Dicas para aumentar um studio de pilates

Você já abriu o seu studio de pilates, conquistou alunos, tem obtido ótimas recomendações, tem um controle financeiro eficiente e tudo está indo bem, mas chega uma hora em que é preciso definir novas metas e alcançar novos objetivos para não ficar para trás diante da concorrência. Que tal aproveitar o momento para aumentar o seu studio de pilates e ter ainda mais sucesso?

O pilates possui um público cativo, que busca qualidade de vida e bem-estar, diferentemente das academias, em que muitas pessoas priorizam apenas a estética e, quando atingem o objetivo, acabam abandonando a atividade.

No método o aluno sabe que precisará continuar se quiser manter os resultados, deixar de sentir dores, não prejudicar a postura, entre outros benefícios que vão além da estética. Muitos inclusive reclamam do atendimento que receberam nas academias e não querem voltar a ter a mesma experiência.

Essa facilidade em fidelizar alunos, porém, não significa que você não precise investir no crescimento. A concorrência acirrada entre os studios de pilates é uma realidade, e faz com que muitos proprietários baixem os preços das aulas como tentativa de manter alunos e crescer mais.

Esse é um grande erro, já que a valorização do seu negócio não pode se basear apenas no preço. Como vimos, o aluno de pilates é mais fiel e tende a investir mais se gostar do studio.

Lembre-se de que os concorrentes não são apenas os outros studios que oferecem o mesmo serviço que você, mas todas as empresas que atendem às mesmas necessidades que o seu cliente tem e que oferecem aquilo que o satisfaça.

Se o aluno se identificar com uma academia diferenciada, por exemplo, e isso suprir a necessidade dele, ele poderá abandonar o seu studio.

Apesar disso, não há motivo para se preocupar. Com as estratégias certas é possível aumentar a clientela e o lucro do seu studio de pilates. Por isso, preparamos algumas dicas que o ajudarão a alavancar o seu negócio. Confira:

Ofereça outros serviços além do pilates

Além do pilates, que tal oferecer outros serviços aos seus alunos, que não fazem parte do pilates, mas podem complementar as aulas ou que atingir outros objetivos? Veja algumas opções:

Exercícios aeróbicos

Muitos alunos gostam de praticar exercícios aeróbicos para melhorar o condicionamento físico ou emagrecer, por exemplo. Com a instrução dos professores de pilates, o aluno pode fazer caminhadas em esteiras ou pedalar em bicicletas ergométricas antes ou após a sessão, para ampliar os resultados.

Aulas de alongamento

O alongamento é extremamente importante para o aluno de pilates e traz muitos benefícios para a saúde. Crie aulas com esse foco, que podem ter menor duração (20 minutos, por exemplo) e serem feitas em turmas maiores.

Crie ações de marketing criativas

Existem inúmeras ações de marketing que ajudam a aumentar um studio de pilates. Confira algumas ideias:

  • Faça um café da manhã ou da tarde para clientes atuais, antigos e amigos de clientes, para que conheçam o studio e o método;
  • Crie campanhas de indicação entre os alunos já existentes;
  • Promova uma caminhada ou um aulão para coletar informações de futuros interessados em praticar pilates;
  • Frequente eventos e feiras para fazer networking e se atualizar;
  • Ofereça seus serviços como premiação em feiras e eventos;
  • Faça parcerias com outras academias e clínicas de estética ou de fisioterapia, para melhorar o desempenho dos clientes que eles atendem;
  • Faça parcerias para com estabelecimentos de interesse do seu público-alvo, como lojas de produtos orgânicos, de roupas para atividades físicas, etc;
  • Crie planos especiais para os horários de menor movimento;  
  • Crie planos específicos para públicos definidos, como terceira idade ou crianças.

Invista em novos equipamentos

Como você já possui os equipamentos básicos para a prática do pilates, tente inovar e trazer novas opções. Espaldar, Flex Ring, Prancha de molas e acessórios diferenciados, por exemplo, são algumas opções.

