Características pessoais de empreendedores para abrir um studio de pilates

Abrir um studio de pilates e ser dono do seu próprio negócio é o sonho de muitos fisioterapeutas, educadores físicos e demais entusiastas do método pilates! Mas, para ter sucesso, é imprescindível desenvolver algumas características que ajudam, e muito, na administração de um negócio.

Por isso, neste post, vamos abordar algumas das aptidões principais que um empreendedor e futuro proprietário de um estúdio de pilates, deve ter!

Abrir um studio de pilates – Características pessoais fundamentais

  • Coragem

Se você quer abrir um studio de pilates, provavelmente você já é uma pessoa corajosa. É necessário ser inquieto e ter peito para encarar os desafios de se tornar empreendedor! Pessoas corajosas estão dispostas a correr riscos, com base em informações do mercado e da sua área, de forma calculada.

A crise atual, por exemplo, é um risco para empresários. Entretanto, o setor de saúde e bem-estar têm apresentado crescimento acelerado, informação apontada por portais como Santander Negócios & Empresas, G1 e Franchise Store.

Somente uma pessoa com coragem pode dar início à jornada que é abrir seu studio, em tempos de incertezas!

  • Resiliência

Possivelmente esse é um dos principais traços que um empreendedor deve ter. A resiliência nada mais é do que a capacidade de prosseguir, persistir, se adequar às intempéries e às dificuldades que podem surgir ao longo do percurso!

Se você não for uma pessoa resiliente, pode desanimar ao encontrar a primeira pedra no caminho e, em menos de um ano, terá desistido do negócio.

DICA: Leia o relato de 5 profissionais que compartilham suas experiências de como foi abrir um studio de pilates e inspire-se!

  • Organização

A organização de um empreendedor é fundamental para qualquer negócio e deve estar presente no cotidiano, seja na organização da sua agenda, ao manter as contas em dia (contas a pagar e a receber) e nos demais aspectos que envolvem abrir uma empresa (burocracia, documentação, manutenções periódicas).

Se você não é uma pessoa muito organizada, busque cursos para desenvolver esta habilidade ou procure auxílio na tecnologia!

DICA: Existem programas de gerenciamento e gestão, como o Software Pilates Simpple, que auxiliam na administração de um studio de pilates. Além disso, clientes da Kauffer Pilates têm 30 dias gratuitos para testar a plataforma!

  • Iniciativa

Qualquer empreendedor, ao abrir um studio de pilates, precisa ter iniciativa. Essa característica é excelente para ver o negócio prosperar. Quem tem iniciativa geralmente não fica parado, está sempre em busca de melhorias e desenvolvimento pessoal e profissional, para ver o negócio crescer.

  • Liderança

Abrir um studio de pilates não é difícil. Administrá-lo, entretanto, é mais desafiador! Provavelmente o melhor perfil para gerenciar uma equipe e seus alunos, é o do líder.

Uma pessoa que inspira outros a crescer e se desenvolver pode levar a empresa ao sucesso com facilidade, pois sabe extrair o melhor de cada indivíduo e contagiar todos para alcançar, em conjunto, objetivos comuns do negócio.

O líder não apenas delega tarefas e dá ordens, ele sabe guiar pelo exemplo e costuma ser referência dentro de uma empresa. Se este é o seu perfil, você já está no caminho certo!

DICA: Atualmente, você consegue encontrar facilmente cursos de Coaching e de Liderança no mercado. Pesquise bem a carga horária e grade curricular para ver os temas abordados e ter a certeza de estar fazendo o curso que mais se adequa às suas necessidades!

  • Paciência

Esta característica é fundamental em qualquer negócio, uma vez que é preciso paciência para ver os resultados chegarem, aos poucos. Não é da noite para o dia que seu estúdio vai lucrar, portanto, a paciência será necessária ao longo do caminho.

Também é preciso paciência para lidar com pessoas. Cada um age, pensa e se comunica de forma diferente, e isso pode gerar desentendimentos ao longo do tempo. Um bom gestor deve ter bastante calma para saber administrar as mais diversas situações, brigas, desentendimentos e insatisfações.

Outras características de empreendedores de sucesso

Por fim, o portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios também traz um conteúdo bastante rico sobre as principais características de empreendedores de sucesso, que complementa ainda mais o conteúdo que trouxemos!

E aí, você já desenvolveu as características necessárias para abrir um studio de pilates? Sugere outras que também são importantes? Conte para nós!

Leia mais:

Como se qualificar para se tornar um profissional de pilates empreendedor

Fisioterapeuta empreendedor: Uma necessidade do mercado

5 dicas para administrar sozinho seu studio de pilates

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.