no alt text set

O Pilates tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo, proporcionando diversos benefícios para quem o pratica. Mas nem todos conseguem adequar seus horários à de um estúdio, não é mesmo?

Você conhece alguma pessoa que, por amor à prática do Pilates ou pela dificuldade em conciliar suas tarefas diárias e seu tempo, com o horário de um estúdio, optou por comprar alguns equipamentos e praticar o método em casa?

Esse é o caso do nosso cliente, Heriberto Peres, que já foi professor universitário e hoje é professor militar de defesa pessoal. Mas ele não comprou apenas alguns aparelhos e sim um estúdio completo: Cadillac, Reformer, Step Chair e Ladder Barrel e demais acessórios para complementar a prática dos exercícios.

Quer saber o que motivou Heriberto e o que ele tem para dizer sobre a prática do Pilates em casa? Então pare uns minutinhos e leia este conteúdo!

A escolha de ter um estúdio de pilates em casa

Heriberto, faixa preta em karatê, kickboxing e jiu jitsu, teve que pausar seus treinamentos e a prática de atividades de alto rendimento, em razão de problemas articulares, desgaste físico e outros.

Foi através do Pilates, em conjunto com outras atividades, que ele encontrou ajuda para minimizar suas limitações. E, por isso, resolveu incorporar o método na sua rotina. “O Pilates possibilitou que eu conseguisse manter a minha qualidade de vida, apesar de toda situação que eu tenho na parte física”, afirma.

Mas, segundo o instrutor militar, ir até um estúdio de pilates diariamente não era viável. Como ele gosta muito de estudar e está constantemente envolvido em projetos sociais, seus horários dificilmente conciliavam. Foi então que, unindo o útil ao agradável, decidiu adquirir seus próprios aparelhos de pilates em casa.

“Tenho feito muitas atividades aqui. Hoje me sinto muito saudável. Pedalo bastante, treino pilates e posteriormente quero casar tudo isso com outras atividades, para ter uma qualidade de vida diferenciada”.

Os benefícios

Segundo Peres, a escolha de ter um estúdio de Pilates em casa foi um investimento difícil. Foi preciso se preparar e desistir de alguns projetos, para poder focar no sonho de comprar os aparelhos para praticar o método em casa. Hoje, no entanto, ele se vê realizado e feliz por ter persistido e conseguido:

“Com um estúdio em casa eu posso treinar no domingo, feriados e nos momentos em que tenho uma folga das minhas atividades. Assim eu potencializo as possibilidades de treinamento, tendo o pilates na minha residência”.

Para ele, um dos motivos para algumas pessoas não praticarem o método pode estar relacionado a dificuldade de se adequar aos horários dos estúdios de Pilates. “Então, ter os equipamentos de pilates em casa ajuda”.

Ajuda tanto, que ele pratica o método quase todos os dias,  durante 45 minutos à 1h30min.

O pilates para a família

Para Peres, a escolha de ter os aparelhos em casa foi feita pensando no bem-estar e na saúde própria, de seus dois filhos e de sua esposa. E o desejo de proporcionar para a família uma vida mais ativa, está funcionando: com o conforto de ter um estúdio em casa, todos praticam pilates.

Seu filho mais novo, Carlos (10 anos) estava com excesso de peso e hoje é um dos maiores parceiros do pai. E afirma gostar muito de praticar o método! Segundo Peres, ele chega a praticar de 3 a 4 vezes na semana.

E a facilidade em poder treinar todos os dias, em diferentes horários, é um dos principais benefícios citados por Peres. “Por ter os equipamentos em casa, tenho a vantagem de poder treinar de domingo a domingo”.

Ele, que gosta de estudar e utiliza muito o computador, ainda sofre com dores nas costas ao ficar durante muito tempo sem se movimentar. E, neste quesito, ter seu próprio estúdio também ajuda:

“Outra vantagem é que, tendo os equipamentos em casa, eu posso sair um pouco do computador e vir aqui trabalhar principalmente a parte de extensão de coluna e alongamento. E eu posso fazer isso em alguns minutinhos e depois voltar. E isso só é possível para quem é dono de estúdio ou para quem tem seu próprio estúdio em casa”.        

Principais benefícios para as crianças

Para as crianças, os principais benefícios que Peres ressalta é exatamente a prática de atividades físicas. Segundo ele, “transformar tempo ocioso em movimentação é importante”. E, com um estúdio de pilates em casa, seus filhos podem treinar com alegria, trabalhando força, flexibilidade e alongamento.

“Casou muito bem e eles se divertem muito. Por vezes fazem os exercícios em dupla e eles gostam. Então é muito legal, muito legal mesmo. Tem realmente atendido bem às crianças e nós adultos de uma maneira muito efetiva”.

Equipamentos de pilates para ter em casa

Apesar de contar com um estúdio bem completo em sua residência, Heriberto sabe que o investimento não é possível para todos. Por isso, ele indica que quem deseja começar, que comece adquirindo o Reformer.

“O Reformer é um equipamento que eu sugeriria para todos terem em casa. Ele não ocupa muito espaço, tem uma boa relação custo benefício e, com certeza, contribui para uma performance física diferenciada. Então eu penso que é uma opção extremamente inteligente para quem quer começar”.

Para ele, a facilidade em trabalhar diferentes partes do corpo em um único aparelho precisa ser levada em conta e, por isso, a indicação especial do Reformer: “Eu sugiro para várias pessoas e familiares: olha, se um dia você quiser mudar a sua saúde e a sua performance, para ter mais qualidade de vida, compre os equipamentos. E, para quem está começando, sugiro que esse seja o primeiro”.

