abrir-estudio-de-pilates-no-final-do-ano

O fim de ano se aproxima, e uma das dúvidas mais comuns entre gestores, neste período, é abrir o estúdio de pilates no final do ano ou não.

No geral, há uma baixa significativa na presença dos alunos devido ao período de férias e feriados, mas será que fechar o estúdio é a melhor opção? Alguns veem este período como uma oportunidade de negócios, já outros sentem-se inseguros e indecisos em relação ao recesso.

Conheça as preferências dos alunos

Sem dúvida, é preciso conversar com seus atuais alunos para conhecer as pretensões deles para o fim de ano. Se a grande maioria pretende viajar, este poderá ser um indicativo de que manter o estúdio aberto pode ser inviável. Por outro lado, se os seus alunos pretendem manter a presença nas aulas, é um indicativo de que vale a pena continuar com o estúdio aberto nesse período.

Contudo, se o seu objetivo é a conquista de novos alunos no final de ano, também é preciso uma análise do comportamento do público do seu negócio, bem como as características do local onde seu estúdio está instalado.

Há cidades que costumam ter um aumento no fluxo de visitantes durante o fim de ano, o que significa uma ótima oportunidade para fechar pacotes diários ou semanais para turistas. Em contrapartida, outros locais costumam perder grande parte do movimento no período de festas.

Obrigações trabalhistas

Se sua empresa conta com profissionais dentro do regime CLT, também é preciso considerar algumas obrigações trabalhistas na hora de decidir por abrir o estúdio de pilates no final do ano. 

Caso opte por férias coletivas, é obrigatório que sejam ao menos dez dias corridos, sendo que em muitas categorias, os dias 25 de dezembro e 1° de janeiro não devem ser contados como dias de férias.

Os dias de folga tirados nas férias coletivas devem descontados das férias individuais de cada profissional. Além disso, as empresas são obrigadas a pagar um terço a mais do salário nas férias coletivas, assim como ocorre nas férias individuais.

Deste modo, se o seu estúdio optar por dez dias de folga no final do ano, ele deverá pagar um terço a mais do salário equivalente a esses dez dias.

Vale destacar que o desconto no banco de horas ou a concessão de uma licença remunerada também são alternativas para dar folga aos seus funcionários sem a necessidade de férias.

Importante: Para obter mais informações sobre as obrigações trabalhistas no período de recesso, vale a pena consultar o contator da sua empresa.

Alternativas flexíveis

Caso o seu estúdio decida por abrir ou manter-se fechado no final de ano, é preciso lembrar de algumas alternativas para que não haja prejuízos tanto para os alunos, quanto para o estúdio e os colaboradores.

Se você decidiu optar pelo recesso, vale a pena avaliar a possibilidade de antecipar as aulas dos alunos. Contudo, é fundamental se organizar para que não haja perda na qualidade das aulas, sobrecarregando o professor.

Por outro lado, se você decidiu abrir o estúdio no final de ano, então poderá optar por horários reduzidos, uma vez que nesse período é comum a baixa de alunos. Desta forma, você permitirá que seus funcionários descansem ao atuarem em escalas mais flexíveis.

Vantagens e Desvantagens

Por fim, para que possamos lhe auxiliar em sua decisão de abrir ou não o estúdio no fim de ano, separamos abaixo algumas vantagens e desvantagens para ambas as decisões. Veja!

Por que abrir o estúdio de Pilates no final de ano?

  • Possibilidade de fidelizar alunos;
  • Oportunidade para conquistar mais alunos, já que muitos estúdios e academias optam pelo recesso;
  • Perspectiva de fechar pacotes menores para turistas (dependendo da localização do estúdio);
  • Aumento de engajamento com atuais alunos.

Por que não abrir o estúdio no final de ano?

  • Possibilidade de queda do movimento, o que pode gerar algum prejuízo para o empresário;
  • Oportunidade para reformar o estúdio e executar as demais estratégias da empresa;
  • Descanso para funcionários, gestores e até mesmo alunos;

Por fim, vale lembrar que se o seu estúdio optar pelo recesso, é importante manter todos os alunos informados por e-mail, redes sociais, telefone e cartazes em locais comuns. Assim, você consegue se programar e deixar seus alunos informados sobre a sua decisão.

Leia maisLeia mais
– Como organizar as aulas do seu studio de pilates
– Vantagens de se estabelecer uma comunicação efetiva com os alunos

Para conferir mais dicas para o seu estúdio, continue acompanhando o nosso blog.

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.