no alt text set

Direcionar as atividades do studio de pilates para um nicho específico é uma estratégia interessante. Você já pensou, por exemplo, em focar no pilates em família? A vantagem desse segmento em relação aos outros é que, em vez de atrair os alunos um por um, você atrai um pequeno grupo de uma vez.

Se a ideia te interessou, leia este post e conheça um pouco mais sobre esse público.

Benefícios do pilates em família

Para os praticantes, realizar o pilates em família é muito vantajoso. Ao menos, é nisso o que acredita a fisioterapeuta e profissional de pilates Carla Coelho, dona do studio Carla Coelho Pilates, que trabalha com o segmento.

Os principais benefícios, de acordo com ela, são:

  • Tempo em família

Devido a inúmeras atividades diárias que cada membro da família possui, torna-se cada vez mais difícil haver momentos de lazer com todos juntos.

O pilates, que é uma prática que possui uma regularidade de aulas, possibilita que a família passe mais tempo junta e com certa constância, ficando assim mais unida.

  • Aulas com mais motivação

Com todos praticando uma atividade física juntos as sessões se tornam mais prazerosas. O interesse aumenta aula a aula e a família vai ganhando qualidade de vida junta, tornando o hábito saudável um estilo de vida.

  • Diversão em família

As aulas em família costumam ser bastante divertidas, de acordo com Carla. Há exercícios em conjunto, o que é engraçado, desafiante e empolgante.

  • Vantagens para o instrutor

Como dissemos no começo desse post, o pilates em família é um segmento que também apresenta vantagens para o instrutor. Veja algumas.

  • Mais alunos de uma vez

Quando se investe em um público, geralmente os clientes desse nicho vão chegando um a um. O pilates em família, como é uma atividade em grupo, rende ao studio várias matrículas de uma vez. Isso representa um aumento no faturamento do studio.

  • Fidelização

Com alunos praticando pilates em família, é mais fácil que eles sigam com as aulas, pois um membro da família acaba puxando o outro, mantendo a motivação.

Formações familiares

Há diversas construções familiares possíveis para as aulas de pilates. Carla, que trabalha atualmente com 10 famílias em seu studio, diz que as mais comuns que ela costuma observar são:

  • Pai e filha
  • Sogra e nora
  • Mãe e filho
  • Esposo e esposa

Atraindo famílias

Carla compartilha com os leitores a fórmula que usa para atrair o público para o pilates em família:

  • Horário fechado exclusivamente para a família;
  • Oferta de aulas criativas e em conjunto, respeitando a individualidade de cada aluno;
  • Criação de desafios em família.

Dicas

As aulas de pilates em família são extremamente animadas e produtivas, conforme Carla. Mas claro, como são pessoas que têm muita intimidade umas com as outras, pode acontecer alguma discussãozinha durante a aula.

Nesses momentos, a instrutora diz que é necessário que o profissional se posicione frente a essa situação, mantendo a harmonia do atendimento.

Outra recomendação que Carla faz é que o profissional realize aulas criativas, envolvendo os integrantes da família juntos nos exercícios, mas sem esquecer da individualidade e queixas de cada um.

Além disso, dá uma orientação que serve para o exercício da profissão de instrutor de pilates de uma maneira geral: estar em constante aprendizado, se aperfeiçoando e criando aulas dinâmicas, e ter amor pelo que faz.

“Pilates em família é uma área que amamos e atendemos muito em nosso studio. Conseguimos obter muitas evoluções, pois além do pilates ser um método de tratamento ou uma atividade física, ele integra a família, permitindo a obtenção hábitos saudáveis e de um tempo de qualidade junto com quem amamos”, afirma.

Leia mais
– Saiba como driblar a concorrência criando um nicho
– Defina um público-alvo para o studio e se diferencie dos concorrentes

Se animou para trabalhar com pilates em família? Comente aqui o que você achou da ideia.

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.