no alt text set

Primeiramente, saiba que estudos Brasileiros somados com a (OMS) Organização Mundial da Saúde, acusa que 53% dos brasileiros adultos já estão acima do peso. Por conta disso, há uma constante preocupação com a perda de peso corporal e a estética. Mas, é importante auxiliar na buscar por atividades físicas prazerosas, que estimulem hábitos saudáveis, e a não cair em dietas malucas.

Para ter uma vida com mais saúde, é essencial ter um corpo equilibrado em relação a gordura e massa magra corporal. Além, da saúde física estar ligada intimamente com a saúde mental.

O Método Pilates trabalha exatamente essa questão, a saúde do corpo como um todo. O Pilates emagrece, assim como qualquer atividade física alinhada com uma boa alimentação, mas vai muito além disso, são exercícios com foco no bem-estar.

O Pilates auxilia e trabalha as principais competências exigida pelo corpo, que são: respiração, postura, tonificação dos músculos, melhora da flexibilidade e equilíbrio.

O Método tem como base 5 princípios:

1 – Respirar pela caixa torácica (tridimensional) puxando o ar pelo nariz e soltando pela boca;

2 – Organização crânio vertebral, ou seja, organização da coluna e do crânio obedecendo as curvaturas fisiológicas;

3 – Controle de centro e dissociação de quadril – Exercitando-se partindo da casa de força;

4 – Organização da cintura escapular – Alinhamento e descarga de peso dos membros superiores;

5 – Organização e alinhamento de quadril – Descarregando o peso nos membros inferiores.

Saiba que o equilíbrio emocional é essencial para a conquista do que se busca. Temos alguns fatores que podem determinar o ritmo do emagrecimento:

  • Genética;
  • Hormônios;
  • Estilo de vida;
  • Qualidade do sono;
  • Fator Idade;
  • Pensamento positivo e bem-estar.

Com o passar dos anos vamos envelhecendo e o nosso metabolismo vai ficando mais lento (desacelerando), seu início se dá a partir dos 25 anos, com a chegada dos 40/50 anos eliminar peso se torna mais difícil.

Saiba que um treino de Pilates pode queimar de 250 até 600 calorias de acordo com a intensidade com que o aluno realiza os exercícios. Os movimentos corporais podem ser realizados de forma combinada, dissociada e adaptada no Studio ou com uso dos acessórios.

A forma como é conduzido o exercício vai influenciar diretamente na balança, no consumo energético e na ingestão dos alimentos. O gasto calórico alcançado pelo exercício feito no Pilates devem ficar acima do gasto de energia basal, ou seja, precisamos gastar mais do que o corpo precisa, somente assim vamos ter algum resultado na diminuição do peso.

A queima de gordura vai acontecer de forma bem organizada e o tecido adiposo é o principal reservatório energético do organismo. Assim quando o corpo realiza a lipólise, aumenta a concentração de ácidos graxos livres que serão levados ao músculo para serem utilizados como fonte de energia nas atividades propostas pelo instrutor.

O profissional, precisa organizar os exercícios aliados a uma resistência aeróbia, promovendo uma elevação da frequência cardíaca dentro do método Pilates, sempre visando o objetivo do aluno, criar desafios é uma boa alternativa para alcançar a meta prevista.

Para atingirmos o emagrecimento de forma satisfatória os exercícios obrigatoriamente tem que envolver vários segmentos corporais. A prática é indicada ao menos 03 vezes por semana para ajudar na perda de gordura corporal. O trabalho cardiorrespiratório tem que ser mais intenso gastando mais energia para realizá-lo, um bom exemplo é desenvolver exercícios para membros inferiores e trabalho em circuito dentro do Método Pilates. A escolha do profissional, sua dedicação e determinação faz toda a diferença no final.

Fonte: Professor de Pilates Sérgio Borges. CREF – 2020 – G/SP

Gostou desse conteúdo?

 

Veja outros conteúdos que possam interessar você:
Por que você deve se preocupar com a opinião dos alunos?

Cadastro de clientes: por que seu estúdio de pilates precisa ter um?

As vantagens de estabelecer um relacionamento de qualidade e uma comunicação efetiva com seus alunos

Retrospectiva: EPP 2018 – 4º Encontro de Pilates Profissional – Parte II

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Se quiser continuar esse papo e saber como a Kauffer pode ajudar o seu Studio de Pilates, entre em contato!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.