público masculino

Se tem uma dona de studio de Pilates que tem certeza que a modalidade é adequada tanto para mulheres quanto para homens, essa pessoa é a Kika Duarte. Prestes a completar três anos com o Kika Duarte – Studio Pilates em Jaú (SP), a profissional de educação física tem um grande histórico atendendo o público masculino.

Kika afirma que o esse público sempre se sentiu à vontade com ela, o que acabou facilitando a formação de turmas exclusivamente de homens. “Em geral, o público sofreu alterações nesse ano, mas em 2018 metade dos alunos eram homens”, conta Kika.

Se por um lado ela afirma que nunca fez nenhum tipo de ação específica para atrair o público masculino, por outro aponta os principais erros de quem não consegue ter alunos homens. 

“O maior problema não é a aula, mas sim como a informação é passada”, afirma.

“Vejo que a maioria dos instrutores são mulheres e elas acabam vendendo como um produto feminino. O logo geralmente é uma silhueta feminina ao invés de uma andrógina. Fazem postagem direcionadas ao público feminino, usando o termo específico ‘alunas’. Às vezes tenho a impressão de que não há interesse em apresentar a modalidade como um método para todos.”

Comunicação para todos

 

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Quando o aluno é iniciante, mas topa um exercício mais desafiador. (Visão lado esquerdo e direito) Aluno: @raph_dantas Prof: @duartekika Aparelhos: @kaufferpilates . . . . . . #exerciciosavancados #pilatesavancado #pratiquepilates #studiopilates #kauffer #kikaduarte #pratiquesaude #pratiquefitness #edfisica #fisio #fitness #powerhouse #core

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Indo na contramão do que a maioria dos studios de Pilates fazem, Kika conseguiu conquistar o público masculino de forma orgânica, sem nenhum tipo de ação específica para alcançar o objetivo. O segredo é a forma de se comunicar.

“Falta material publicado, informações sobre benefícios à saúde do homem, o ganho de força e hipertrofia radial e longitudinal. Eu sempre trabalhei a minha publicidade sem focar em um gênero, divulgo imagens de alunos homens. Eles acabam elogiando minhas aulas para outras pessoas”, explica. O foco, então, é na forma de se comunicar, sem fazer fortes associações do método Pilates com a figuras exclusivamente femininas. 

Desconhecimento é maior barreira

Um dos maiores desafios para a aquisição de clientes do sexo masculino é o desconhecimento sobre a modalidade, que na verdade é uma ideia geral entre quem não conhece o Pilates.

“As pessoas chegam pensando que é fácil e nem sempre associam a um método de condicionamento físico, acham que é só alongamento ou um tipo de RPG. Quando na prática percebem o nível de esforço e concentração exigidos nos exercícios, logo mudam de opinião”, comenta Kika.

A curiosidade, a queixa e o desafio

Entre inúmeros fatores para ir atrás do método Pilates, alguns homens acabam sendo influenciados por suas companheiras. “Já tive marido que veio acompanhar a esposa por curiosidade”, relembra Kika. No entanto, o motivo que mais leva os homens ao studio é outro. “A maioria reclama de dor por conta de postura no trabalho.”

Vencida a barreira para que os homens passem a praticar o Pilates, Kika dá uma importante dica sobre como conduzir as aulas: “Homens, em geral, gostam de um desafio, e o Pilates entrega isso. Desafio não é só exercício acrobático ou de extrema flexibilidade, muitas vezes associados ao público feminino. Embora tudo deva ser abordado em aula, são didáticas diferentes. Sempre indico dar uma aula bem técnica”, finaliza.

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