Peres também chama a atenção de que “é preciso pensar saúde” e que, para isso, há um conjunto de coisas que também precisam ser trabalhadas, como “controle de estresse, relacionamento, alimentação e, por fim, o exercício, que nos prepara para uma série de atividades”. E afirma, “hoje me sinto muito bem, em virtude dessa decisão (ter um estúdio de pilates em casa)”.

Conhecimento e ajuda profissional

Em razão de seus conhecimentos no método, Peres cria seus próprios treinos. Mas chama a atenção para a importância de fazer cursos ou contar com um profissional capacitado.

“Tudo precisa da orientação de um instrutor. Seja para fazer pedaladas, musculação e, igualmente o Pilates. Então procure profissionais ou procure você mesmo fazer cursos (e capacitar-se) para utilizar o equipamento”. Isso é importante para garantir os benefícios do método!

Por isso, se você está pensando em abrir seu próprio estúdio de pilates em casa, para você e sua família, busque por cursos e formações ou, se tiver condições de fazer o investimento, contrate um profissional para ir até você.

Conforme Peres, “o conhecimento e a ajuda profissional é sempre o caminho mais seguro para a prática”, levando em conta “a individualidade biológica de cada um”, já que o método deve ser aplicado com base na individualidade de cada pessoa.

A escolha pela Kauffer Pilates

Antes de fazer o investimento e comprar seus próprios aparelhos de Pilates, Peres fez como a grande maioria das pessoas: pesquisou, pesquisou e pesquisou, até encontrar a melhor opção para si. E foi assim que ele chegou até a Kauffer.

“Quando cheguei na Kauffer e vi a estrutura e o atendimento, eu me senti muito confortável para fazer a compra. Eu tinha 3 opções, realmente pesei todas elas e concluí que a Kauffer me oferecia mais qualidade e melhor preço. E o atendimento também fez toda a diferença”.

E é um motivo de felicidade para nós, ter clientes como o Heriberto, que indicam a Kauffer e a compra de aparelhos de pilates para todos que desejam cuidar da sua saúde e melhorar a sua qualidade de vida.

É indicado praticar pilates em casa?

O Pilates é um método que proporciona inúmeros benefícios para o corpo e mente, trabalhando respiração, concentração e outros pontos importantes.

Entre os benefícios do pilates, é possível citar a correção de problemas posturais, alívio de dores musculares, melhora da coordenação motora, aumento da flexibilidade e da resistência física e mental, tonificação muscular, entre outros.

Por isso, a prática é indicada para todas as pessoas, de diferentes idades e tipos físicos. Mas claro, sempre observando e levando em consideração as particularidades de cada indivíduo.

No entanto, como os exercícios de Pilates por vezes parecem simples e podem ser praticados sem os equipamentos – como no caso do Pilates solo com acessórios, há quem pense que não precisa de um acompanhamento. Mas, por mais simples que possa parecer, para que o pilates seja aplicado com eficácia, é necessário ter estudo e conhecimento. Por isso, não é aconselhável praticar sozinho.

Então, se você deseja começar a praticar pilates em casa, busque conhecimento ou contrate um profissional que possa te instruir da melhor maneira.

Cuidados que você deve ter

A prática do método em casa requer certos cuidados, como:

  • Ter equipamentos seguros e de qualidade;
  • Ter acessórios adequados à prática;
  • Ter atenção a postura e execução dos exercícios;
  • Deixar de lado equipamentos eletrônicos e demais itens que possam tirar sua concentração;
  • Ter um espaço agradável e relaxante, onde você possa se concentrar e se movimentar livremente;
  • Fazer sempre um aquecimento e trabalhar bem a respiração;
  • Ter uma programação semanal (comece aos poucos, alguns minutos, 3x por semana, já é um ótimo começo);
  • Trabalhar diferentes grupos musculares e respeitar cada ritmo;
  • Ter um profissional capacitado para te orientar, caso você não tenha formação no método.

Reforçamos a importância de um instrutor, pois é realmente necessário para que a prática do método seja feita com segurança. Afinal, só um profissional poderá te orientar na correta execução dos exercícios, garantindo que a prática trará benefícios reais para sua saúde.

Também é importante passar pelo profissional para fazer uma avaliação física individual de quem irá praticar o pilates, como você e seus filhos, se for o caso. Assim vocês terão um treino adequado, com base nas suas necessidades individuais, respeitando suas limitações.

Conclusão

Com o próprio estúdio em casa, Heriberto Peres consegue a cada dia conquistar a qualidade de vida que busca. “Eu me considero hoje uma pessoa sem dores e boa parte disso vem desses equipamentos (e da prática do pilates).”

Ele ainda faz um adendo, que é preciso repensar a ideia de que equipamentos de pilates são apenas para estúdios e academias:

“Eu acho que todo mundo que tenha um treinamento, curso ou um profissional (para auxiliar) poderá utilizar os equipamentos com resultados fantásticos para sua saúde. Com 5 cirurgias que o médico queria que eu fizesse, só fiz uma, e com os cuidados do pilates estou melhorando e espero não precisar passar por mais nenhuma.”

Peres ainda finaliza com um recado para quem está pensando em ter seu próprio estúdio de pilates em casa: “Não tenha dúvidas. Tenha certeza absoluta, que o pilates vai mudar a sua vida.”.

Sempre lembrando que o método deve ser aplicado por profissionais capacitados, para proporcionar todos os benefícios que ele pode trazer para sua vida!

Gostou deste conteúdo? Está pensando em comprar seus próprios estúdios de pilates? Então entre em contato e descubra como a Kauffer pode te ajudar.

Veja outros conteúdos que também podem te ajudar:

Como saber escolher equipamentos de pilates de qualidade para o seu studio?

Sonhando em abrir seu próprio estúdio de Pilates? Realize agora!

6 acessórios para pilates solo que não podem faltar no seu studio

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.