Conta bancária para estúdio de pilates

Administrar bem as finanças de um estúdio de pilates é fundamental para a saúde da empresa. Para isso, um ponto importante é a separação entre as receitas e despesas do negócio e os gastos pessoais do proprietário. Se eles se misturam, o empreendedor acaba perdendo o controle.

A melhor forma de fazer essa divisão é por meio de uma conta bancária separada para o estúdio de pilates. Ela permite que você consiga visualizar exatamente o que entra e o que sai, e dessa maneira você pode se organizar financeiramente, controlando os gastos.

Para abrir uma conta empresarial (jurídica) para o estúdio de pilates, é necessário que você seja formalizado como MEI ou Pessoa Jurídica. Caso não seja, a possibilidade seria abrir uma conta como Pessoa Física só para o estúdio, separada da que você possui para movimentações pessoais.

Outras vantagens da conta

Além de permitir que você tenha um controle financeiro sobre as movimentações do seu estúdio de pilates, há outras vantagens em ter uma conta bancária para ele:

  • Crédito bancário facilitado

No caso de contas jurídicas, há a grande vantagem do crédito bancário. Instituições financeiras liberam mais crédito para empresas do que para pessoas físicas, e a taxas menores.

Esse pode ser um fator importante a se considerar se você está precisando de dinheiro para investir na abertura ou expansão do seu estúdio ou necessita de capital de giro.

  • Serviços mais específicos para empresa

Abrindo uma conta jurídica para o seu estúdio de pilates você tem acesso a pacotes de serviços bancários mais específicos para a necessidade de uma empresa, como por exemplo o pagamento automatizado de funcionários.

A diversidade de serviços varia conforme o banco. Os valores das tarifas deles variam muito também. Uma pesquisa do jornal O Globo de 2014 detectou uma diferença de até 938%. Então pesquise bastante e analise a relação custo x benefício.

  • Evitar problemas com a Receita Federal

Se você mantiver uma mesma conta para as suas despesas pessoais e para as operações financeiras do estúdio de pilates, pode ter dificuldades na hora da declaração do imposto de renda.

Com tantas movimentações misturadas, ficará difícil para separar o que é referente ao estúdio e o que não é. De acordo com o princípio contábil da entidade, o seu patrimônio é uma coisa e o da empresa é outra. Devem então ser declarados separadamente.

É recomendação da própria Receita Federal que o empresário abra uma conta jurídica para a empresa. É a melhor forma de evitar problemas com o Fisco.

Dicas

Se você resolveu que vai abrir uma conta jurídica para o seu estúdio de pilates, vamos te dar algumas dicas:

  • Bancos pequenos – Em bancos menores você pagará taxas de manutenção mais baixas do que em grandes bancos. Em alguns casos, a taxa nem é cobrada. Algumas opções são: Agipag, Banco Inter, Banco Neon.
  • Cooperativas de crédito – Uma outra alternativa são as cooperativas de crédito. São associações com o objetivo de ajuda mútua nas quais os correntistas são associados, em vez de clientes. Elas também oferecem taxas de manutenção mais baixas. Algumas opções são: Sicredi e Sicoob.
  • Não assine o contrato sem ler – Quando for assinar o contrato com o banco, leia atentamente o que está escrito. Confira se realmente é o contrato de uma conta jurídica e se tudo está de acordo, para não ter dores de cabeça depois.

Leia maisLeia mais
– Como montar um studio de pilates como MEI?
– Vantagens de abrir um studio como PJ

E você, o que acha da ideia de abrir uma conta bancária separada para o estúdio de pilates? Comente aqui a sua opinião!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.