home office

O período de isolamento para tentar conter a pandemia do novo coronavírus alterou drasticamente a rotina de muita gente no mundo todo. Pessoas que antes se deslocavam para o local de trabalho agora desempenham, quando possível, sua função em home office para que o país não pare por completo.

Se por um lado trabalhar de casa traz uma série de vantagens para o bem estar do funcionário, como evitar o tempo que se perde no deslocamento e a possibilidade de almoçar em casa com a família, por outro liga um alerta para alguns cuidados de saúde que muitas vezes passam despercebidos, em especial os cuidados com a ergonomia.

Saúde no home office

Uma grande parcela das pessoas que passaram a trabalhar em home office por conta do período de quarentena causado pela pandemia da covid-19 não dispõe de um espaço totalmente adequado ao trabalho. Seja por não ter uma cadeira ideal, uma mesa da altura correta ou um computador na posição correta.

Por isso, os cuidados com a saúde nesse período devem ser redobrados, para que além de todo inconveniente causado por essa mudança abrupta de rotina você não fique com dores na cervical, lombar, ombros, pulsos e outras partes do corpo. Então fizemos uma listinha de algumas dicas para te ajudar:

Ergonomia e outras dicas de saúde

Escolha um local adequado para trabalhar

Não é porque você está trabalhando em casa que pode trabalhar de qualquer jeito. O maior erro de quem trabalha em home office é achar que pode trabalhar na cama ou no sofá de casa. Essa é uma grande armadilha para o seu rendimento e também pode trazer consequências negativas para a sua saúde.

Opte por um local mais tranquilo, onde disponha de uma cadeira com encosto que acomode bem as costas, apoio para os braços e uma mesa com altura compatível. Evite estar em cômodos com muito barulho ou movimentação para não ser interrompido durante sua rotina.

Também é importante observar a iluminação. Busque um local com iluminação natural, porém, evite ficar com a tela do computador em uma posição que reflita a luz externa, o que pode ser prejudicial para a vista. Também é interessante ter uma luminária ou alguma luz auxiliar mais próxima da mesa para quando estiver mais escuro.

Organize e adeque a estação de trabalho

Se você trabalha com computador, o principal ponto a ser observado é a disposição dos componentes para a melhor ergonomia no home office. Eleve o monitor a uma altura em que ele fique no seu horizonte de visão, sem precisar curvar o pescoço para baixo. Se o seu monitor não tem ajuste de altura, utilize um livro ou uma caixa abaixo do mesmo para deixá-lo mais alto.

Observe a posição dos periféricos como mouse e teclado para que os braços fiquem em posição confortável. Se você tiver um apoiador de silicone no mousepad e para o teclado, esse é o momento de utilizá-lo e evitar uma lesão nos pulsos e mãos.

Caso utilize um notebook, nunca utilize-o diretamente sobre o colo. Além da posição ser ruim para se observar a tela, a dispersão de calor da máquina fica prejudicado e pode causar danos à sua saúde. Se não tiver um monitor, mouse e teclado USB ou sem fio para utilizar, utilize um suporte para notebook que deixará a tela mais elevada, diminuindo a carga sobre a cervical ao utilizá-lo.

Se a altura da sua cadeira não é a adequada em relação à mesa ou não é ajustável, utilize uma almofada ou travesseiro fino para dar o apoio correto. Se o seu pé não fica bem apoiado no chão, utilize uma base como uma caixa mais baixa para apoiá-los corretamente.

Atenção para a postura

O principal vilão de quem trabalha muito tempo sentado, principalmente utilizando computador, é a postura. Evite se manter muito relaxado para não ficar curvado. Quatro pontos são primordiais para que a postura esteja sempre ereta:

  1. Coluna reta e apoiada
  2. Pescoço alinhado com a coluna
  3. Braços sempre apoiados e com os cotovelos próximos ao tronco, formando um ângulo de aproximadamente 90º
  4. Pés também apoiados

Alongamento

Alongue-se antes e durante o trabalho para evitar que algumas partes do corpo se cansem e sofram com lesões por esforço repetitivo. Cervical, braços, ombros, pulsos e mãos são os principais alvos dessas dores que inevitavelmente acometem quem passa muitas horas na frente do computador

Faça pausas

Durante o trabalho, faça alguns momentos de pausa de 5 a 15 minutos para levantar-se. Vá ao banheiro, beba uma água, se estique um pouco. Assim você evita uma carga prolongada sobre a lombar por ficar sentado por horas a fio.

Tente manter uma rotina de exercícios

Com o isolamento, muitas pessoas redescobriram que dá para fazer exercícios em casa mesmo sem ter todos os equipamentos e acessórios de uma academia de musculação ou um Studio de Pilates.

Diversos especialistas das mais diversas modalidades aproveitaram o momento para passar dicas de exercícios que podem ser feitos com poucas ou nenhuma adaptação dentro de casa. Aproveite para descobrir um novo tipo de exercício que te agrada e se mantenha sempre ativo. Além de fazer bem para o corpo, te ajudará também no aspecto mental.

Saúde em primeiro lugar

Lembre-se que estamos passando por um momento atípico na nossa história recente por conta da pandemia do coronavírus. Por isso, mesmo que seja difícil, siga todas as recomendações das autoridades médicas para evitar que a covid-19 continue se alastrando.

Tenha cuidado especial com a higiene, lavando as mãos com água e sabão com frequência, higienizando todos os objetos que traz da rua para casa, além de limpar superfícies onde o vírus pode sobreviver por dias (há dados que mostram que ele pode sobreviver por dias fora do corpo).

Respeite as regras de isolamento pessoal mesmo quando o governo da sua região não decretou nenhuma medida sobre isso. Saia de casa apenas quando for extremamente necessário, evite aglomerações de pessoas e não toque ao cumprimentar.

Só com essas e outras medidas poderemos frear o avanço da doença para que a nossa vida volte o mais rápido possível a ser como era antes.

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.