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        26 de agosto de 2015

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        Como fazer uma gestão eficiente do estúdio de pilates

        Não é novidade que as pessoas estão cada vez mais adeptas às práticas saudáveis, seja por motivos de saúde ou até mesmo pela preocupação com a estética. Dentro deste mercado encontra-se diversas modalidades, sendo o Pilates uma das práticas que mais cresce no país.

        Mas, além da crescente demanda de público para a prática desta atividade, os empresários que atuam na área de Pilates devem saber administrar seus estúdios, a fim de aproveitarem a demanda e potencializar seus negócios. Veja a seguir algumas dicas para uma gestão eficiente:

        Mercado de pilates

        Conhecer a fundo o mercado em que se atua é o primeiro passo para uma efetiva gestão no estúdio de Pilates. Para esta etapa é fundamental praticar as seguintes ações:

        Conheça o público-alvo: Avaliar as necessidades, dificuldades e o perfil do público que o estúdio irá atender, é essencial para focar nas estratégias corretas, segmentando os esforços para conquistar a satisfação dos clientes.

        Estude o mercado: Estar atendo às tendências do mercado também é um fator muito importante para saber quais são as práticas de Pilates mais requisitadas, quais são os equipamentos essenciais para seu estúdio e qual o perfil do profissional a ser contratado. Portanto, vale a pena acompanhar também esta área.

        Finanças

        Acompanhar a situação financeira de um estúdio de Pilates é fundamental para saber se este está gerando lucros ou se são necessários ajustes para a evolução da empresa. Sendo assim, para garantir a boa saúde financeira do estúdio, é importe que o empresário esteja atento aos seguintes pontos:

        Controle da movimentação financeira: A utilização de um fluxo de caixa detalhado garante o maior controle das movimentações financeiras. Se possível, opte por softwares adequados para que os dados de entradas e saídas possam ser acompanhados com precisão.

        Planejamento de orçamento: Saiba qual a previsão de receita e despesas em cada mês, a fim de planejar e estar sempre preparado para não terminar o mês no vermelho e obter uma lucratividade adequada para a evolução do estúdio.

        Marketing

        Outro recurso que faz parte de uma efetiva gestão do estúdio, é o marketing, sendo este essencial para que o público-alvo conheça a empresa. Deste modo, recomenda-se que o empresário busque recursos atrativos e seguros para expansão do negócio. Além do marketing convencional é possível utilizar os seguintes recursos:

        Marketing digital: Utilizado para atrair o público na internet, este modelo pode ser implementado por meio de site, blog, e-mail marketing, mídias sociais, entre outros. A grande vantagem deste modelo de marketing é a facilidade de expandir a marca da empresa para um maior público, além do investimento de baixo custo.

        Parcerias: Criar parcerias também pode representar uma ótima fonte de novos clientes para o estúdio. Deste modo, recomenda-se a criação de parcerias com empresas e profissionais do ramo de saúde e bem-estar como, por exemplo: médicos ortopedistas, fisioterapeutas, clínicas de estética, academias, entre outros.

        Outras dicas

        Além dos fatores citados anteriormente, uma gestão eficiente do estúdio de pilates deve contar com as seguintes dicas:

        Peça feedbacks aos seus clientes: Acompanhe a evolução do seu negócio coletando a opinião dos atuais clientes. Com isso, é possível centralizar os esforços na qualidade do serviço prestado, baseando-se na satisfação do seu público.

        Tenha equipamentos de qualidade: Como a área de Pilates envolve o setor de saúde e bem-estar, é essencial que os equipamentos do estúdio sejam de alta qualidade e bem conservados.

        Inove: Inovar também faz parte de uma boa gestão. Desta forma, vale a pena estar atento às tendências e até mesmo analisar a concorrência para inovar com diferenciais competitivos. Atendimento de qualidade, aulas ao ar livre e decoração do ambiente são somente alguns exemplos.

        Aproveitar a alta demanda da prática de Pilates é estar preparado para conquistar novos clientes em uma época onde os cuidados com a saúde têm se tornado cada vez mais frequentes.

        Além das dicas citadas, vale destacar que uma gestão eficiente do estúdio de Pilates se faz também com a busca por melhoria contínua, pois é alto o nível de exigência dos clientes que praticam esta atividade e desta forma, os detalhes na gestão também farão diferença na conquista e fidelização de clientes.

        Gostou da dica? E você como realiza a gestão do seu estúdio de Pilates? Compartilhe conosco!

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