Wall Unit

O Cadillac é um dos mais tradicionais aparelhos de pilates, mas nem sempre cabe em todos os bolsos e espaços. No entanto, existe um outro que permite a execução de boa parte de suas práticas, custa quase a metade do preço, ocupa menos espaço e é muito utilizado em aulas em grupo: o Wall Unit.

Pode-se dizer que ele é uma versão compacta do Cadillac. É fixado no chão e na parede e tem comprimento menor. As únicas práticas do Cadillac que não podem ser executadas no Wall Unit são os exercícios acrobáticos e os que utilizam o trapézio.

Aulas em grupo

Por ocupar menos espaço e ser mais econômico, muitos studios de pilates costumam adquirir não apenas uma unidade do Wall Unit, mas várias por vez. Dessa forma, podem oferecer aos alunos aulas coletivas.

Wall Unit

O fisioterapeuta Jacson Bonafé, que atua com pilates há 15 anos, é um dos adeptos dessa prática. Ele é dono do studio e escola de formação Jacson Bonafé Pilates, e ampliou e modificou seu espaço para a metodologia em grupo. Só de aparelhos Wall Unit, possui quatro unidades.

“Para aulas em grupo, o Wall Unit é com certeza o indicado, pois requer pouco espaço e possui uma versatilidade enorme de movimentos”, assegura.

O profissional diz também que nas aulas em grupo é necessário respeitar o nível de aprendizado e condicionamento individual. Não é recomendado, portanto, que se misture alunos/pacientes de níveis diferentes, pois a condução e organização da aula será prejudicada.

Indicações de uso

De acordo com Bonafé, o aparelho permite a execução de exercícios que exploram a intensidade das molas. É recomendado para trabalhos com membros superiores, inferiores e centro, bem como a união de todos, para que o corpo possa ter um resultado mais uniforme.

“Os princípios do método permitem que essa associação de movimentos possa ser executada com o auxílio das molas. Esse equipamento é bem indicado para isso”, afirma.

Segundo ele, pelo fato de os exercícios praticados no Wall Unit poderem ser executados em uma superfície plana e estável, isso também garante que o praticante possa desafiar o corpo de forma mais segura.

Para incrementar as práticas, outra dica do profissional é o uso do aparelho associado a acessórios. Uma indicação dele é o Flex Ring (ou Magic Circle).

“Como podemos notar, o Wall Unit é um equipamento versátil, e sabendo utilizá-lo de forma segura, os resultados serão surpreendentes”, garante.

Reabilitação e condicionamento físico

Independente de o foco das aulas de pilates ser reabilitação ou condicionamento físico, o aparelho Wall Unit pode ser incluído.

Wall Unit

Bonafé explica que na reabilitação, ele pode ser usado já na primeira fase, o que garantirá um treinamento funcional bem interessante, pois o paciente conseguirá se sentir estabilizado durante a prática.

No condicionamento físico, Bonafé diz que quando o repertório intermediário e avançado do aparelho é empregado, isso permite um grau de exigência em relação ao condicionamento muito mais intensificado.

“As molas poderão facilitar ou dificultar o movimento, dependendo do grau de esforço e concentração que a aula preparada requer”, informa.

Vantagens do Wall Unit sobre outros aparelhos

Bonafé faz um resumo das principais vantagens do Wall Unit em relação a outros equipamentos de pilates:

  • Requer pouco espaço;
  • Tem custo menos elevado;
  • Possui boa versatilidade;
  • Quando há várias unidades, permite a realização de aulas em grupo.

Leia maisLeia mais
– Como saber escolher aparelhos de pilates de qualidade?
– Estúdio de pilates pequeno: saiba como otimizar o seu espaço

E você, já experimentou utilizar o Wall Unit para aulas coletivas? Nos conte sobre a sua experiência.

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.