no alt text set

Abrir um estúdio de Pilates é um grande investimento, mas também requer certos cuidados específicos, como manter seus equipamentos bem conservados. Isso é importante para a qualidade das suas aulas e também para garantir a segurança e o conforto dos seus alunos.

Pensando nisso, na conservação do seu estúdio e vida útil dos seus aparelhos, separamos algumas dicas de cuidados com equipamentos de pilates, para você aplicar no seu estúdio. Vamos lá?

Recebimento dos aparelhos

Aqui na Kauffer, orientamos que desde o contato inicial com seus equipamentos, o que acontece na entrega dos mesmos, sejam tomados cuidados específicos, como na abertura das caixas.

Como os aparelhos são estofados, é preciso ter uma atenção maior ao retirá-los da caixa, para que na hora de abrir você não acabe danificando-os. Faça isso com calma e atenção. Afinal, são seus aparelhos de trabalho (ou lazer, caso você tenha um estúdio de pilates em casa, para uso próprio)!

Higienização dos aparelhos

Por questões de saúde, higiene e segurança, manter seus equipamentos de pilates bem higienizados é fundamental. Assim, evita contaminações, propagação de vírus, bactérias e infecções.

Cosméticos como cremes, tinta de cabelo, hidratante corporal, protetor solar e outros também podem danificar seus aparelhos. E, também por isso, é importante mantê-los limpos.

Lembre-se que, ao falar de Pilates, estamos falando de saúde. Por isso, oferecer aos seus alunos um ambiente limpo, confortável e organizado é seu dever! Além disso, é seu estúdio e ele precisa ter uma imagem positiva.

Cuidados com equipamentos de pilates: quando fazer a higienização

Nem é preciso falar que a higienização do seu estúdio e dos seus aparelhos deve ser feita diariamente. Mas não é só isso, ela também deve ser frequente, de preferência no intervalo entre as aulas.

É importante fazer a limpeza entre um aluno e outro, para garantir que o aparelho estará em condições de ser utilizado pelo próximo. Para isso, tenha conhecimento de técnicas de higienização adequadas para seus equipamentos de pilates.

Como fazer a higienização

A higienização é uma parte importante e fundamental para manter seus equipamentos de pilates bem cuidados e prontos para serem usados por seus alunos. Mas, para isso, é preciso saber como fazê-la.

Se você tem dúvidas, separamos algumas dicas de como limpar seus aparelhos, com base em suas particularidades. A primeira dica é utilizar panos macios e limpos, para não arranhar a estrutura dos seus equipamentos. Na dúvida, opte por uma flanela ou por tecidos em algodão, que são os mais indicados.

Confira mais dicas de higienização:

Estruturas metálicas

As partes metálicas dos seus aparelhos devem ser limpas com um pano úmido, apenas com água e sabão neutro. Depois, passe um pano limpo e seco, para secá-las.

Outra dica para deixar as estruturas metálicas dos seus equipamentos ainda mais bonitas é utilizar cera de carro. Além de contribuir esteticamente, também ajuda a protegê-las.

Acessórios

Os acessórios que você possui no seu espaço como colchonetes, bolas, bosu, meia lua e outros, podem ser limpos com um pano seco ou úmido, conforme sua preferência.

Assim como os equipamentos, os acessórios do seu estúdio também devem ser limpos após o uso, entre uma aula e outra, para estar em condições de serem utilizados pelo próximo aluno.

Estofados

Para os estofados, a primeira dica é nunca utilizar álcool, pois ele pode danificar e provocar manchas, assim como ressecamento do material.

O ideal é utilizar apenas um pano umedecido com sabão neutro, como o de glicerina e, depois, retirar os excessos com um pano seco. Lembre-se de nunca deixar seus estofados molhados!

Madeira

Assim como os estofados, você também pode limpar as partes de madeira com um pano umedecido em água e sabão neutro. Depois, o ideal é passar um pano seco. Ou, se preferir, passe apenas o pano seco.

No caso de madeira, utilizar produtos como lustra móveis ou óleo de peroba também é uma ótima alternativa para manter os equipamentos mais limpos, bonitos e contribuir para que eles durem ainda mais. Outra dica é não deixá-los muito expostos à luz solar.

