Como fazer uma gestão eficiente do estúdio de pilates

Se você realizou o sonho de abrir seu próprio estúdio de pilates, sabe que os desafios não terminaram. Pelo contrário, é importante estar sempre buscando se atualizar para encontrar formas de se destacar e melhorar os resultados do seu negócio.

Obviamente, para que um estúdio comece a caminhar com as próprios pernas e ganhe consistência no mercado, é preciso que ele dê lucro. Caso contrário, os resultados podem não estar de acordo com o esperado.

Se você está tendo problemas para ter um estúdio de pilates que dê lucro, talvez seja hora de repensar alguns conceitos, verificar os pontos fortes e fracos do seu negócio e criar estratégias para retomar a sua caminhada rumo ao sucesso.

Mas é importante ter em mente que, para que um estúdio de pilates dê lucro, é preciso muito mais do que paixão pelo que se faz: é necessário ter foco em objetivos e estratégias de negócios a curto, médio e longo prazo.

A busca por conhecimento e atualização também será sua grande aliada para ter sucesso e conquistar o que você deseja.

Comece seu planejamento

Decidir criar o próprio negócio e fazer com que ele dê certo é uma tarefa difícil, que envolve um longo caminho a ser percorrido. E, para tornar esse caminho um pouco mais simples, há duas coisas que são fundamentais: conhecimento e planejamento.

O planejamento deve, antes de tudo, ser bem pensado, levando em consideração cada ponto do seu negócio, objetivo e limitações. Já o conhecimento deve ser atualizado constantemente, buscando sempre por novidades e melhorias para a gestão do seu estúdio, do seu atendimento e das suas aulas. E logo falaremos sobre isso!

Então, antes de tudo, comece planejando cada etapa que você pretende realizar e o que será preciso para fazer ações que realmente sejam efetivas. Depois, coloque-as em prática.

Lembre-se de levar em consideração todo o investimento que precisará ser feito, cada coisa com a qual você precisará se preocupar e busque também antecipar possíveis problemas que podem aparecer. Estar preparado para contratempos é importante e é uma das grandes diferenças entre negócios consistentes e aqueles que não deram certo!

Busque conhecimento

Um estúdio de pilates pode sim ser criado por empreendedores com conhecimento em gestão de negócio. Porém, eles geralmente são criados por fisioterapeutas ou educadores físicos que, apesar de serem profissionais competentes e qualificados em sua área de atuação, muitas vezes não tem o conhecimento necessário para atuar como empreendedores.

Mas você precisará se preparar para atuar nessa área, pois isso fará a diferença no seu negócio. Além disso, para ter um estúdio de pilates dê lucro, é preciso que você saiba um pouco sobre tudo: desde a área administrativa, como fluxo de caixa, capital de giro, margem de lucro, atendimento ao cliente, criação de aulas dinâmicas e demais aspectos que serão determinantes para uma boa gestão e o sucesso do seu negócio.

É por isso que você precisa ter em mente que conhecimento nunca será demais e que é preciso estar sempre buscando coisas novas, para então trazer resultados ainda melhores para o seu estúdio!

Plano de negócios

Ter um pensamento estratégico é outra forma de conquistar um diferencial no mercado. E saber agir no presente, com foco em resultados futuros, é uma ótima forma de pensar e contribuir para o desenvolvimento do seu estúdio.

Para isso, ter um plano de negócios é fundamental. É através desse plano que você irá mapear oportunidades, entender o mercado e tomar decisões assertivas para seu empreendimento. E isso deve ser feito antes mesmo de você abrir seu próprio estúdio.

Se você não tem muito conhecimento sobre como elaborar seu plano de negócios, não se preocupe. Ao invés disso, busque instituições como o Sebrae e o Conselho Regional Profissional (principalmente agora que estúdios de pilates podem se enquadrar no simples nacional, reduzindo a carga tributária).

Valorize seus diferenciais

Não é nenhuma novidade que a concorrência entre estúdios está cada vez maior. E, se você quer ter um estúdio de pilates que dê lucro, é importante encontrar formas de se destacar nesse mercado.

Para fazer isso, é importante que você aprenda a valorizar seus pontos fortes e diferenciais, como forma de atrair mais alunos.

Por exemplo, hoje em dia, mesmo com o aumento do número de estúdios de pilates, poucos são os que se preocupam em buscar conhecimento para oferecer aulas diferentes e mais dinâmicas. Mas você deve fazer isso!

E, para isso, a chave também está ligada ao conhecimento: você precisará estar sempre buscando novidades para aplicar no seu estúdio, tanto em equipamentos como em exercícios, desafiando seus alunos.

Pense sempre no público-alvo do seu negócio e no que ele gostaria de ter ao ir até o seu estúdio. Faça avaliações individuais de seus alunos, para proporcionar à ele experiências efetivas, que atendam perfeitamente seus objetivos, com base na individualidade de cada um.

Crie também um planejamento de aulas para aqueles alunos que já estão dominando e se aperfeiçoando no método. Aprender coisas novas será motivacional para que seus alunos continuem frequentando seu espaço e indicando-o para outras pessoas!

