empreendedorismo feminino

Nesse domingo, dia 8 de março, se comemora o Dia Internacional da Mulher, data especial para comemorar as lutas e conquistas de direitos de mulheres ao redor do mundo. Atualmente, um dos principais caminhos de libertação e independência para as mulheres é através do empreendedorismo feminino. No mercado do Pilates, por exemplo, elas são absoluta maioria.

Pode parecer impensável em pleno 2020, mas há menos de um século as mulheres não tinham direito nem ao voto em boa parte das nações do mundo. Apesar disso, ainda há muito o que avançar. Aqui no Brasil, por exemplo, as mulheres correspondem a 51% da população, mas são ocupam apenas 15% das cadeiras nas casas legislativas nacionais, para ficar apenas em um exemplo.

Empreendedorismo feminino no Brasil

Segundo um relatório especial divulgado pelo Sebrae em 2019, o Brasil tem a 7ª maior proporção de mulheres entre empreendedores iniciais do mundo (0,9 – para cada 10 homens empreendedo, há 9 mulheres liderando negócios iniciais). No entanto, esse número cai drasticamente na passagem de empreendedor para dono de negócio (caracterizado como quem está à frente do negócio por conta própria ou como empregador), com uma diminuição de 40% nessa proporção. Para cada 10 mulheres que empreendem, apenas 3,9 viram donas de negócio, contra 6,5 homens.

Muitas dessas mulheres acabam optando por empreender por necessidade, geralmente por não encontrarem um emprego ou em busca de uma renda extra e independência financeira. 44% da força do empreendedorismo feminino é originada por necessidade, contra 32% dos homens.

Apesar de ainda baterem os homens nesse quesito, apenas 30% das mulheres que estão à frente do empreendedorismo feminino têm CNPJ (contra 28% dos homens), revelando alto grau de informalidade.

Entre os donos de negócios, elas têm 16% mais escolaridade do que os pares masculinos. Elas, no entanto, ganham em média 22% menos do que os homens (renda média de R$ 1.831 delas contra R$ 2.344). Outra discrepância é que, apesar de terem uma taxa de inadimplência menor do que entre os homens (3,7% contra 4,2%), as mulheres acabam pagando juros mais altos em empréstimos (34,6% a.a. contra 31,1%).

Pilates e o sonho do negócio próprio

Segundo dados de pesquisa interna realizada com clientes da Kauffer, 76,7% dos profissionais de Pilates são mulheres. Dentre elas, 62% são proprietárias do próprio studio, demonstrativo claro da predominância do empreendedorismo feminino no setor. Elas também são maioria entre os empreendedores dos setores de moda, beleza e alimentação, segundo a pesquisa do Sebrae.

Mesmo que o método Pilates seja igualmente benéfico e recomendado para homens e mulheres, o público feminino também é maioria. E não é raro ouvir de mulheres que preferem fazer a prática apenas com outras mulheres, por se sentir mais à vontade.

E neste cenário é ainda mais importante incentivar o empreendedorismo feminino. Um studio de Pilates em que as mulheres se sintam à vontade não só para a prática, mas também para trocar experiências pode renovar energias e ajudar no seu empoderamento.

Quando uma mulher empreende, ela é dona do seu próprio sustento e passa a ser protagonista da sua própria história, ajudando a quebrar com possíveis ciclos de relacionamentos abusivos ou violência doméstica. Além disso, ao ter renda própria, essa mulher reinveste em sua família, fazendo avançar toda a sociedade.

Aqui na Kauffer incentivamos e apoiamos o empreendedorismo feminino não só fornecendo os melhores equipamentos de Pilates do mercado, mas também auxiliando com dicas de gestão, criação da identidade visual e planejamento do layout do studio de Pilates.

Sem essas preocupações, nossas clientes têm mais tempo para a família e para o que elas mais gostam! Feliz Dia Internacional da Mulher!

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