pilates e saúde mental

Não é segredo para ninguém que pratica o Pilates que o método tem um impressionante efeito positivo sobre o corpo. No entanto, poucos abordam os benefícios que a prática tem também sobre a saúde mental.

De acordo com Joseph Pilates, criador da Contrologia (que mais tarde foi rebatizada e passou a ser conhecida pelo sobrenome do seu inventor):

A aptidão física é o primeiro requisito para a felicidade. Nossa interpretação de aptidão física é a obtenção e manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido e uma mente sã

Não apenas você sai de cada aula de Pilates sentindo que exercitou o corpo por completo, mas também sentindo-se mais feliz e com a mentalidade mais saudável.

Estudos recentes corroboram com a visão de Pilates de que o método que ele criou teria impacto positivo também sobre a saúde mental. Uma metanálise publicada no periódico científico Complementary Therapies In Medicine (Terapias Complementares na Medicina) mostrou que a prática do Pilates teve resultados estatísticos animadores sobre os benefícios à saúde mental dos participantes.

Os autores da análise revisaram oito estudos clínicos realizados com grupos que praticavam Pilates em comparação com grupos de controle que praticavam outras modalidades ou eram sedentárias, e os resultados foram muito animadores nos mais diversos públicos, como jovens e idosos:

  • Redução de até 81% dos sintomas da depressão
  • Redução de até 46% dos sintomas de ansiedade
  • Sensação de redução da fadiga e aumento de energia

As explicações sobre esses benefícios podem ser muitas: para as pessoas que sofrem de depressão, a interação social proporcionada pela prática pode ser um dos principais motivos de melhora da saúde mental, pois quebra o isolamento social que muitas pessoas com depressão se submetem.

Níveis de ansiedade e estresse podem ser impactados pela respiração profunda, que proporciona um nível de relaxamento que dificilmente encontramos na correria do dia a dia ou na prática de outras atividades físicas de maior intensidade.

Como o método Pilates preza por uma integração entre corpo e mente, todos estes benefícios para a saúde mental ainda são acompanhados de um ganho na consciência corporal, fortalecimento e tonificação muscular, entre outros benefícios para o corpo, tornando o Pilates uma atividade física recomendada para todos os públicos que buscam melhor qualidade de vida.

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.