Equipamentos de qualidade

Para ter um estúdio de pilates que dê lucro, você precisa demonstrar valor aos seus clientes, mostrando porque eles devem te escolher. E uma forma de fazer isso é investindo em equipamentos de segurança e qualidade.

Aqui na Kauffer, nós prezamos pela estabilidade, conforto e segurança dos nossos clientes, pois sabemos que são coisas fundamentais para a realização do método. E sabemos da diferença que bons equipamentos podem fazer nas suas aulas!

Se você está em dúvidas sobre a escolha dos seus aparelhos, leia o conteúdo ‘Como saber escolher equipamentos de pilates de qualidade para o seu studio?’ e também faça pesquisas e verifique os benefícios que cada empresa te oferece!

Controle de caixa em estúdios de pilates

Outra dica para ter um estúdio de pilates que dê lucro, é saber fazer o controle de caixa, para determinar o movimento de entrada e saída de dinheiro. Assim você sabe no que está gastando e consegue garantir que os investimentos serão feitos em coisas realmente necessárias, evitando desperdícios.

Além disso, ter um fluxo positivo é fundamental para que você tenha segurança no seu negócio, tanto no caso de eventuais emergências e gastos não previstos, como para fazer novos investimentos.

Mas para ter um controle efetivo e que funcione, é preciso que você faça o registro de toda e qualquer movimentação financeira, tanto de entrada como de saída. Anote até os mínimos detalhes, para não ter surpresas no caminho.

Uma dica é separar cada gasto por categorias, para que você consiga visualizar o tipo de gasto e saber de onde vem e para onde vai. Portanto, não vale só registrar a entrada e a saída, é importante ter esses dados especificados claramente.

Planeje a longo e a curto prazo

Como falamos no início do conteúdo,  o planejamento é fundamental para ter um estúdio de pilates de sucesso. E esse planejamento também deve ser financeiro, pensando a curto e longo prazo.

Por exemplo, o planejamento de fluxo de caixa, como o que falamos anteriormente, pode ser pensado para o ano todo, para se preparar para cada mês e saber quando é hora de segurar as pontas ou fazer novos investimentos.

Ter um planejamento mensal e anual de gastos e ganhos é importante. Assim, é possível analisar e comparar ao final de cada mês se a sua projeção estipulada no planejamento bateu com a realidade. E, dependendo do resultado, você poderá alterar suas estratégias e buscar apostar em soluções diferenciadas.

Além disso, é importante se planejar para saber para onde você deseja expandir o seu negócio e se você está indo rumo ao caminho certo. Caso contrário, poderá recalcular rota, sem ter grandes surpresas e maiores prejuízos.

Gerenciamento

Fazer o gerenciamento de todo seu negócio: clientes, agendamento de horários, cobrança de mensalidades e demais questões financeiras pode parecer realmente assustador. Por isso, investir em um software de gerenciamento pode ser uma ótima opção para facilitar a sua vida e até mesmo economizar. Afinal, tempo é dinheiro.

Você até pode optar por fazer o gerenciamento de todo seu estúdio de pilates através de planilhas e documentos, mas isso com certeza será mais trabalhoso e irá demandar muito mais tempo.

Então a dica é que você procure um software fácil de usar e que te ajude nas principais questões do seu negócio, como os relatórios financeiros. Aqui na Kauffer, nossos clientes que adquirem um estúdio completo ganham 30 dias gratuitos para testar o Simpple.

Além de ajudar com todo o gerenciamento do seu estúdio, ele também auxilia em diferentes e importantes etapas, como: cadastro, ficha clínica, histórico do cliente, agenda de compromissos, contas a pagar, fluxo de caixa, entre outras funcionalidades.

Divulgação

Para finalizar, outro ponto muito importante para fazer com que seu estúdio de pilates dê lucro é apostar forte no marketing e na divulgação dos serviços que você oferece.

Hoje em dia, apostar nas redes sociais como o Facebook e o Instagram é a chave para atrair cada vez mais clientes e fazer com que seu estúdio seja encontrado por pessoas que desejam começar a praticar o método.

Estar em constante visibilidade, mostrando o resultado dos seus alunos, divulgando os serviços oferecidos no seu estúdio, assim como seus diferenciais, é o caminho para conquistar mais alunos e aumentar os lucros do seu estúdio de pilates.

Portanto, adicione na sua lista de conhecimentos, a busca por noções de marketing e posicionamento das redes sociais e usufrua dessa tecnologia para aumentar os resultados do seu negócio.

Então mãos à obra! Não tenha receio de investir em sua profissão e no seu estúdio. Um futuro cheio de oportunidades lhe espera, desde que você corra atrás de conhecimentos técnico-administrativos e de marketing.

Se precisar, não hesite em buscar ajuda de profissionais da área, o que pode ser uma ótima opção. E, se tiver mais alguma dica, compartilhe com a gente nos comentários.

Gostou desse conteúdo? Confira outros que também podem te interessar:

– Desvende os segredos do Marketing para seu Estúdio de Pilates

– Como calcular o investimento inicial da abertura de um studio de pilates? 

– 3 dicas para os melhores investimentos em seu estúdio de pilates

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.