Pilates e dança

A relação entre pilates e dança é histórica. O método pilates teria feito as suas primeiras aparições em prisões inglesas durante a Primeira Guerra Mundial, quando o seu criador, o alemão Joseph Pilates, foi aprisionado lá. Anos depois, o método ganhou forma e começou a ser descoberto por dançarinos.

Esse encontro entre pilates e dança começou nos anos 1920, quando Joseph, após retornar ao seu país natal, a Alemanha, trabalhou com Rudolf Laban e Hanya Holm, precursores em técnicas de movimento.

Depois, no final da década de 20, Joseph vai para os Estados Unidos e monta um espaço em uma região onde havia muitos studios de dança. Com o passar do tempo, os dançarinos começaram a frequentar o studio dele, buscando no método o fortalecimento muscular e a reabilitação.

A relação foi amplamente benéfica para os dois lados. O contato com os bailarinos ajudou Joseph a aprimorar o método e os dançarinos a se restabelecerem das lesões.

Até hoje o vínculo entre pilates e dança é tão forte que em diversos países do mundo um bailarino tem permissão de ministrar aulas de pilates.

No Brasil, embora apenas aqueles que são formados em fisioterapia ou educação física possam dar aulas de pilates, é comum que muitos desses profissionais tenham passagem pelo ballet.

Studios com pilates e dança

Não é incomum também encontrarmos espaços que oferecem aos alunos pilates e dança. É o caso do studio PARIZ Arte em Dança. O local nasceu como um espaço para dança, mas agora, cinco anos depois, o pilates começou a ser incorporado.

A decisão de aliar as duas modalidades ocorreu quando um dos sócios do studio, Ricardo Braune, que é também bailarino, sofreu uma lesão. Após se recuperar, ele decidiu agregar pilates ao studio, para que bailarinos pudessem desenvolver mais habilidades e utilizar o método na reabilitação.

Já Maria Carolina Lemes, uma das proprietárias do studio Leve Pilates, fez o caminho inverso. Seu espaço, focado no método pilates, com o passar do tempo começou a oferecer também treino funcional e depois dança.

Encontrar uma professora para essa última modalidade foi a tarefa mais fácil. Uma das profissionais de pilates da Leve era também bailarina. Como já havia uma procura pela dança na região, Maria Carolina decidiu abrir o ballet fit, que pode ser feito por qualquer pessoa.

Benefícios para dançarinos

A dança, em especial o ballet, exige do praticante um alto desempenho. Com isso, o aparecimento de lesões acaba acontecendo. A prática do pilates, nesse sentido, pode auxiliar o aluno a prevenir lesões e também a tratá-las, caso necessário.

“O pilates tem um trabalho muito específico com os pés, levando em consideração que eles são a nossa base. É uma parte do corpo que requer atenção especial. O pilates tem esse trabalho de correção de marcha”, explica Maria Carolina.

Ela diz que em seu studio, essa correção é complementada pela educação do movimento, que ocorre nas aulas de ballet fit.

Assim como Maria Carolina, Braune também enxerga muitos benefícios na relação entre pilates e dança. Ele diz que o método ajuda muito a desenvolver o físico dos bailarinos, proporcionando melhor performance deles em sala de aula e no palco.

“Tenho feito o pilates como aluno há algum tempo e acredito ser realmente muito válido a todos, tanto na parte de recuperação como de condicionamento, e isso foi o que mais me motivou a colocar o studio de pilates em nossa escola”, afirma ele.

Em seu espaço, os bailarinos que aderem às aulas de pilates contam com o acompanhamento personalizado de uma fisioterapeuta especializada em dança. No entanto, o pilates lá não é restrito apenas aos dançarinos. As pessoas podem ir ao espaço também só para fazer pilates, se desejarem.

Vantagens de ter um espaço com pilates e dança

Se você, assim como Braune, é dono de uma escola de dança e quer incorporar o pilates ao espaço, ou então é como Maria Carolina, que tem um studio de pilates e quer agregar a modalidade de dança, você tem muitos motivos para isso. Veja alguns deles:

  • Possibilidade de planos-casados: os seus alunos da modalidade principal, se desejarem praticar as duas, podem aderir a um plano com um valor diferenciado do que seria se fizessem cada uma separadamente. Isso será um incentivo para que queiram fazer pilates e dança;
  • Novos alunos: agregando uma das modalidades a principal, você está oferecendo também mais uma opção de atividade às pessoas. Então, além dos alunos que fizerem as duas, você também pode atrair novos, que não tinham interesse em sua atividade principal, mas têm na nova. Isso aumentará o seu faturamento.
  • Aproveitamento do marketing: os seus custos com divulgação não precisam aumentar com a inclusão do pilates ou da dança ao seu espaço. Você pode produzir os mesmos materiais, mas incluindo a nova modalidade.
  • Aproveitamento de professores: há muitos profissionais de pilates que são também bailarinos. Se um professor do seu espaço é um profissional das duas modalidades, talvez não haja a necessidade de uma nova contratação.
  • Fidelização dos alunos: quanto mais possibilidades você oferecer aos seus alunos, maiores serão as chances de eles permanecerem com você. Praticando mais atividades, eles permanecerão mais tempo em seu espaço, fortalecendo o vínculo com o studio.

Essas foram só algumas das vantagens de oferecer pilates e dança no mesmo espaço, mas é claro que existem muitas outras.

As duas modalidades têm princípios semelhantes, como movimento, fluidez e equilíbrio. Certamente, ter as duas em um studio proporcionará aos alunos uma experiência única. Experimente!

Leia maisLeia mais
– Conheça a história do método pilates e inspire seus alunos
– De quem é o pilates?

E você, o que acha da combinação entre pilates e dança? Deixe a sua opinião nos comentários!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.