Fidelização entre alunos e professores

É importante observar que a fidelização dos alunos geralmente acontece por meio do professor e não do studio. Logo, quando um professor muda de local, o aluno tende a acompanhá-lo. Uma alternativa é contratar professores para os três períodos. No caso de algum sair, você não perde grande parte da clientela.

Alugue o studio para outros instrutores

Outra forma de faturar mais é apostar na locação do espaço para professores que não têm studio próprio. Como a fidelização ocorre entre alunos e professores, o instrutor provavelmente vai trazer antigos alunos para o studio novo e você não perderá a sua clientela. Além de tudo, ele estará contribuindo com um valor para utilizar o espaço.

Analise o público que você está atingindo

Quem é o público do seu studio? Comece avaliando as características parecidas entre os alunos como idade, sexo, onde moram e que tipo de pacote escolhem. Depois, pense porque esse público escolheu o seu studio e não o da concorrência. Ou seja, qual é o seu diferencial?

Vamos supor que o seu diferencial é a qualidade. Nem todo o mundo busca a qualidade como principal fator. Alguns preferem os professores, outros o preço, outros a localidade. Dessa forma, você já tem uma base de onde pode investir mais para superar as expectativas do seu cliente e ultrapassar a concorrência criando um nicho específico.

Descubra as insatisfações dos seus clientes

Por meio do seu cadastro de clientes é possível iniciar pesquisas de opinião para entender os anseios dos seus alunos. As reclamações devem ser sempre bem-vindas, já que elas podem revelar muito sobre o seu serviço.

Vale lembrar que nem todos que estão insatisfeitos reclamam, então você pode estar deixando a desejar em algum ponto sem saber. Incentive seu cliente a fazer reclamações oferecendo um canal de comunicação como um e-mail ou uma caixa de sugestões.

Faça aulas experimentais

Quem não é visto não é lembrado, e nem conhecido! Ofereça aulas experimentais para o seu público-alvo por meio de flyers, e-mail marketing ou incentivando a indicação de quem já é aluno.

Reforme o studio

Quem não gosta de se sentir bem em um ambiente? Talvez seja a hora de reformar o seu studio para atrair mais alunos e agradar os antigos. A decoração de um studio deve dar a ideia de leveza, tranquilidade e sensação de relaxamento.

As cores de pisos e paredes, a iluminação, os móveis e os objetos decorativos devem ser pensados com esse objetivo. Uma dica valiosa é usar espelhos para dar a sensação de amplitude no local. Eles também servem para ajudar a corrigir a postura.

Aposte na identidade visual do studio

Se o seu studio ainda não possui uma identidade visual, está na hora de providenciar. Ela é fundamental para o crescimento do seu negócio. Por meio dela você pode imprimir seus valores e conceitos e fazer com que o consumidor reconheça essas características. Isso forma uma conexão valiosa com o cliente e o transforma em alguém que levará a sua marca adiante, indicando-a para outras pessoas.

Invista no pós-venda

Ter um studio de pilates vai além de matricular alunos, é preciso que eles sejam fidelizados. Muitas empresas “se esquecem” do cliente depois que ele adquire o produto, como se não precisassem mais investir nele.  Pois saiba que conquistar um cliente novo custa muito mais do que manter um cliente já existente. Por essa razão você deve investir em um pós-venda de qualidade.

A comunicação é peça fundamental nesse processo de fidelização. O cliente deve se sentir importante para o studio e você pode lembrá-lo disso por meio de cartões de aniversário ou brindes em datas especiais, por exemplo. Promoções exclusivas para quem já é cliente também são uma forma de demonstrar que ele é fundamental.

Aumentar o seu studio de pilates é um processo tão desafiador quanto a própria abertura, mas com as estratégias certas o crescimento tende a ser espontâneo. Invista sempre em melhorias e evoluções para driblar a concorrência e proporcionar mais bem-estar aos seus alunos.

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