E atenção: nunca utilize esponjas de aço ou produtos corrosivos na hora de limpar seus equipamentos de pilates.

Inspeções periódicas

Aqui na Kauffer nós contamos com uma equipe que faz a inspeção de qualidade de cada peça que produzimos, para garantir o conforto dos seus alunos e a segurança nas suas aulas.

Apesar disso, você também precisará fazer a sua parte, realizando inspeções periódicas em seus equipamentos, a fim de garantir a qualidade, funcionalidade e durabilidade dos mesmos.

Isso é importante tanto para seu estúdio, quanto para seus alunos. Afinal, é importante que os equipamentos estejam em perfeito funcionamento, para garantir a segurança na hora de realizar os exercícios propostos.

Por isso as revisões são importantes, pois ajudam a avaliar o desgaste mecânico, a estabilidade do aparelho, as molas, os ajustes e demais características do equipamento.

Em alguns casos, as revisões precisam ser feitas de hora em hora, diariamente ou semanalmente. Para saber qual a periodicidade ideal para cada equipamento, consulte o manual de instruções ou entre em contato com o fornecedor.

Manuseio

Na hora de trocar seus aparelhos de lugar, seja para repaginar seu estúdio ou para fazer uma mudança de local, é importante ter muito cuidado com o manuseio.

Se for preciso transportar seus equipamentos, como no caso de mudanças, é importante planejar cada etapa e conhecer quem fará o serviço, a fim de evitar prejuízos e danificações em seus aparelhos.

Para equipamentos maiores, o indicado é que você desmonte-os. Se precisa de ajuda para saber como fazer isso, entre em contato com o pós-vendas e assistência técnica e solicite as devidas orientações.

Roupas adequadas

Outro ponto no qual é preciso estar atento é quanto as roupas que serão utilizadas na prática do Pilates. Para isso, crie regras quanto às vestimentas adequadas, a fim de evitar dores de cabeça para você e deixar seus alunos cientes.

Por exemplo, há estúdios que não colocam regras e recebem alunos de calça jeans para realizar os exercícios e, por não terem estipulado nada, não podem cobrar ou negar a prática da atividade.

No entanto, as roupas podem danificar seus aparelhos e fazer com que os exercícios sejam feitos de maneira errada, dificultando para seus alunos.

Além disso, é importante utilizar roupas confortáveis, que sejam adequadas para a prática do pilates. Deixe isso claro para seus alunos!

Dicas de utilização e conservação:  6 coisas para evitar

Confira algumas dicas gerais do que evitar para cuidar seus equipamentos de pilates.

  • Evite utilizar o equipamento com roupas molhadas;
  • Nunca utilizar esponjas de aço ou produtos corrosivos para limpá-los;
  • Evite utilizar calçado de qualquer espécie. Prefira meias adequadas para a prática do Pilates;
  • Não utilizar álcool para a limpeza dos seus equipamentos de pilates;
  • Evite a utilização de calças jeans e demais roupas que não sejam adequadas para a prática do método;
  • Cuidado com o uso de produtos de higiene pessoal, como filtro solar, óleo bronzeador e cremes corporais. Além de sujar, podem manchar o equipamento.

É normal que algumas peças de seus aparelhos precisem ser trocadas com o tempo, já que se deterioram naturalmente, de acordo com o uso. No entanto, o seu cuidado conta muito para garantir a durabilidade e a funcionalidade do seus equipamentos.

Por isso, tome precauções sempre que for utilizar seus aparelhos e mudá-los de lugar. E lembre-se que a higienização e a limpeza são muito importantes e fazem a diferença na vida útil de seus equipamentos.

Gostou das dicas?

Confira outros conteúdos que podem te interessar:

Como saber escolher equipamentos de pilates de qualidade para o seu studio?

6 acessórios para pilates solo que não podem faltar no seu studio

Equipamentos essenciais para aumentar o faturamento do estúdio de pilates

Está pensando em abrir seu próprio estúdio de pilates? Entre em contato com a gente. E, se você está precisando de equipamentos novos para seu estúdio, veja nosso catálogo. Somos referência em qualidade de produtos e atendimento!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.