no alt text set

Como em qualquer outra profissão, o professor de pilates pode passar por situações difíceis ou até constrangedoras (e engraçadas) perante os alunos no decorrer das atividades em seu estúdio. Cabe a ele, com inteligência, ética e jogo de cintura, contornar a situação e se sair bem, mesmo que seja algo realmente difícil de lidar.

Em conversa com alguns professores de pilates, ficamos sabendo de situações em que eles se viram em uma saia justa. Confira como eles se saíram dessa!

1- Troca de calçados

Pode parecer mentira, mas não é raro um aluno calçar os sapatos ou tênis de um colega na hora de ir embora. Muita distração, não é mesmo? Cabe ao professor, então, entrar em contato e pedir que devolva o calçado no dia seguinte, ou na próxima aula.

Ele também precisa fazer com que o aluno que teve o tênis trocado compreenda, e até leve na esportiva, para não ficar um clima desagradável.

2 – Queda do aparelho

Uma situação bem ruim e que deixa o professor muito sem graça é quando um aluno, por alguma razão, se machuca. Todo cuidado é pouco no momento de praticar os exercícios, e os aparelhos devem ser bem ajustados à altura e peso dos alunos.


professor-de-pilates_saia-justa-no-estudioOs professores devem tomar um cuidado extra para evitar possíveis quedas

3 – Gases intestinais involuntários

Alguns casos relatados que causam uma saia justa sem tamanho são quando os alunos, ao realizarem um exercício de elevação dos membros inferiores ou abdominais, soltam gases involuntariamente. Nesse caso, nem tem muito o que fazer, a não ser disfarçar e ir dar atenção a outro aluno. Mas, que é constrangedor, não há dúvidas.

4 – Vendendo qualidade

Imagine a cena: seu aluno chega e diz que o estúdio da outra rua tem um desconto especial, ou tem um preço bem mais em conta que o seu. Que saia justa, hein!

Nesse caso, o profissionalismo deve se sobressair e você pode argumentar, vendendo qualidade e não o preço. Com ética e criatividade, você consegue reverter a situação e convencer seu cliente de que ele fez a escolha certa se matriculando no seu estúdio.

5 – Dificuldades com os exercícios

Uma saia justa bem corriqueira é a dificuldade que alguns alunos enfrentam com certos exercícios. É comum, durante o alongamento dos membros inferiores, surgirem caretas, gritos ou alunos se contorcendo.

É uma dificuldade que, muitas vezes, acaba em riso. É nesse momento que o professor deve aproveitar para encorajar mais ainda o praticante, fazendo-o vencer suas limitações com coragem e bom humor.

professor-de-pilates-kaufferO professor deve sempre encorajar o praticante e incentivá-lo a vencer as limitações

Leia maisLeia mais
– O manual do bom profissional de pilates
– Por que você deve se importar com a opinião de seus alunos?

E você, já passou por uma saia justa perante os seus alunos de pilates? Como você contornou a situação? Conte-nos a sua experiência e leia mais sobre pilates nos nossos posts.

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.