david ortega

O espanhol David Ortega tem uma ligação especial com o método Pilates. Após sofrer um acidente de moto na infância, sua família buscou alternativas de tratamento de fisioterapia, quando recomendaram o Pilates. 

Praticante desde os 19 anos, Ortega passou a buscar formação no método. Sua curiosidade e inconformidade com o que lhe foi ensinado fez com que ele passasse por oito escolas diferentes, coletando informação de várias fontes até criar os próprios conceitos dentro do método. “Comecei a estudar massagem, osteopatia e acupuntura, mas vendo que isso apenas dava alívio e não a solução para o problema raiz, comecei a estudar formações de Pilates”, relembra.

Com tanto conhecimento acumulado, David virou um embaixador internacional e passou a levar o método Pilates e o nome da Kauffer no evento Pilatensegrity – Kauffer Pilates World Tour. A turnê mundial já passou por dezenas de cidades ao redor do globo. “A recepção do público foi fabulosa. Me senti em casa utilizando os equipamentos da Kauffer, reforçando e fortalecendo meus exercícios e conceitos com sua qualidade e segurança”, afirma.

Mesmo com todo o conhecimento adquirido com suas múltiplas formações – como certificação da Pilates Method Alliance (PMA) e formação integral em Pilates Studio e Princípios do Movimento pela Polestar, entre tantas outras – David quis viajar o mundo para aprender de diferentes formas e culturas a aplicação do método, além de levar seu próprio conhecimento para os quatro cantos do mundo.

“Essa foi a razão da minha viagem, aprender com cada lugar, cada escola, cada instrutor. Cada um tem sua própria visão e nenhuma é melhor que a outra. Simplesmente estão em diferentes momento de crescimento e evolução, de acordo com a situação de cada país e sua sociedade, como eles entendem a saúde e os cuidados pessoais”, explica.

Nessas suas andanças, Ortega avaliou o momento do Pilates em diversos países. “Tenho que destacar o Brasil, que está em nível muito alto e contribui muito para o método Pilates. É um povo apaixonado e comprometido, que aprende rápido e está disposto a entregar conhecimento. Chile e Argentina, em pouco tempo, está fortalecendo o método e elevando-o a uma prática individual, personalizada e de qualidade junto ao treinamento funcional. Mas a Austrália, sem dúvidas, lidera a pesquisa e avanços da biomecânica e da biotensegridade no Pilates”, diz.

Além das pessoas, David também acaba entrando em contato e utilizando os mais diversos equipamentos de Pilates disponíveis no mercado internacional. Isso deu embasamento para que ele pudesse analisar os produtos da Kauffer e buscar um diferencial em relação aos concorrentes de mercado.

A Kauffer conseguiu transferir sua qualidade humana para suas máquinas. Seus representantes cuidam de seus clientes, como a Kauffer cuida deles. As máquinas são bonitas e muito seguras, permitindo que você aproveite todas as aulas focando no cliente, sabendo que a máquina responderá de uma maneira confiável, eficiente e eficaz. Portanto, o diferencial é sem dúvida a confiança que esse material Kauffer nos fornece”, analisa.

Ao longo dessa turnê mundial, além de difundir o método e levar o nome da Kauffer para a comunidade do Pilates mundial, David também teve ganhos pessoais, mais importantes até do que qualquer ganho profissional. “É uma contribuição única em minha alma. Consegui apreciar mudanças emocionais em cada lugar, todas positivas, pela minha serenidade e equilíbrio pessoal, que transfiro para o trabalho e todos os aspectos da minha vida”, reflete.

“Deixei minha zona de conforto sem a certeza de que vou me encontrar em cada lugar. Senti que viajo sozinho e, de repente, pessoas bonitas estão esperando por mim. Pessoas que simplesmente tentam ser boas comigo, que me ajudam e me recebem. Essa viagem me ensinou que a inteligência é superestimada e a empatia é realmente importante”, completa David.

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.