Vantagens de se abrir um estúdio de pilates

O pilates é uma mistura de ginástica, yoga e ballet, projetado inicialmente para ajudar as pessoas a se recuperarem de lesões. As aulas de pilates têm como base técnicas de conscientização corporal, flexibilidade e fortalecimento muscular.

Abrir um estúdio de pilates é um ótimo investimento: além de ter muitos praticantes famosos, o pilates é uma das atividades físicas que mais cresce no Brasil, atraindo cada vez mais adeptos devido aos seus múltiplos benefícios.

Mas quais as vantagens de se abrir um estúdio de pilates? Fique por dentro no post de hoje!

Mercado em expansão

Segundo a Associação Brasileira de Academias (Acad), existem mais de 30 mil academias espalhadas pelo Brasil, o que correspondeu a um faturamento de cerca de R$ 6,5 milhões para o setor no ano de 2015.

Somos o segundo país em crescimento no mercado fitness, perdendo apenas para os EUA, o que inclui academias, estúdios de dança e estúdios de pilates. Este mercado está aquecido e é apontado como tendência de negócio nos próximos anos.

De olho na saúde

Hoje, mais e mais pessoas procuram ter cuidado com a saúde e também melhorar a aparência. Para isso, é necessário ter uma dieta equilibrada, aumentar a atividade física e, assim, neutralizar os efeitos negativos de um estilo de vida sedentário.

Esta tendência de “olhar-se e sentir-se bem” abriu uma oportunidade de negócio interessante, especialmente para os estúdios de pilates que trazem inúmeros benefícios para a saúde. Entre eles podemos destacar:

  • Pilates melhora a postura: Dor no pescoço, dor nas costas, dor de cabeça, mesmo uma dor de estômago – a maioria das dores pode ocorrer como resultado de uma má postura corporal. No pilates isso é chamado de alinhamento. A má postura ocorre quando os músculos não estão trabalhando de forma eficaz, colocando excesso de pressão sobre um grupo muscular em detrimento de outro. No pilates é possível corrigir a sua postura e colocar menos pressão sobre as articulações sensíveis, como joelhos e quadris.
  • Aumentar a resistência: O pilates é feito em sequências com várias repetições. Nelas o corpo aprende a suportar os exercícios por períodos cada vez mais longos. No início, alguns exercícios podem parecer cansativos, mas trabalhar sobre os movimentos e as sequências permite o aumento da resistência.
  • Mais potência muscular: Os movimentos lentos e deliberados do pilates fortalecem todo o corpo. Por exemplo, o pilates é conhecido por ser particularmente bom em fortalecer os oblíquos abdominais, um grupo de músculos ao lado do estômago, que é normalmente muito difícil de se trabalhar. Também fortalece os músculos das costas, dos braços e das pernas, tornando o corpo muito mais forte.

Que tal abrir uma franquia?

Outro modelo de negócio é a franquia. A franquia é uma oportunidade de abrir um estúdio de pilates contando com suporte administrativo, não só nos aspectos organizacionais, mas também na gestão interna do centro, com base na experiência anterior da empresa franqueada.

Além disso, esse modelo de negócio permite ao empreendedor se beneficiar da imagem de uma marca global.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o lucro de uma franquia nessa área varia de 10% a 15% sobre o faturamento. A ABF orienta que o empreendedor cheque as informações com outros franqueados da rede antes de optar por uma determinada franquia.

O prazo de retorno para microfranquias varia entre 18 e 24 meses e pode chegar a 36 meses para estúdios maiores. O faturamento médio mensal pode chegar a R$ 50 mil e o lucro mensal é de 20% a 60% do faturamento da empresa.

Leia maisLeia mais
– Devo transformar meu studio de pilates em uma franquia?
– Passo a passo para seu studio virar uma franquia de sucesso

Que outros benefícios do pilates você conhece? A Kauffer Pilates quer saber a sua opinião: comente com a gente!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.