Ron Fletcher

Exatamente há 8 anos, em 6 de dezembro de 2011, Ron Fletcher nos deixou aos 90 anos, vítima de insuficiência cardíaca, na pequena cidade de Stonewall, Texas. Fletcher é um Elder, nome dado aos discípulos diretos de Joseph Pilates no método. E mais do que replicar as técnicas que aprendeu, Ron foi responsável por diversas adaptações, no que ficou conhecido como Fletcher Pilates.

Sua reputação é tamanha que em junho de 2008, em matéria publicada no jornal britânico The Guardian, a repórter Alice Wignal afirmou que “se Fletcher não tivesse inventado um jeito das pessoas praticarem o método sem a necessidade de equipamento, você provavelmente nunca teria ouvido falar de Pilates.”

Primeiros passos

Nascido em 29 de maio de 1921, Ron Fletcher deixou sua cidade-natal Dogtown, no Missouri, para alçar vôos mais altos em Nova York no ano de 1944. Lá, se encantou após ver uma apresentação da companhia de balé de Martha Graham. Ignorando protocolos, ele a abordou e, após muita insistência, foi aceito para estudar dança com ela.

Como iniciou tardiamente na dança e o método de Martha Graham era extremamente exigente, o corpo de Ron logo começou a acusar problemas e ele desenvolveu uma lesão no joelho. Apesar da recomendação de intervenção cirúrgica, ele insistiu em não se submeter à operação pelo risco de encerrar a carreira e dançou. Foi então que um amigo recomendou que ele conhecesse um tal de Joe Pilates…

Fletcher Pilates

Fletcher aprendeu os princípios da Contrologia diretamente de Clara e Joe Pilates entre 1948 e 1968. Só após a morte do seu mestre e com a bênção de Clara para criar e desenvolver o método, Ron abriu o em Los Angeles o The Ron Fletcher Studio for Body Contrology em 17 de março de 1971.

Unindo conceitos aprendidos não só com Clara e Joe, mas também com sua larga experiência no mundo da dança e os aprendizados com Martha Graham, Ron Fletcher foi responsável por difundir amplamente o Pilates ao torná-lo vertical, adaptando os exercícios antes realizados no reformer para serem feitos em pé ou no chão. Com isso, o Pilates podia ser praticado nos estúdios de dança, academias e até em casa.

Ron foi responsável por diversas novidades no Pilates. Foi ele quem primeiro ritmou a respiração com a execução dos exercícios, no que ele chamava de respiração percursiva. Também fez adaptações em projetos de equipamentos, como ao fixar o Pedi Pole na parede para ampliar a gama de exercícios possíveis.

Suas contribuições para o método foram tão significativas que acabaram por criar uma vertente própria, conhecida como Fletcher Pilates. Foi somente em 2006 que Ron criou a Fletcher Pilates Internacional, instituição responsável pela formação de novos professores ao redor do mundo para propagarem seus conhecimentos e manter o nome de Ron Fletcher sempre vivo na comunidade do Pilates.

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.