Fotos de pilates - Blog Kauffer Pilates

Se você está abrindo um estúdio de pilates ou já tem seu negócio funcionando, com certeza já precisou de fotos de pilates para fazer algum tipo de divulgação ou ação de marketing, e teve que recorrer à bancos de imagens pagos ou imagens gratuitas da internet mesmo, não é?

Neste post, vamos te explicar por quê você deve evitar utilizar imagens destes locais, sempre que possível! Confira:

Achei essa foto linda na internet, posso usar? Não!

Não é por que uma imagem está no Google, que ela é de domínio público e pode ser utilizada livremente… Não mesmo!

Toda e qualquer imagem na internet tem um autor, logo se aplicam direitos autorais. Alguns autores, inclusive, proíbem a reprodução e o uso de suas obras.

Então, para evitar dores de cabeça e um eventual processo, NÃO utilize imagens aleatórias encontradas na internet, ok?

Lei de direitos autorais

O Brasil, assim como muitos outros países, tem leis bastante restritivas de direitos autorais e uso de imagens. A lei por aqui é bastante clara:

  • Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como […] VII – as obras fotográficas e as produzidas por qualquer processo análogo ao da fotografia;

  • Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como: I – a reprodução parcial ou integral; II – a edição; […] V – a inclusão em fonograma ou produção audiovisual; […] VIII – a utilização, direta ou indireta, da obra literária, artística ou científica; […] X – quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.

Ou seja, toda a vez que você utiliza uma imagem da internet, sem mencionar o autor e dar a ele os devidos créditos ou sem saber se a imagem tem seu uso liberado para fins comerciais, corre o risco de ser processado.

Banco de imagens quebra um galho, mas também não é o ideal

Empreendedores que precisam de fotos de pilates para divulgar seu estúdio, recorrem normalmente aos famosos bancos de imagens, o que é, certamente uma opção mais correta do que pegar fotos na internet sem autorização.

Acontece que os bancos de imagens não necessariamente refletem a essência da sua empresa e não passam a mensagem exata que você deseja ao seu público-alvo.

Além disso, são muito genéricos, ou seja, são imagens “padrão” utilizadas por milhares de empresas no mundo todo, portanto não se destacam mais em meio à tantas informações e propagandas que o público recebe diariamente.

Por isso nossa recomendação é: Use com moderação e somente quando realmente não puder produzir suas próprias imagens!

Contrate uma equipe de fotografia qualificada

Pelo menos, ao começar seu negócio, separe uma parte do seu investimento para contratar um profissional e fazer fotos de pilates profissionais e de qualidade.

Essa é, sem dúvida, a melhor maneira de obter imagens para utilizar nos mais diferentes meios de comunicação do seu estúdio, pois assim, seu negócio passará mais credibilidade ao público interessado.

Quem trabalha com saúde precisam transmitir profissionalismo

Se as fotos de pilates não forem de qualidade e muito bem produzidas, provavelmente não terão o destaque necessário em meio à tanta propaganda e não passarão a sensação de profissionalismo que profissionais da área da saúde, como é o caso do Pilates, devem ter!

Por isso, evite fotos batidas de celular que podem estar tremidas, desfocadas e sem o devido cuidado de luzes, reflexos, sombras, etc.

Imagens mal produzidas podem prejudicar a imagem da sua empresa por demonstrar falta de cuidado, capricho e dedicação ao negócio.

Produza fotos de pilates que representam o valor da sua empresa

Ao contratar uma equipe qualificada para fazer as fotos do seu estúdio de pilates, você pode informá-los acerca dos seus valores e da mensagem que você deseja transmitir. Dessa forma, eles saberão qual a melhor maneira de captar fotos suas e do seu estúdio, que estejam de acordo com sua visão do negócio.

Materiais para divulgação e presença online

As imagens profissionais servirão de material para tudo o que precisar, em questões de marketing online e offline, seja na produção de folders, panfletos, cartões de visita, materiais para redes sociais, email, site e em todos os demais materiais que vierem a ser produzidos para seu negócio!

Deu pra ver a importância de produzir fotos de pilates com uma equipe especializada, para seu estúdio, não é mesmo?

A qualidade dos materiais irá comprovar que sua empresa é séria e se preocupa com a imagem que passa aos interessados. Além disso, vai se destacar no mercado pela postura correta perante a lei e pela forma íntegra com a qual se comunica.

Basta então direcionar um pequeno investimento para esse fim e usufruir de todos os benefícios que fotos de pilates feitas por profissionais vão proporcionar ao seu estúdio de pilates!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.