os horários e o professor.

Às vezes o documento tende a ser ainda mais extenso, contemplando o estúdio inteiro. O termo observa que o aluno tem conhecimento de todos os procedimentos e informações para que, caso ocorra algum problema, o próprio aluno não venha a reclamar ou questionar a conduta do estúdio.

É necessário criar um termo de compromisso no pilates?

Claro que, quando se tem um documento escrito explicando as normas do ambiente, o sistema de faltas e reposições, o que pode e o que não pode, o próprio aluno entende que deve respeitar as normas, pois confirmou estar ciente delas.

Quando um estúdio de pilates não possui um termo de compromisso é possível que haja consequências, principalmente se o aluno não sabe da política de faltas, inadimplência e vestuário. É sempre necessário expor a conduta do lugar para prevenir qualquer tipo de mal-entendido.

Como criar um termo de compromisso no pilates?

Em primeiro lugar é preciso observar como se sucederá a política do pilates em si no que diz respeito à reposição, faltas, mudança de horário, cobrança, vestuário, entre outros assuntos pertinentes.

Você não precisa entregar essas regras a todos os alunos. Apenas deixe à mostra pelo estúdio. Na secretaria e na parede, por exemplo, são bons locais. Essas são estratégias de comprovação de que as regras existem e, portanto, necessitam ser mantidas e respeitadas.

Essas normas e observações precisam ser pertinentes e relevantes, logo, você deve utilizar da objetividade para que a linguagem fique clara. Por exemplo: “O aluno deve justificar antecipadamente a ausência para que possa marcar a reposição. Caso o contrário, a ausência sem justificativa acarretará na impossibilidade de reposição da aula”, ou até mesmo “Em caso de inadimplência, o aluno não terá mais direito ao horário semanal”. É preciso ser direto, objetivo e explícito para não dar margem a interpretações.

E se algum aluno desrespeitar as normas?

Claro que existem exceções. Alguns alunos podem não ter ciência do termo de compromisso por serem novos nas aulas. Entretanto, cabe ao professor mostrar o termo e explicar ou pelo citá-lo.

A partir do momento em que esse aluno, já ciente das regras, as desrespeita, a melhor forma de corrigir para que isso não se repita é autuando, apresentando o erro e pedindo que o fato não ocorra novamente.

Caso seja uma quebra de regras mais grave e constante, a administração do estúdio não tem outra saída a não ser conversar e pedir para que o aluno se retire do estúdio. Afinal, o termo de compromisso deve ser levado a sério, uma vez que está ligado à credibilidade do estúdio de pilates.

Leia maisLeia mais
– Regras para um studio: guia de processos para um bom funcionamento
– A importância de regras dentro do seu studio de pilates

Você já fez um termo de compromisso? Deu certo ou houve algum problema? A Kauffer quer saber! Conte para gente!

 

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.