Faça um orçamento

    Eu concordo que ao fornecer nome, e-mail e telefone, eles poderão ser utilizados internamente para fins promocionais e de relacionamento com a kauffer Pilates.

      Request the prices

      I agree that when providing name, e-mail and phone, they can be used internally for promotional and relationship purposes with kauffer Pilates.

        Hacer un presupuesto

        Acepto que al proporcionar nombre, correo electrónico y número de teléfono, se pueden utilizar internamente con fines promocionales y de relación con kauffer Pilates.

        26 de abril de 2016

        contrato de locação para seu estúdio

        Saiba os cuidados na hora de fechar um contrato de locação para seu estúdio

        O projeto da abertura do seu estúdio de Pilates está quase pronto e só falta você conseguir um imóvel ideal para se instalar.

        No geral, a compra de um imóvel nem sempre está ao alcance da maioria dos empresários e desta forma, o mais recomendado geralmente é alugar um ponto comercial, até mesmo porque a economia pode ampliar o capital de giro do negócio. Mas afinal, quais cuidados é preciso tomar no momento de alugar um imóvel para o meu estúdio? Confira a seguir algumas dicas que o ajudará nesta tarefa.

        Contrato de locação de sala comercial: Quais pontos devo me atentar?

        Tempo de contrato

        O tempo médio de contrato dura cerca de três anos, com direto à renovação. No entanto, existe também a possibilidade de negociar períodos mais curtos com a imobiliária ou diretamente com o proprietário do imóvel.

        Para quem pretende testar o negócio e a localização onde irá se instalar, recomenda-se evitar contratos muito longos, mas quem já está seguro com o ponto comercial escolhido, pode ser interessante assinar um contrato de pelo menos cinco anos com a possibilidade de renovação.

        Assinando um contrato de cinco anos, o empresário passa a ter proteção em relação ao fundo de comércio. Isto significa que se o proprietário vender o imóvel, ele não poderá rescindir o contrato. Mas vale lembrar que é importante que o locatário assine o contrato com cláusula de vigência em um cartório de registro de imóveis caso opte por esta opção na locação.

        Preços e reajustes

        Depois de encontrar um imóvel e verificar que o valor do aluguel é compatível com o valor cobrado e com a sua capacidade de pagamento, vale ficar também atento às questões de reajustes contratuais.

        Neste caso, o reajuste só pode ser feito baseado no índice de inflação citado no contrato. No geral, o aluguel é reajustado anualmente conforme a variação do IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercado).

        Além disso, poderá haver a revisão do aluguel com o objetivo de atualizar o valor conforme o mercado. No geral esta revisão é solicitada pelo proprietário do imóvel quando o valor está abaixo dos imóveis de mesmo padrão. Mas vale lembrar que este reajuste só pode ser realizado após três meses de vigência do contrato.

        Atrasos no pagamento

        Conforme a lei que rege os direitos e deveres do locador e do locatário (Lei 8.245/91 ou Lei do Inquilinato), a falta de pagamento do aluguel pode implicar em ordem de despejo. No geral os atrasos podem ser negociados e caso o inquilino atrase o aluguel em alguns dias, ele deverá pagá-lo com multa conforme estipulado no contrato.

        Saídas do imóvel

        Caso o inquilino decida sair do imóvel, ele deverá avisar o proprietário com 30 dias de antecedência, sendo necessário um termo por escrito e protocolado com o proprietário do imóvel ou com a imobiliária.

        Cabe ao inquilino também pagar a multa de rescisão contratual caso o prazo de contrato ainda esteja em vigência.

        Dica extra: Informações importantes do contrato de locação do seu estúdio

        Caso você não esteja familiarizado com o conteúdo de um contrato de locação, vale a pena conhecer as principais informações que devem obrigatoriamente conter neste documento. São elas:

        • Nome, endereço e qualificação tanto do proprietário quando do locatário;
        • Na existência de fiador, deve constar também os seus dados;
        • Endereço e descrição do imóvel a ser alugado;
        • Valor do aluguel e a taxa de reajuste;
        • Local e forma de pagamento do aluguel;
        • Garantias da locação que poderá ser na forma de fiança, caução ou seguro fiança;
        • Identificação das despesas que serão de responsabilidade do locatário, como IPTU, por exemplo;
        • Especificação da destinação do imóvel (Exemplo: casa, apartamento, sala comercial);
        • Período de vigência do contrato;
        • Termo de vistoria informando as condições do imóvel antes da entrada no imóvel;

        Alugar um imóvel comercial pode ser um tarefa simples, no entanto, é preciso ter em mente que o sucesso do seu estúdio dependerá de cada pequena decisão que você tomar. Portanto, com as dicas aqui citadas, agora você saberá em quais pontos deverá estar mais atento na hora assinar um contrato de locação de imóvel para o seu estúdio.

        Gostou das dicas? Confira mais dicas sobre a abertura e instalação do seu estúdio de Pilates em nosso site.

        Deixe um comentário: