Faça um orçamento

    Eu concordo que ao fornecer nome, e-mail e telefone, eles poderão ser utilizados internamente para fins promocionais e de relacionamento com a kauffer Pilates.

      Request the prices

      I agree that when providing name, e-mail and phone, they can be used internally for promotional and relationship purposes with kauffer Pilates.

        Hacer un presupuesto

        Acepto que al proporcionar nombre, correo electrónico y número de teléfono, se pueden utilizar internamente con fines promocionales y de relación con kauffer Pilates.

        18 de março de 2015

        Estratégias para que um estúdio de pilates dê lucro

        Estratégias para que um estúdio de pilates dê lucro

        Se o seu estúdio de pilates não anda dando lucro, talvez você precise repensar alguns conceitos, verificar os pontos fortes e fracos e retomar sua caminhada rumo ao sucesso, com mais conhecimento interdisciplinar. Entrar na área do empreendedorismo vai além de conhecimentos técnicos específicos de sua área, é preciso ampliar a sua visão para que saiba aonde quer chegar. Para que um estúdio de pilates dê lucro, é preciso muito mais do que paixão pelo que se faz, é necessário ter foco em objetivos e estratégias de negócios de curto, médio e longo prazo.

        Comece seu planejamento

        Fazer uma empresa dar certo é tarefa difícil e necessita de conhecimento e planejamento. Normalmente o estúdio de pilates está nas mãos de um fisioterapeuta ou educador físico, que podem ser profissionais tecnicamente competentes em sua área de atuação, mas às vezes precisam se preparar também para atuar como empreendedores.

        Ao se tornar dono de um estúdio de pilates, esses profissionais precisam passar a conhecer uma nova área de atuação, a administrativa, e conviver com outras terminologias como business plan, taxa de retorno, taxa de desconto, margem de lucro, capital de giro, dentre outras. Aspectos ligados à administração serão tão importantes para o sucesso do empreendimento quanto aqueles aprendidos nos anos de estudo na faculdade e nas especializações.

        Faça um plano de negócios

        Pensamento estratégico é fundamental e vai além do aspecto administrativo, sendo uma maneira de conquistar diferencial no mercado. É agir no presente com foco no futuro, e nesse caso é necessário agregar o conhecimento de marketing para obter um bom resultado.

        A gestão de negócio se faz necessária mesmo antes de abrir as portas, pois um estúdio de pilates deve ser visto como uma empresa, desde o início, negociando contrato de locação, buscando financiamento adequado e prevendo capital de giro necessário.

        Com um plano de negócios, é possível mapear oportunidades e entender o mercado. Buscar ajuda no Sebrae e no Conselho Regional Profissional pode ser uma grande ideia, principalmente agora que estúdios de pilates podem se enquadrar no simples nacional ou mesmo como microempresa individual, o que reduz muito a carga tributária.

        Tenha uma reserva financeira

        Capital de giro não pode faltar, pois o estúdio terá que arcar com seus compromissos financeiros e não deverá entrar no vermelho. Uma reserva financeira servirá para cobrir seus custos enquanto não entra dinheiro em caixa. Nunca retire dinheiro para gastos próprios, esse dinheiro é sagrado e só pode ser usado em benefício do estúdio.

        Observe se obteve o retorno desejado com a venda de seus serviços, veja se não é a hora de negociar seu contrato com os clientes, cobrar um pouco mais pelos seus serviços ou tentar alguma novidade que possa atrair mais gente para seu estúdio, sabendo que deve focar na realidade do mercado. Análise é a alma do negócio.

        Controle de caixa em estúdios de pilates

        Um aspecto que deve ser visto na gestão financeira de seu estúdio de pilates é o controle de caixa. Ter um fluxo positivo garante liquidez quanto tiver uma emergência ou quando precisar investir na sua empresa com segurança.

        O fluxo de caixa se refere ao movimento de entrada e saída de dinheiro de seu estúdio. O objetivo é controlar gastos e melhorar a entrada de recursos financeiros.

        Para que ele funcione, é necessário registrar toda e qualquer movimentação financeira, tanto de entrada como saída. Assim saberá onde estão os gastos, evitando desperdícios.

        Separe tudo em categorias, o importante é a visualização do tipo de gasto e a renda, saber de onde vem e para onde vai. Portanto não vale só registrar a entrada e a saída, é importante ter esses dados especificados claramente.

        Planeje a longo e a curto prazo

        Faça um planejamento do fluxo de caixa para o ano todo, com a finalidade de se preparar para meses mais pesados financeiramente. Coloque gastos e ganhos em seu plano mensal e no final do mês compare se o que planejou bate com a realidade encontrada.

        Ter um acompanhamento diário da movimentação ajuda a prever qualquer surpresa antes que seja tarde demais, afinal, o fluxo garante que você possa se planejar. É muito comum fazer uma venda e registrá-la no fluxo. Mas fique atento, pois só é movimentação financeira quando é um valor já recebido. Portanto, vendas a prazo não têm lugar no fluxo.

        Software de gerenciamento

        Pode-se fazer esse gerenciamento em uma planilha, mas ela será muito mais trabalhosa, ocupando seu tempo. E como tempo é dinheiro, é melhor investir em tecnologia para facilitar sua vida. O uso de um software de gerenciamento facilita a análise e o planejamento, bem como permite maior controle sobre as movimentações financeiras, fazendo com que fique longe de prejuízos com mais segurança.

        Procure um software que seja fácil de usar, com as informações importantes para seu negócio e que gere relatórios financeiros. Sistemas de gerenciamento de pequenos negócios existem no mercado para auxiliar o empreendedor com cadastro, ficha clínica, histórico do cliente, agenda de compromissos, contas a pagar, fluxo de caixa, entre outras funcionalidades.

        Portanto, mãos à obra! Não tenha receio de investir em sua profissão e no seu estúdio. Um futuro cheio de oportunidades lhe espera, desde que você corra atrás de conhecimentos técnico-administrativos e de marketing. Buscar ajuda de profissionais da área pode ser uma boa opção.

        Deixe um comentário: